TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  3.357 Palavras (14 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

1. Introdução:

2. Planejamento de aula ou Plano de aula:

3. A importância do plano de aula:

4. As funções do plano de aula:

5. Etapas básicas do plano de aula:

1. Introdução:

Este relatório tem por objetivo elencar em de forma sucinta os principais fatos da História da Educação e Pedagogia discorrendo ao longo do tempo as mudanças no ensino do Brasil que foi sofrendo transformações, melhorias, descobertas sem deixarmos despercebido que também ocorreram os retrocessos para isto discorreremos sobre a história da educação escolar no Brasil exibindo em seu conteúdo a origem da mesma, relatando a educação existente no país enfatizando os principais fatores para as mudanças e as principais escolas nos períodos: Colonial, Imperial e Republicano e também mostrando um resumo dos registros históricos da Escola APAE de Feria de Santana-Bahia

2. Memória da Educação escolar no Brasil Contemporâneo:

A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares. E como disse Karl Marx: “A EDUCAÇÃO INFLUENCIA E É INFLUENCIADA PELO MOMENTO HISTORICO”. Partindo disto e viajando no tempo chegamos ao Brasil Contemporâneo mostrando que a “memória escolar” exerce uma grande influência sobre nossa vida educacional não só como individuo, mas como sociedade e como cultura onde o ensino é tudo o que aprendemos e ensinamos e ainda vamos aprender e ensinar.

Sabemos que a educação vem passando por grandes transformações em seus métodos e também na forma de transmissão e assimilação do conhecimento. É pertinente pensamos no desenvolvimento da educação e ao voltar nosso olhar ao passado percebemos os por menores que o decorrer deste tempo nos trouxe compreensão das etapas para do desenvolvimento educacional o qual individualmente levou a reflexão de toda a sociedade quanto a questões que contextualizavam a história da educação e nos tem deixando um vasto acervo documentado do qual extraímos informações que solidificam e abrangem o nosso conhecimento e entendimento nos dias atuais acrescentando valores na nossa prática docente e nos remetendo a repensar sobre a necessidade que é que de estarmos constantemente em transformação pois o ato de pesquisar refresca nossa vida e leva-nos a um aperfeiçoamento constante junto a isso a vem a satisfação de poder contribuir com a mudança de outras vidas de uma forma segura e positiva. É bom saber que não basta olhar só para o hoje e aguarda o amanhã é preciso antes olhar e entender o passado, pois foi ele que nos enche de conhecimento e respaldo para transitar com mais segurança nos caminhos da prática doente. Na atualidade não conseguimos dar muitos passos sem percorremos o passado da nossa história da educação nos mostra fundamentos e parâmetros nos ajudando a entender o presente e a antever as necessidades futuras.

A história de educação começa com o ato de D. João III determinando a vinda dos jesuítas para catequisar os primitivos habitantes do país, o q eu não quer dizer que a população que aqui vivia já não possuíam características próprias de se fazer educação. Cabe ressaltar que a educação difusa praticada entre a população indígena não tinha a ver com a educação colonial que só era permitida aos filhos homens que seriam os sucessores administradores dos pais.

Após a expulsão dos jesuítas, foram extintas todas as escolas, as missões de catequese deixaram de existir.

Com o afastamento dos mesmos o estado passou a definir o modelo de educação visando avanços educacionais sem sucesso, permanecendo a proposta autoritária permeando os períodos colonial, imperial tendo influência significativa apenas no período Republicano, em que a educação passou a ser mais valorizada, deu-se inicio ao seu desenvolvimento passando assim a ser mantida pelo poder público tornando-se obrigatória a todos.

Desde o século XIX, até os dias de atuais nota-se também a interferência da população na busca por melhores condições de ensino.

Vivendo a influência do tempo no qual estamos inseridos percebemos que o presente se espelha nos fatos passados para obter com sucesso ou não novos conhecimentos que venham contribuir para o futuro, ou seja, o

Brasil Contemporâneo vive as consequências de um “Brasil passado” que hoje se transforma e se adequa ao longo do que somos feitos, o Tempo.

3. Titulo

O processo de reformas religiosas deu-se inicio em meados do século XVI, com Martinho Lutero (monge agostiniano), figura central da reforma protestante, que deflagrou discórdia publicamente as atitudes da igreja católica, com suas 95 teses, que foram afixadas na porta da igreja onde era pregado.

Dentre as suas contestações ao que se destacava era a venda de indulgências pelo papado da época Leão X. Com isso, Lutero foi obrigado a se “retratar” pelas suas citações contra a igreja católica. Porém negou-se e continuou com suas ideias contra a postura da igreja, que em 1520 excomungou-o.

A reforma protestante abalou as estruturas do catolicismo e contribuiu para o surgimento de novas religiões.

A contra reforma foi a resposta a reforma protestante (iniciada por Martinho Lutero). Tendo como principal objetivo a reafirmação do dogma, doutrina imposta pela igreja católica, visando neutralizar os efeitos da reforma protestante.

O protestantismo havia-se compenetrado com a questão do ensino definido sua doutrina a escola, com isso a contrarreforma se caracterizou, também por um sentido educacional.

Os jesuítas foram de estrema importância para o movimento da contra reforma. Após o concílio de trento, que foi uma reunião de ordem religiosa convocado pelos papas e bispos na cidade de Trento(Itália), com finalidade de reafirmar os princípios católicos, criticar e condenar a doutrina protestante, ficou definido:

• Catequisar dos habitantes em terras descobertas, através da ação dos jesuítas.

• Retomada do tribunal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com