TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIPERATIVIDADE, UM GRANDE DESAFIO

Dissertações: HIPERATIVIDADE, UM GRANDE DESAFIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  8.655 Palavras (35 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 35

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E

DESENVOLVIMENTO

DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS

HIPERATIVIDADE, UM GRANDE DESAFIO

Por: Valéria Barbosa Gomes

Orientador

Prof. Ms. Carlos Cereja

Rio de Janeiro

2004

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

PÓS-GRADUAÇÃO “LATU SENSU”

PROJETO A VEZ DO MESTRE

HIPERATIVIDADE, UM GRANDE DESAFIO

Apresentação de monografia ao Conjunto Universitário Cândido Mendes como condição prévia para a conclusão do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Docência do Ensino Superior.

Por: Valéria Barbosa Gomes

AGRADECIMENTO

Agradeço sinceramente à colega Neadel Kovalsky dos Santos, a primeira a afirmar a possibilidade de trabalhar pedagogicamente com o hiperativo e a primeira a me oferecer material qualitativo para minha pesquisa.

DEDICATÓRIA

Dedico esta pesquisa aos profissionais de educação e aos hiperativos.

Dedico principalmente a Lipe, querido aluno, semente desta pesquisa.

“Um educador é um fundador de mundos, mediador de esperanças, pastos de projetos.”

Rubens Alves

RESUMO

A hiperatividade causa algum desconforto e, com isso, o hiperativo sofre rejeição e muitas vezes exclusão de seus grupos sociais.

Diante disso, urge a pretensão de aprofundar-se nas pesquisas, focalizando o papel importante que o docente pode e deve desempenhar para minimizar as conseqüências negativas na vida do hiperativo e ajudá-lo a desenvolver-se.

Serão estudadas as possibilidades de integrar o hiperativo aos grupos sociais e aproveitar suas características no processo de aprendizagem.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada para a elaboração desta monografia foi a pesquisa bibliográfica, utilizando-se como fonte de consulta livros e artigos que tratam do assunto abordado.

Através da pesquisa, pretende-se demonstrar que o trabalho com o hiperativo pode e deve ser agradável e vantajoso para todos.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 9

CAPÍTULO I

BREVE HISTÓRICO SOBRE HIPERATIVIDADE 12

CAPÍTULO II

O DIAGNÓSTICO E SUAS DIFICULDADES 17

CAPÍTULO III

CAUSAS E TRATAMENTOS 25

CAPÍTULO IV

HIPERATIVIDADE – ATENÇÃO – AUTO-ESTIMA UNIÃO PERFEITA 38

CONCLUSÃO 41

BIBLIOGRAFIA 45

ÍNDICE 48

FOLHA DE AVALIAÇÃO 49

ANEXOS 50

INTRODUÇÃO

“Devemos ficar, portanto, muito atentos às seqüelas emocionais e educacionais que os pacientes, não tratados, poderão apresentar no futuro. Serão essas seqüelas, que poderão interferir na vida destes jovens de maneira acentuada, comprometendo sua felicidade.”

(Topczewski, 1999, p.40)

Esta pesquisa irá discorrer em torno do assunto hiperatividade, buscando analisar e caracterizar suas diversas nomeações, em contraste com as definições de diversos autores, bem como a descrição de alguns instrumentos que facilitem o trabalho do educador, para que a aprendizagem não seja prejudicada pelos sintomas da hiperatividade.

Como a pesquisa objetiva auxiliar a prática pedagógica, irá aprofundar-se em questões, que estejam diretamente ligadas à escola e ao professor. Desta forma, serão levadas em conta bibliografias, declarações, posturas e pesquisas nessa área, relacionando os dados obtidos à prática pedagógica, procurando, sempre, fundamentar-se teoricamente.

Serão realizadas pesquisas bibliográficas, onde serão coletados dados em livros, enciclopédias, publicações periódicas para exame. Serão analisados depoimentos de diversos profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.1 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com