TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais

Dissertações: Gêneros Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo pretende mostrar que a comunicação é algo que parece simples e fácil para qualquer indivíduo , pois se trata de uma agilidade e habilidade que todos têm de usar no dia – a - dia. Porém, durante este processo que realizamos diariamente e sem a consciência, não questionamos as normas e características para conseguir realizar o ato de se comunicar.

Faremos também uma prévia dos tipos de “Gêneros Textuais” procurando mostrar os tipos , conceitos e importância da linguagem corporal na comunicação do educando.

Todo e qualquer individuo deve saber que o corpo é um grande aliado na transmissão de conhecimento, pois, o mesmo e um recurso de grande relevância para transmissão de novas informações.

2. ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Todos os dia, ao conversarmos ou escrevermos, estamos interagindo uns com os outros por meio da linguagem .E nessa interação não usamos sons, palavras ou frases soltas: produzimos textos orais ou escritos que tem certo formato,

um estilo e um tema que lhes são característicos.

Ainda que nos comuniquemos com diferentes pessoas durante o dia, marido, filhos, chefes, subordinados etc... não falamos do mesmo modo com todos, por exemplo: com um estabelecemos uma conversa mais carinhosa, com outro um telefonema rápido , com os demais um e-mail bem objetivo ou um comunicado.

A cada troca buscamos um modelo tais como: conversa, bilhete, telefonema, e-mail, comunicado, artigo, relatório etc... já conhecido de como podemos organizar nosso discurso e empregamos visando um bom progresso na comunicação. Dessa forma , podemos dizer que, para interagirmos , produzimos textos que seguem formas existentes na sociedade, ou seja, que seguem “Gêneros Textuais” produzidos em uma realidade.

Desde cedo as crianças convivem com diversas formas de informações produzidas e interpretadas pelos adultos, que são jornais, televisão, ela vê letreiros.

Para que a criança entenda melhor tudo isso que ela convive, precisa ter contato fora da escola e dentro, então é necessário apresentar todo tipo de material de acordo com a realidade.

No dia-a-dia encontramos diversos gêneros textuais: narrativos, descritivos e dissertativos, e também existem diferentes tipos: receitas culinárias, e-mail, face book, relatórios, cartas entre outros e todos estão vinculados ao letramento.

A narração é um tipo de gênero literário que é dividido em Romance, Conto, Novela, Crônica , Fábulas, Parábolas, Lendas e outros. O principal objetivo de sua característica é contar e narrar um fato , fazendo com que este fato sirva de informação, entretenimento e aprendizado, visando sempre o bem estar do receptor ou seja , o leitor.

O gênero descritivo tem como principal característica é a ação de descrever algo ou alguém , considerando o ato de narrar , porém visando sempre nos mínimos detalhes, fazendo o retrato distinto e pessoal de alguém ou algo que viu.Para uma boa descrição não é necessário que seja perfeita, pois ela varia de acordo com o grau de percepção de cada um. Devendo sempre descrever as cores, altura, comprimento, dimensões , características físicas , tempo, clima, vegetação, peso, textura, localização entre outras características.

O gênero dissertativo é um texto que tem como principal característica a defesa de idéia e ponto de vista do escritor. Para se obter um bom texto dissertativo, é necessário manter as mesmas características com três partes , sendo a primeira a introdução em que se apresenta a idéia ou até mesmo o ponto de vista que será defendido futuramente , depois verificamos o desenvolvimento e a argumentação em que se desenvolve o ponto de vista para assim tentar convencer o leitor, por isso deve-se utilizar sempre argumentações sólidas com citações de exemplos e fornecimento de dados.

A linguagem corporal um processo dinâmico nas séries iniciais , tem como objetivo principal apresentar possibilidades que a mesma tem a oferecer ao processo de ensino e aprendizagem . No ato de transmitir conhecimentos a comunicação é um fator primordial para esse processo, buscando a interação entre professor e aluno, no cotidiano escolar.Ressaltando que essa comunicação pode ser expressa de várias formas: a linguagem corporal é uma delas . Visando a interação harmoniosa na prática escolar. Todo e qualquer indivíduo deve saber que o corpo é um grande aliado na transmissão de conhecimento , pois, o mesmo é um recurso de grande relevância para transmissão de informações.

A criança é corpo e movimento em tudo o que faz, seu corpo é ativo no espaço que ocupa, comunica-se com os corpos ao seu redor, interage com eles. Necessita estar, ser, sentir, expressar-se, chora, ri, grita, corre e brinca.

O narrar e a linguagem corporal nos trás uma vivência das possibilidades do corpo por meio desta linguagem que contribui de inúmeras formas para o desenvolvimento saudável da criança, desenvolve habilidades psicomotoras , favorece a formação de conceitos e solução de problemas, estimula a interação social, organiza o gesto e movimentação cotidiana, desenvolve a orientação tempo – espaço , preserva e estimula o potencial criativo e imaginário . Enfim este contexto é tido como uma forma de manifestação que contribui para a formação intelectual, física e sócio emocional da criança.

A mímica pode ser um instrumento interessante de construção de saberes; e o uso do corpo para explicar fatos construídos para exploração de uma linguagem diferente, dever ser mais utilizado no ambienta escolar. Com a mímica, pode-se reforçar a compreensão de conteúdos ministrados e estimular referências que ajudem a guardá - la na memória de longa duração, por estratégias e associativas e mais que isso, que o aprendizado seja significativo e compreensível á realidade do educando.

Tipos de atividades:

• Fábula;

• Conto;

• Crônica;

• Novela;

• Romance;

• Depoimento;

• Piada;

• Relato,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com