TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HARLEY DAVIDSON

Trabalho Universitário: HARLEY DAVIDSON. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  3.888 Palavras (16 Páginas)  •  981 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA ON-LINE

ACHE A PORTA DE ENTRADA PARA LUGARES DESCONHECIDOS

SÃO PAULO

2013

ANNA CAROLINA MATHIAS BAPTISTA

ARGEMIRO PRADO

FERNANDO BOSCH ALVAREZ

GABRIELA BORBA

LEONARDO MORATO

ACHE A PORTA DE ENTRADA PARA LUGARES DESCONHECIDOS

Trabalho apresentado como exigência da disciplina de Projeto Interdisciplinar I do curso de Graduação Tecnológica da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Professora. Adriana Siqueira.

SÃO PAULO

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 OBJETIVO GERAL 5

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5

1.4 METODOLOGIA DE PESQUISA 6

2 RAMO DE ATUAÇÃO 7

3 ANÁLISE DE CENÁRIOS DO MACROAMBIENTE 8

3.1 CENÁRIO POLÍTICO-ECONÔMICO 8

3.2 CENÁRIO LEGISLATIVO 9

3.3 CENÁRIO TECNOLÓGICO 9

3.4 CENÁRIO SOCIOCULTURAL 10

4 ANÁLISE DA INDÚSTRIA 11

5 DESCRIÇÃO DA CONCORRÊNCIA 16

6 FATORES CHAVE PARA SUCESSO 18

7 ESTIMATIVA DA DEMANDA 20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

1 INTRODUÇÃO

O Projeto vem como uma análise da Empresa tradicional Harley Davidson, uma grande multinacional, que fabrica motocicletas desde 1903.

Como estudantes de Marketing viemos através deste trazer a análise do Case de sucesso da companhia centenária que mantem seus produtos como objeto de desejo por gerações.

A Harley Davidson é uma empresa de motos norte-americana que foi fundada na cidade de Milwaukee, estado de Wisconsin, no início do século XX, nomeadamente no ano de 1903. O seu aparecimento deve-se à ação de dois jovens, William S. Harley e Arthur Davidson, que resolveram instalar um motor num quadro de uma bicicleta, com o intuito de se deslocarem de uma forma mais rápida e confortável nas subidas e competições. Este feito foi um tremendo sucesso na época e isso permitiu lançar as bases de uma das empresas de motos que viria a ser uma das mais conhecidas em todo o mundo, a Harley Davidson (MOTO CLUBE, S.D.).

1.1 OBJETIVO GERAL

Nosso objetivo neste trabalho é analisar a conturbada historia de sucesso da empresa, onde superou as crises e se tornou dentro de mercado de luxo objeto de desejo e símbolo de liberdade.

A lendária Harley Davidson é muito mais do que um ícone da cultura norte-americana. É, certamente, o mais tradicional e um dos maiores fabricantes de motocicletas do mundo na atualidade. A empresa, que hoje possui três grandes fábricas nos Estados Unidos, emprega diretamente cerca de nove mil trabalhadores e deverá atingir uma produção de quase 300 mil motos neste ano. São números expressivos, que escondem um início modesto e repleto de desafios (MOTO CLUBE, S.D.).

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O trabalho propõe mostrar como uma empresa decadente que retornou como ícone da indústria através do investimento e voltando ao sua origem de nicho de mercado.

Decadente nos anos 1960, a Harley foi comprada por uma fabricante de sistemas para pistas de boliche em 1969. Tal gestão agravou a crise e, moribunda, a lendária marca nascida no meio-oeste norte-americano, na cidade de Milwaukee, em 1903, só começou a renascer quando comprada em 1981 por um grupo de investidores capitaneados por Willie G. Davidson, neto de um dos fundadores. Desde então se iniciou uma dura caminhada de reconquista de clientes e prestígio (ROBERTO AGRESTI, 2012).

Se entre os norte-americanos as Harley-Davidson sempre tiveram os status de mitos sobre rodas, foram mesmo os europeus a salvar a empresa, já que viraram moda a partir de meados dos anos 1990 entre italianos, alemães, franceses e espanhóis. Para conseguir virar o jogo, a empresa inteligentemente abdicou de seu passado de diversificação em que tentou, sem sucesso, enveredar por nichos diferentes, produzindo motos fora-de-estrada, utilitárias de baixa cilindrada e até mesmo scooters (ROBERTO AGRESTI, 2012).

1.4 METODOLOGIA DE PESQUISA

A metodologia escolhida foi a pesquisa em sites especializados no segmento,

pois permite que o tema seja analisado sob novo enfoque ou abordagem, produzindo novas conclusões. Além disso, permite a cobertura muito mais ampla, principalmente quando o problema da pesquisa requer a coleta de dados muito dispersos no espaço.

A leitura do material, conduzida de forma seletiva, retendo as partes essenciais para o desenvolvimento do estudo, consegue-se obter um panorama mais completo, capaz de fornecer uma análise mais consistente.

2 RAMO DE ATUAÇÃO

Nos seus mais de 100 anos de história, a Harley Davidson tornou-se mais do que um fabricante de motocicletas. Hoje, a marca é uma lenda do motociclismo e sinônimo de estilo de vida, disseminado pelas Américas, Europa, Ásia, África e Oceania. A companhia produz motocicletas Custom, Cruiser e Touring, além de oferecer uma completa linha de peças, acessórios, equipamentos e vestuário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com