TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero Textual

Casos: Gênero Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata da extraordinária oportunidade de se lidar com a língua em seus mais diversos usos autênticos no cotidiano. A importância também do gênero textual do narrar e linguagem corporal na Educação das crianças.

Para tanto foi necessário uma pesquisa sobre os vários Gêneros Textuais, para só então produzir atividades que catalogassem a linguagem corporal e as espécies de textos narrativos como a novela, a crônica, a lenda e o conto entre outros.

Assim, através de meditação sobre a temática é permitido aferir a importância das dinâmicas em sala, para tornar a aprendizagem mais prazerosa. Nesta expectativa apreendemos que o professor de educação infantil deverá comtemplar à expressão corporal como norte nas atividades didático-pedagógicas, permitindo que o movimento acharem significado na prática psicomotora presente na relação que a criança mantém com o mundo.

2- DESENVOLVIMENTO

Os gêneros textuais estão ligados à nossa situação cotidiana, são às várias formas de expressão textual. Sempre que nos manifestamos linguisticamente realizamos um gênero textual. Na literatura temos a poesia, contos, prosas, crônicas etc...

Para Branckart (1994, p.12) os gêneros constituem ações de linguagem que promovem do agente produtor uma fila de disposições para cuja execução ele precisa ter competência; a primeira das disposições é a escolha que deve ser feita a partir do rol de gêneros existentes, ou seja, ele indicará aquele que lhe parece adequado ao contexto e a intenção comunicativa; e a segunda é a aplicação que poderá acrescentar logo a forma destacada ou recria-la.

Assim, ao lodo da crônica, do conto vamos encontrar a carta pessoal, a conversa telefônica, o e-mail entre outros gêneros que circulam em nossa sociedade.

Dessa forma os gêneros formas verbais orais e escritas são vias de acesso ao letramento que sugere que a educação esteja voltada para os textos encontrados na vida cotidiana. Assim, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: convites, anúncios, atlas, programas de auditórios, avisos, bulas, decretos, contos de fadas entre outros.

Os gêneros textuais começam em um determinado período da história se prologam por longo tempo, podendo até desaparecerem. Assim, conclui-se que os gêneros também se modificam. E há muitos gêneros produzidos de maneira metódica e com grande encontro na vida habitual, dignos de nossa atenção. Inclusive e talvez de maneira basilar, os que aparecem nas diferentes mídias existentes, sem abandonar a mídia virtual, tão conhecida dos internautas ou navegadores da Internet.

Na socialização dos alunos os gêneros textuais são importantes ferramentas, pois é necessário tornar os alunos proficientes leitores. Para isso é necessário que os educadores levem os alunos o mais próximo possível das diversidades textuais, a fim de ampliar sua carga sociocultural.

Os gêneros textuais também podem ser divididos em cinco grupos: narrar, expor, argumentar, relatar e instruir.

Quanto ao agrupamento do narrar, esse se acode da subjetividade e da ficção para ser reportado, estando assim à disposição do imaginário do homem. O cenário, os personagens, conflito, enredo e desfecho final, são características comuns do agrupamento do narrar.

Cenário: é elemento essencial, pois nelas são contados acontecimentos encadeados no tempo.

Personagens: são elas que vivem e atuam nos cenários, que por sua vez são impregnados de referências.

Conflito: É um acontecimento que faz com que se quebre a tranquilidade inicial e obriga o personagem a um novo acontecimento.

Enredo: É a série de acontecimentos ao longo da narrativa.

Desfecho final: Momento em que a narrativa se resolve.

Podemos citar entre os vários estilos de textos narrativos o estilo a novela, o romance, o conto, a fábula, a crônica e lenda. As quais possuem suas características individuais:

Novela: É uma variante mais compilada do romance, com episódios contínuos e não tem interrupções. É um tipo de narrativa mais longa.

Romance: Apesar de ter um núcleo principal., possui diversos núcleos. É um texto extenso e que possui diversas personagens. Outras tramas se desenrolam no mesmo tempo em que a trama principal.

Conto: Com poucas personagens, gira em torno de um só conflito.

Fábula: É semelhante ao conto em extensão, mas se diferencia porque pretende dar uma moral. Na fábula as personagens utilizadas são animais que tem comportamento e socialização análoga aos seres humanos.

Crônica: Se diferencia do conto porque essa narra fatos do dia a dia. Utilizando-se da ironia e do sarcasmo.

Lenda: Sustentada por meio da oralidade, conhecida e só depois registrada através da escrita.

2.1 – GÊNERO DO NARRAR E A LINGUAGEM CORPORAL

Cotidianamente nos encontramos com os diversos gêneros textuais, que existem para promover comunicação diária, são textos flexíveis e dinâmicos. Toda vez que o individuo se expressa de forma oral ou escrita, linguisticamente está fazendo um trabalho social. Assim o gênero adequado será determinado pelas as práticas sociais.

O gênero narrativo, desde as sociedades mais primitivas, começa com contos, excelentes para o período de alfabetização; ligado ao comando social da cultura literária ficcional (lendas, contos de fadas, fábulas, ficção científica, , romance, novela, etc...).

Com o gênero textual do agrupamento do narrar pode ser trabalhado a linguagem corporal que de grande importância para o desenvolvimento da criança. Por isso necessita de um olhar mais atencioso por revelar de forma implícita os variados sentimentos nos movimentos do corpo.

Essa espécie de comunicação releva emoções, sentimentos que podem ser omitidos na expressão verbal. Na educação infantil essa comunicação é muito importante, pois através da recreação trabalha a coordenação motora da criança, estimulando seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com