TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero Textual

Trabalho Universitário: Gênero Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

Gênero Textual:

São os textos encontrados no nosso cotidiano e apresentam características sócio-comunicativas (carta pessoal ou comercial, diários, agendas, e-mail, lista de compras, cardápio entre outros).

Concluímos que é impossível se comunicar verbalmente a não ser por um texto e obriga-nos a compreeder tanto as características estruturais(como ele é feito) como as condições sociais (como ele funciona na sociedade).

Os gêneros textuais caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais, do que por suas peculiaridades lingüísticas e estruturais.

b.Gênero Textual do agrupamento do narrar:

O gênero narrativo consiste em narrar, como o nome já diz, um fato ou uma história de ficção. Ela conta um enredo, em que se tem uma situação inicial, a modificação da situação inicial, um conflito, o clímax (o ponto de tensão na narrativa) e o chamado epílogo, que é a solução narrada no ponto máximo da história. Os elementos que compõem tal gênero são: o narrador, o tempo, o lugar, o enredo ou situação e as personagens.

c. Tipos de gêneros do narrar:

Romance:

O romance oriundo dos contos épicos, contém um tempo, lugar, os personagens, um enredo, típico do texto narrativo. Nele, as ações ocorrem em conjunto e os personagens podem surgir no decorrer da trama. Características como essa, fazem com que esse estilo passa a ser mais abundante de recursos que um conto ou uma crônica, por exemplo. Além disso, o romance tem características que se aproximam bastante da realidade.

Fábula:

As fábulas são textos muito ricos e seus autores utilizam uma imensa capacidade criativa, visto que, nessa modalidade de sentido figurado, os animais têm características de seres humanos como a fala, capacidade de pensar e etc. Na produção de texto para fábulas pode se usar das sátiras, crítica e sempre no final das fábulas existe uma lição de moral. Geralmente são histórias infantis destinadas às crianças; porém, não devem ser desprezadas.

Epopéia:

São textos narrativos contados em versos orais ou escritos. Na epopéia se contam histórias heróicas, fundamentadas em contos tradicionalistas, em que se preservam as tradições. Também chamado de conto épico, apresentam muitos conceitos de cunho moral e que servem de exemplo como forma de comportamento.

Novela:

A novela consiste em uma narração que, diferentemente dos romances, é menos duradoura e toda a história se passa ao redor de uma personagem. Costuma ter entre 50 e 100 páginas e apresenta uma situação de conflito, que vai sendo desvendada no decorrer da história.

Conto:

São pequenas narrativas, estruturadas em parágrafos, e em seus textos estão contidas várias situações rotineiras. Os contistas ou escritores de contos relatam acontecimentos cotidianos, histórias cômicas, do folclore brasileiro, mas sempre são ocasiões bem populares. O conto se aproxima bastante de poesias e crônicas.

Crônica:

As crônicas são textos exclusivos para os jornais, pois elas trabalham com o factual (curta duração). O cronista escreve fatos, elaborando um texto geralmente curto, em que críticas, sátiras, indiretas e afins, podem ser inseridas. O escritor de crônicas costuma contar uma situação de forma bem simples, mostrando sua visão de mundo.

Ensaio:

Os ensaios são textos que caminham entre aspectos didáticos e poéticos. Tem como característica apresentar idéias, de forma que o leitor pense a respeito de vários assuntos. Os ensaios não costumam ser formais e trabalham na defesa de um ponto de vista, estando isento de provas científicas.

d. Linguagem corporal:

A linguagem corporal é uma forma de comunicação não verbal. Abrange principalmente gestos, posturas, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor. “É a expressão das emoções em homens e animais.”

A linguagem corporal foi uma das primeiras formas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com