TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Harley-Davidson do Brasil

Tese: Harley-Davidson do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Tese  •  3.822 Palavras (16 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como fundamento apresentar uma análise teórica sobre os modelos de gestão de estoques intermediários no processo de fabricação, onde serão abordados: a gestão de produção, a logística em geral, os desperdícios na produção e a gestão de estoques intermediários e as embalagens que é um dos itens que se torno indispensável na vida, no dia-a-dia do ser humano deste muito tempo.

A empresa escolhida foi a Harley-Davidson do Brasil, pois podemos destacar a mesma que a armazenagem pode ser definida como gestão econômica do espaço necessário para manter estoques e mercadorias que pertencem a terceiros e englobam as funções de localização, dimensionamento, arranjo físico, recuperação de estoque, projetos de docas ou baias de atracação e configuração do armazém.

Harley-Davidson do Brasil (HD-BR) está localizada na: Avenida do Turismo s/n, Tarumã – Manaus – Amazonas, está direcionada para o segmento de fabricação de motocicletas.

Missão

"Rodamos sempre juntos na garupa dos nossos clientes e usamos esta profunda ligação com nosso consumidor final em todos os mercados em que atuamos, criando assim uma vantagem considerável para os nossos acionistas."

Valores

✓ Dizer a verdade

✓ Ser justo

✓ Manter promessas

✓ Respeitar o indivíduo

✓ Encorajar a curiosidade intelectual.

São produzidos em sua fabrica nos Estados Unidos, pneus, peças do motor enfim tudo que é necessário para a montagem de uma motocicleta Harley. A empresa comercializa motocicletas e produtos de vestuários e objetos. O publico alvo são pessoas com faixa etária de maior predominância entre 40 a 60 anos. Para realizar essa pequena pesquisa, tivemos como contato na empresa o Gilson Serrão de Figueiredo.

Nesta ATPS vamos abordar o modelo de uma moto da Harley-Davidson fabricada no Brasil especificamente em Manaus (AM) a XL883N IRON 883. Essa moto dark tem um estilo retrô, natural, agressivo e nenhum cromado. Simplesmente uma moto autêntica.

Armazenagem é toda atividade administrativa e operacional de recebimento, armazenamento, e distribuição dos materiais aos usuários e controle físico dos materiais em estoque.

Há tempos o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura, o espaço para a armazenagem era sempre o menos adequado. Com o passar dos anos, o uso errado do espaço se tornou uma atitude antieconômica. Não era mais suficiente guardar os produtos ou mercadorias com o maior cuidado possível, racionalizar o espaço foi a solução encontrada para guardar a maior quantidade de volumes.

O armazenamento aparece como uma das funções do sistema logístico, porque na área de suprimento ou abastecimento é imprescindível ter um sistema de armazenagem de matéria-prima e refugos.

A armazenagem esta ligada diretamente com a localização das instalações, fontes de matérias-primas e vias de acesso. O produto que será distribuído determina a necessidade, a localização e a função do armazém.

Existem dois tipos de armazéns: armazém tradicional e o armazém contemporâneo. O armazém tradicional é um local para armazenar e manter estoques para o perfil de produção empurrada, já o armazém contemporâneo combina sortimento de estoques para atender as necessidades dos clientes e seu perfil de produção é puxada.

O armazém como terminal de carga oferece facilidades de operações intermodais da troca de um tipo de veiculo para outro, desagregando os grandes volumes entregue nos menores volumes de distribuição.

È muito importante que a armazenagem seja feita de forma estratégica, justificada com base no custo e no nível de serviço. Armazéns localizados a fim de oferecer um reabastecimento pontual e econômico para os varejistas, a estocagem deve ser passiva para variedade estratégica de modo a reduzir o tempo ocioso ou de espera de materiais e peças.

O fracionamento de cargas também é uma alternativa para redução de custos com transporte, usa a capacidade do armazém para receber uma única carga de entrega para diversos destinos, uma economia de escala através do transporte de carga consolidada.

No modelo de gestão de estoques intermediários no processo de fabricação, podemos destacar alguns sistemas tais como os a seguir:

SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO (SAP)

Os corações dos processos produtivos, segundo Corrêa e Gianesi (1996), são os Sistemas de Administração da Produção (SAP), que tem por objetivo, planejar e controlar o processo de manufatura em todos os seus níveis, e é por meio dos SAP que a organização garante que suas decisões operacionais sobre o que, quando, quanto e com o que produzir e comprar sejam adequados às suas necessidades estratégicas. O ponto importante nesta definição é a necessidade de usar as informações para tomar decisões inteligentes. Os Administradores executam todas as atividades, ou seja, os SAP não tomam decisões ou gerenciam sistemas, a função deles é de dar suporte aos administradores para que possam executar sua função de forma adequada (VOLLMANN et al., 1992).

Corrêa e Gianesi (1996:43) definem, assim, algumas atividades gerenciais típicas que devem ser suportadas pelos SAP:

• Planejar as necessidades futuras de capacidade

• Planejar os materiais comprados

• Planejar níveis apropriados de estoques

• Programar atividades de produção

• Ser capaz de reagir eficazmente,

• Prover informações a outras funções

• Ser capaz de prometer prazos

Segundo Moura (1996), para que sejam formulados objetivos em um sistema de manufatura, é necessário formular planos de como atingi-los, organizando os recursos humanos e físicos que sejam necessários para a ação, dirigir a ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com