TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gisnática Laboral

Pesquisas Acadêmicas: Gisnática Laboral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.734 Palavras (11 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 11

Em 1970, a Federação Internacional de Ginástica publica o código de pontuação (conjunto de normas que regem uma competição ).

Em 1972 a Federação internacional de Ginástica passa a denomina o Esporte de Ginástica Rítmica Moderna.

Em 1975 discute-se novamente a possibilidade de mudança do nome para Ginástica Rítmica Desportiva, com a justificativa de que ela deveria ser encarada como uma modalidade esportiva

competição É esta a identificação que se mantém até os dias

e com a oficialização de regras internacionais para atuais.

Para Érica Saur ( 1973 ) enumerar as formas básicas de movimento ( molejar, impulsionar, andar, correr, saltar, saltitar ), constitui uma interpretação pessoal das escolas alemães de ginástica; porém diversos autores nos levaram a conclusão de que as formas básicas de movimento são todos os

bater, andar, balançar, rolar, correr, etc O impulsionar e

movimentos naturais da vida: lançar, aparar, quicar, saltitar, molejar como são considerados forças geradoras de movimento são citados em todos os autores.

g CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS No trabalho prático, o movimento é o meio que o professor utiliza para alcançar, entre outros, os objetivos de educar e formar o indivíduo em sua totalidade.

Particularmente na Ginástica Rítmica os movimentos são distribuídos em dois grandes grupos: MOVIMENTOS COM DESLOCAMENTOS E MOVIMENTOS SEM DESLOCAMENTOS.

- MOVIMENTOS COM DESLOCAMENTOS – ou EXERCÍCIOS DE LOCOMOÇÃO são exercícios que visam educar o movimento através do domínio do corpo no espaço do ritmo e da execução. A executante move-se de um lugar para outro andando, correndo saltando, etc.

Compreendem: g Andar – é a execução de um movimento com transferência do peso do corpo de um pé para o outro sem perda de contato com o solo.

g Correr – é a execução de um movimento anterior com perda momentânea do contato dos pés com o chão.

g Saltar – é um movimento em que a perda de contato com o solo é total, havendo pois uma permanência acentuada do corpo no espaço.

g Saltitar – é a execução do movimento anteriormente descrito, com ligeira perda de contato com o solo e uma curta permanência do corpo no espaço.

horizontal ou longitudinal Pode ser executado no

g Girar – é um movimento de rotação em todo eixo lugar ou com deslocamento.

torno dos eixos do corpo São também denominados de Educação

fortalecer o corpo, tornando-o mais flexível e elástico

- MOVIMENTO SEM DESLOCAMENTO – os movimentos são executados no mesmo lugar movimentando os membros e tronco em do corpo, representados por exercícios de abaixar, levantar, elevar, torcer, estender, flexionar, circundar, equilibrar e ( Ilona Peuker 1973 ).

g Flexionar – os flexionamentos têm como finalidade dar ao corpo maior flexibilidade e agilidade possibilitando harmonia e graça aos movimentos.

g Estender – os movimentos de extensão visam estabelecer, recondicionar, fortificar e tornar o corpo mais elástico e hábil educando e melhorando a postura durante o movimento e em posição estática.

g Circundar – os movimentos de circundução visam fortificar e dar maior mobilidade às articulações, a fim de que seja alcançada uma confirmação fluente entre os movimentos de flexão e extensão.

g Equilibrar – É um estado estático do corpo entre dois movimentos equilíbrio estático, ou a transferência.

Para Lucy Godoy ( 1985 ), o trabalho específico da

Ginástica Rítmica Desportiva é iniciado com a aprendizagem das técnicas básicas do movimento executado a Mãos Livres.

Essas técnicas compreendem várias formas de: 1 – Andar 2 – Correr 3 – Saltar 4 – Saltitar

5 – Girar 6 – Equilibrar 7 – Balancear e circunduzir 8 – Ondular e flexionar

1 – Formas de andar:

g Andar natural g Andar molejado g Andar ponteado g Andar balanceado g Andar deslizado g Andar esticado

1.1 – Passos: g Passo de valsa g Passo cruzado g Passo trocado g Passo mazurca

2 – Formas de correr: g Corrida natural g Corrida molejada g Corrida com perna felxionada g Corrida alongada

3 – Formas de saltitar: g Saltito unido g Saltito com afastamento das pernas g Primeiro Saltito g Segundo Saltito ou Galope g Terceiro Saltito ou polca: lateral ou frontal g Saltito básico

4 – Formas de saltar: 1 - Impulsão com um pé e queda no mesmo pé

2 - Impulsão com um pé queda, no pé contrário 3 - Impulsão com dois pés e queda em um pé 4 - Impulsão com dois pés e queda nos dois pés

Tipos de Saltos 1 - Salto tesoura 2 - Salto grupado 3 - Salto carpado 4 - Salto em arco 5 - Salto aberto 6 - Salto spacat 7 - Salto chutado 8 - Salto cadete 9 - Salto com reversão 10 - Salto batido 1 - Salto “gretch”

5 – Formas de Girar:

Os giros poderão ser executados: g Em apoio sobre um pé, também conhecido como “pivo” g Em apoio sobre dois pés g Com apoio de partes do corpo no solo g Com o corpo no ar ( no salto cadete, no salto com reversão )

Poderão ser executados nas posições: g de pé, estando as pernas entendidas ou flexionadas g de cócoras g ajoelhada g sentada

Poderão iniciar com: g um passo g uma semi flexão das pernas g um passo que termine na ponta do pé

Poderão ser executados os seguintes tipos de giros: g meio giro, igual a 180º g giro completo igual a 360º g giro e meio igual a 540º g giro duplo igual a 720º 6 – Formas de equilibrar:

Existem três tipos de equilíbrio: g Equilíbrio dinâmico g Equilíbrio estático g Equilíbrio recuperado

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com