TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração do Estado

Tese: Administração do Estado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Tese  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

1-Diante das definições e conceitos básicos de controladoria, você acha que na Administração Pública deve-se aplicar a Controladoria e por quê?

R: “A Controladoria é um segmento da Contabilidade ou da Administração, podendo ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissional ambas costumam ficar sob a égide de um único gestor, chamado de controller ou controlador. É uma área de staff, ou seja de assessoria e consultoria, normalmente fora da pirâmide hierárquica da organização” (texto “Introdução Auditoria e Controladoria”).

“Depois de detectar posturas negativas, o controle deve evitar as futuras ocorrências. Se, por acaso, detectar posturas positivas, ele deve estimular a disseminação para outras entidades ou outros órgãos da mesma entidade” (Livro didático).

No texto “Introdução Auditoria e Controladoria” do material obrigatório, percebi uma frase que me chamou atenção. Logo após uma breve definição dos primeiros passos da controladoria o autor cita: “De modo que não haja excesso, desperdício ou roubo”. Estes 3 itens, por si só, já justificariam a aplicação da Controladoria na Administração Pública. Mas o livro didático traz uma lista ainda mais completa de itens que “o controle objetiva identificar: fraudes, erros, falhas, vícios, irregularidades, virtudes, êxitos, boas maneiras e hábitos vencedores”. Portanto, sim, a Administração Pública deve sim aplicar a Controladoria para que todos estes pontos sejam intimamente analisados e que se faça assim uma Administração Pública de qualidade.

2-Relacione e defina quais os tipos de auditoria que podem ser aplicados.

R: Auditoria interna: o funcionário faz parte do quadro da empresa. O auditor interno testa a eficiência dos controles internos, preocupando-se com o desenvolvimento da empresa.

Auditoria externa: é sem vínculo empregatício, apenas um prestador de serviços de forma independente, podendo também ser outsoursing, ou seja, mão-de-obra terceirizada. O auditor externo verifica todos os registros contábeis estão de acordo com o exigido por lei.

3-Quais os fatores determinantes para um bom planejamento de Auditoria?

R: Definição do trabalho, período de execução, pessoal e setores envolvidos, avaliação do controle interno, programa de trabalho, objetivo do trabalho, procedimentos, execução do trabalho, controle de realização, finalização e relatório final.

4-Qual a importância e razão da emissão de um bom Parecer de Auditoria?

R: A conclusão da auditoria externa se da através da emissão de um documento formal chamado Parecer da Auditoria, que ao final de um exercício social deve ser publicado junto com as Demonstrações Financeiras ou Contábeis por exigência da legislação. Na interna é através dos relatórios e cartas de controle interno.

É importante trabalhar com as informações projetadas para o futuro, saber quais são seus objetivos para propor mudanças, uma melhor forma de trabalhar reduzindo os custos e agilizando as atividades da organização.

...

Baixar como  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »