TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GÊNERO TEXTUAL

Trabalho Escolar: GÊNERO TEXTUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Gênero textual se refere às diferentes formas de expressão textual.

Nos estudos da literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa, etc.

Para a lingüística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o email, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.

Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, discursivas, argumentativas) utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atlas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, cartazes, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias. São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica, para um público específico e com características próprias. Aliás, essas características peculiares de um gênero discursivo nos permitem abordar aspectos da textualidade, tais como coerência e coesão textuais, impessoalidade, técnicas de argumentação e outros aspectos pertinentes ao gênero em questão.

GENEROS TEXTUAIS E SUA CARACTERISTICAS

Noticia:

Mercadante promete avaliar alfabetização

Promessa foi feita durante lançamento de Olimpíada de Língua Portuguesa

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, prometeu nesta segunda-feira. em São Paulo, criar uma avaliação que medirá a qualidade da alfabetização das crianças aos 8 anos de idade, nos moldes da Prova ABC, iniciativa do Movimento Todos Pela Educação. A afirmação foi feita durante o lançamento oficial da III Olimpíada de Língua Portuguesa, iniciativa do MEC em parceria com a Fundação Itaú Social, Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Canal Futura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com