TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização E Estado Nação

Pesquisas Acadêmicas: Globalização E Estado Nação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

Globalização e Estado Nação

O Estado-nação acontece quando a sociedade acumula força suficiente para controlar um território.

No fim do século XIX, a competição econômica começa a predominar.

Desde o início, as nações implicam um acordo nacional que inclui trabalhadores e as classes médias.

A Globalização é um fenômeno histórico amplo, e como todo processo histórico, ela é conflitante em muitos níveis. O capitalismo é uma economia de mercado, um sistema econômico em que os mercados desempenham um papel fundamental.

A democracia nasceu do próprio desenvolvimento capitalista e foi se tornando autônoma.

• Capitalismo Global

É o sistema econômico no qual todos os mercados nacionais se tornam abertos e todos os Estados – Nação, ricos ou pobres, centrais ou dependentes passam a se basear economicamente por uma mesma lógica que é a da competição capitalista.

Os analistas identificam a globalização com um aumento das trocas entre indústrias no âmbito internacional e a crescente integração da atividade econômica sob as empresas multinacionais, mas essa integração tem sido exagerada.

Nota-se que a globalização traz consigo uma mudança de grande destaque no conceito de capital. Este, durante a revolução industrial e a teoria clássica, onde o adiantamento de salários antes da venda do que havia sido produzido.

Com o crescimento da indústria capitalista, a partir da segunda metade do século XIX, o capital é considerado como capital físico, tendo como parâmetro o patrimônio líquido contábil de cada empresa.

As mudanças decorrentes no próprio conceito de capital relacionam-se com as grandes mudanças que a globalização tem provocado no sistema econômico mundial onde ocorre redistribuição de renda em prol dos países de renda média que otimizam sua disponibilidade de mão de obra mais barata.

Tem - se afirmado que a Globalização tem provocado uma grande concentração de renda.

Os Estados - Nação são classificados em três tipos, em consequência da redistribuição geográfica da renda que a globalização tem causado sendo elas: os países asiáticos dinâmicos que crescem rapidamente, os países ricos que crescem em forma considerável, os países de renda média não dinâmicos e os países que em relação aos ricos crescem menos.

Observando a relação da distribuição de renda interpessoal na conjuntura de cada Estado – Nação, tem – se um processo inverso: A concentração de renda tanto nos países ricos quanto em desenvolvimento.

Dentre os países em desenvolvimento, onde é liberado pela China o processo de concentração de renda é também muito considerável em relação aos países ricos. Existem dois motivos que contribuem para o aumento da desigualdade, sendo elas, a globalização e a eficiência dos países asiáticos dinâmicos na competição internacional.

Em comparação com países como o Brasil, que sofrem o processo de desindustrialização por não saberem otimizar as vantagens comerciais da globalização, os países ricos continuam elevando-se com taxas satisfatórias aos salários, pois estão migrando a mão de obra para setores de maior valor adicionado per capita.

A concentração de renda em cada país não está ligada com o aumento da pobreza, mas pelo contrário, com uma condução significativa dela.

• Argumento Contra o Globalismo

Junto com a globalização surgem novas ideologias, são duas as ideologias que surgem para comprovar o capitalismo clássico, sendo o liberalismo e o nacionalismo; as ideologias da globalização são o neoliberalismo e o globalismo. O neoliberalismo tem seu surgimento no período de crise dos anos 70 para produzir baixa dos salários nos países ricos. O globalismo, ideologia parceira ao neoliberalismo, teve origem no mesmo período como o intuito de neutralizar o potencial competitivo dos países em desenvolvimento.

Dentro do globalismo, a globalização impacta com o surgimento de uma grande comunidade global, composta por empresas multinacionais e organizações internacionais que disseminam a modernizar a razão e a prosperidade.

Existe uma definição forte e uma fraca de globalização econômica, na fraca a globalização baseia-se na concorrência econômica a nível mundial entre empresas sustentadas pelos seus respectivos estados – nação e na definição forte e globalização caracteriza-se em um estágio de capitalismo que se torna generalizada e a nível mundial pela concorrência econômica entre os estados nacionais por maiores taxas de crescimento.

• Nacionalismo no Capitalismo Global

Na globalização existem vários modos de Estado – Nação, podendo ser classificados em países ricos, onde mão de obra é cara e em países em desenvolvimento são de renda média ou pobres. Os países em desenvolvimento dinâmicos são os que possuem um conceito claro de nação e definem estratégias nacionais de desenvolvimento. Os países em desenvolvimento não dinâmicos são países pobres, e países de renda média, como o Brasil, cederam à ortodoxia convencional.

Ser nacionalista, conservar e aprofundar o conceito de nação, é, portanto, uma condição de êxito no capitalismo e principalmente na sua fase global. É assim porque sem uma estratégia nacional de competição as possibilidades de real desenvolvimento econômico são pequenas ou nulas. As nações asiáticas dinâmicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com