TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA – ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: PETROLINA

CURSO - MATEMÁTICA

Disciplinas Norteadoras: Pré-Cálculo, Matemática do Ensino Fundamental, Teoria dos Números, Álgebra, Direitos Humanos, Geometria Analítica e Vetores.

CICERO VITURINO   -   RA 4044721826

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA – ENSINO FUNDAMENTAL

NOME DA TUTORA A DISTÂNCIA: DELCILENE GRADE

PETROLINA / PE

29/05/2017

 

INTRODUÇÃO

Neste projeto iremos relatar a história da matemática, sua relação com os números inteiros e abordaremos uma proposta para alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental.  Destacaremos a importância das práticas pedagógicas, dos recursos didáticos  utilizados em sala de aula para o melhor aprendizado os alunos.

DESENVOLVIMENTO

        O Ensino Fundamental mais longo já é realidade em alguns países europeus e americanos, mas ainda não há na literatura estudos sobre a relação entre a idade com que se começa e o desempenho das crianças no processo de alfabetização e a qualidade do ensino. O conceito de qualidade varia dependendo de vários fatores, como quem analisa (pais, professores, políticos), o que se observa (resultado final do processo), com que fim se observa. Estes fatores são debatidos pela OCDE (1992, p.42), que afirma: “O termo (qualidade) é polissêmico e o seu emprego muitas vezes subjetivo”. Desta maneira, o tempo de escolarização num nível de ensino não pode, por si só, ser considerado o único fator responsável pela qualidade de ensino.

        Com a ampliação de oito para nove anos do Ensino Fundamental, de acordo com Francisco das Chagas Fernandes, Secretário de Educação Básica do MEC, (a preocupação fundamental é desenvolver aspectos que dizem respeito à socialização às linguagens oral e escrita como processo inicial de alfabetização, bem como a outras linguagens: corporal, musical, visual, etc.). Muitas questões poderíamos aqui levantar sobre essa ampliação, porém são contrárias ao direito de um ensino obrigatório que atendesse a todas as crianças, pois, a nosso ver, educação publica de qualidade deveria ser um compromisso a ser cumprido por todos os governos, para todas as crianças desde o seu nascimento. Portanto, não podemos desviar nosso olhar crítico de questões que apontam para importantes falhas na implantação dessa política educacional, que vão desde a não participação de docentes e gestores na fase de discussão e estudo da ampliação do Ensino Fundamental até a despreocupação com a formação do professor para atender essa mudança, tanto na formação inicial como na continuada.

        Podemos também destacar a ausência de uma reestruturação curricular, como veremos adiante, para um bom funcionamento dessa nova proposta. Portanto, uma dúvida não nos deixa calar: que política pública educacional é capaz de ser reconhecida e incorporada por todos os envolvidos, principalmente os professores, responsáveis por sua execução com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino, se não é objeto de estudos aprofundados, inclusive nos projetos pedagógicos (relativos a essa modalidade), de consulta pública e de esclarecimentos através da mídia, sobre as várias ideias e consequências que implicam a sua aplicação? Tendo em vista a atual realidade da educação, não houve, em âmbito nacional, reflexões e nem ações voltadas para as necessidades da reorganização de estruturas físicas, metodológicas, curriculares e teóricas que a ampliação do Ensino Fundamental necessita. O que notamos nos documentos do Ministério da Educação em Revista, v.9, n.2, p.55-78, jul.-dez. 2008. 67 a ampliação do Ensino Fundamental para novo anos da Educação são apenas orientações dirigidas para a viabilidade ou não da implantação de política pública educacional que amplia de oito para nove anos no território nacional.

        Ao longo de vários anos, a História da Matemática vem se consolidando como área de conhecimento e investigação em Educação Matemática. Foi constatado por meio de pesquisas que o saber matemática está intimamente ligado à motivação e interesse dos alunos por essa ciência. Como metodologia de ensino, acredita-se que a História da Matemática pode tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. Afinal, ao perceber a fundamentação historia da matemática, o professor tem em suas mãos ferramentas para mostrar o porquê de estudar determinados conteúdos.

        O resgate da história dos saberes matemáticos ensinados no espaço traz a construção de um olhar crítico sobre o assunto, proporcionando reflexões acerca das relações entre a matemática e outras áreas de conhecimento.

        A construção dos saberes matemáticos está ligada estritamente à cultura, pois, assim como o homem, a matemática não se desenvolveu sozinha e isolada ao longo do tempo. Mostrar as relações entre a matemática e o desenvolvimento, tanto social quanto econômico, é um caminho para se obter um pano de fundo que facilite a compreensão dos conhecimentos matemáticos atuais, pois perceber as evoluções das ideias matemáticas observando somente o estado atual dessa ciência não nos dá toda a dimensão das mudanças.

Ao conhecer a sua história (HM), o aluno percebe como uma ciência desenvolvida pela humanidade, passível de erros e construída de muitas tentativas em solucionar problemas cotidianos. A (HM) dá a esse aluno a noção exata dessa ciência, como uma ciência em construção, com erros e acertos e sem verdades universais. A (HM) tem esse grande valor de poder também contextualizar esse saber, mostrar que seus conceitos são frutos de uma época histórica de um contexto social e político.

O número é um conceito fundamental em matemática que foi construído numa longa historia. Existem evidencias arqueológicas de que o homem, já há cinquenta mil anos, era capaz de contar. O número e a matemática nasceram e se desenvolveram junto e tanto as atividades práticas do homem e das sociedades quanto aquelas intrínsecas à matemática, como ciência, foram determinantes na evolução deste conceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (170.4 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com