TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais

Artigo: Gêneros Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

No dia a dia encontramos diversos gêneros textuais : narrativos, descritivos e dissertativos, também existem diferentes tipos: receitas culinárias ,e- maill, Orkut, relatórios, cartas entre outros e todos estão vinculados ao letramento. A estrutura Sócio histórica enfatiza a importância da comunicação social.

GENEROS TEXTUAIS COMO PRÁTICAS SÓCIO- HISTÓRICAS

Segundo Marcuschi os gêneros textuais são fenômenos históricos profundamente vinculados á vida cultural e social, portanto ,são entidades sócio discursivas e formas de ação social em qualquer situação comunicativa .

TIPOS TEXTUAIS VOLTADOS PARA AS FUNCOES SOCIAIS DOS TEXTOS.

1- INFORMATIVOS, 2 - EXPOSITIVOS, 3- NUMERADOS, 4-PRESCRITIVOS, 5-LITERÁRIO, 6- ARGUMENTATIVO.

Segundo Bakhtin ( 1997 ),os gêneros são tipos relativamente estáveis de enunciados elaborados pelas mais diversas esferas da atividade humana. Por essa relatividade a que se refere o autor, pode-se entender que o gênero permite certa flexibilidade quanto á sua composição, favorecendo uma categorização no próprio gênero ,isto é a criação de um subgênero.

Por isso, os tipos textuais podem ser uma ferramenta que está a disposição do falando, sendo por ele escolhidos da maneira que melhor lhe convém para ,no processo de comunicação, auxiliá-lo na sua expressão linguística.

Tomar um tipo textual como uma estrutura básica normalmente usada em uma determinada situação o torna uma valiosa ‘ ferramenta ‘’ que o falante procura , guia e controla para poder expressar a função maior da linguagem que ‘e atingir uma comunicação, em maior ou menor grau argumentativo, ou seja ,uma comunicação cujo objetivo é efetivamente alcançado e concretizado; daí dizer que a argumentação está inscrita no uso da língua.

A narração é um dos gêneros literários mais fecundos, portanto ,há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo.

Entre os tipos de textos mais conhecidos, então o Romance, a Novela, o Conto, a Crônica a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Lenda, entre outros.

O principal objetivo do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação , aprendizado ou entretenimento.

Romance: em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos: Romance policial, Romance romântico, etc.

Novela: muitas vezes confundida em suas características com o Romance e com o Conto é um tipo de narrativa menos longa que o Romance ,possui apenas um núcleo ou em outras palavras , a narrativa acompanha a trajetória de apenas uma personagem.

Conto: É uma narrativa curta. O tempo em que se passa é reduzido e contém poucas personagens que existem em função de um núcleo.

Crônicas: por vezes é confundida com o conto. A diferença básica entre os dois é que a crônica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos.

Fábulas: É semelhante a um conto em sua extensão e estrutura narrativa. O diferencial se dá, principalmente, no objetivo do texto, que é o de dar algum ensinamento, uma moral.

Parábola: é a versão da fábula com personagens humanas. O objetivo é o mesmo, o de ensinar algo.

Apólogo: é semelhante á fábula e a parábola, mas pode se utilizar das mais diversa e alegóricas personagens: animais ou inanimadas, reais ou fantásticas, humanas ou não.

Anedota: é um tipo de texto produzido com o objetivo de motivar o riso. É geralmente breve e depende de fatores como entonação, capacidade oratória do intérprete e até representação.

Lenda: é uma história fictícia a respeito de personagens ou lugares reais, sendo assim a realidade dos fatos e a fantasia estão diretamente ligadas . A lenda é sustentada por meio da oralidade, torna-se conhecida e só depois é registrada através da escrita.

A linguagem corporal um processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com