TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DIFERENTE, NARRATÁVEL

Tese: HISTÓRIA DIFERENTE, NARRATÁVEL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 1º SEMESTRE

ERIKA CRISTINA ALVES

PRODUÇÃO TEXTUAL- INDIVIDUAL

“RELATOS DIFERENTES, UMA NARRATIVA”

PATOS-PB

2014

ERIKA CRISTINA ALVES

PRODUÇÃO TEXTUAL- INDIVIDUAL

“RELATOS DIFERENTES, UMA NARRATIVA”.

Trabalho apresentado em requisito à Produção Textual Individualrelativa ao 1º semestre,Portfólio para as Disciplinas de:

Comportamento organizacional;

Homem, cultura e sociedade;

Comunicação e linguagem;

Fundamentos e teoria organizacional.

Professores:

Mônica Maria Silva;

Wilson Sanches;

Sebastião Oliveira;

Karen Manganotti;

Márcia Bastos.

Da Universidade Norte do Paraná- UNOPAR

PATOS-PB

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 3

2.1 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO COM OS INVESTIDORES REALIZADOS PELA ORGANIZAÇÃO........................................................................................3-4

3.A IMPORTÂCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL..................................................................................................4

4.A IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE A TRANSFERÊNCIA E A COERÊNCIA ENTRE DISCURSO E PRÁTICA DAS EMPRESAS.....................5

5. CONCLUSÃO 5

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6

1. INTRODUÇÃO

A comunicação é um instrumento indispensável na vida das pessoas e nas organizações, tem sido um instrumento de grande importância para a gerência corporativa, as informações estão sempre em processo de mudança e o processo de comunicação viabiliza a transmissão das informações necessárias.

Deste modo, as empresas estão utilizando técnicas gerenciais de comunicação e as ferramentas usadas envolvem desde boletins informativos ao uso da imprensa. Essa visão tem permitido aos stakeholders conhecer as políticas de ação adotadas pelas organizações.

Deste modo este, discorrerá sobre o processo de comunicação adotado pelas organizações e a sua importância, considerando a perspectiva dos clientes internos e externos.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO COM OS INVESTIDORES REALIZADOS PELA ORGANIZAÇÃO

A comunicação entre as partes envolvidas na organização é de extrema importância para o desenvolvimento organizacional. As mudanças ocorridas na forma de gerenciar empresas têm motivado os gestores, a criar técnicas de comunicação estratégica que viabilize a interação entre os componentes internos e externos da empresa. “A comunicação compreende um processo de troca de informações que visa à promulgação de ideias e o desenvolvimento de posicionamentos” (AVILA; GHISLENI; DELLAZZANA, 2007, p. 115).

Deste modo com base no texto “Relatos diferentes, uma narrativa” é possível identificar que o processo de comunicação realizado pela Braskem envolve uma interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e outras áreas da companhia. Assim para realizar o processo de comunicação entre investidores à empresa reúne os representantes de cada setor, diretoria de comunicação, presidente e investidores para alinhar as principais mensagens e discutir o que deve ser reforçado entre os analistas de mercado e a imprensa.

A empresa avalia as eventuais vulnerabilidades, e o que pode ser feito para responder aos questionamentos que surgirem. O presidente se reúne com a diretoria de comunicação, para alinhar o conteúdo do texto e alinhar os relatos sob a mesma narrativa. A partir de então, os resultados do balanço anual e as estratégias, são divulgados por meio de boletins e revistas, mas antes disso passa por um processo de avaliação pela equipe de comunicação para que os temas abordados sejam aprovados.

Os problemas relacionados à comunicação na empresa se referem a sistemas de comunicação não bem definidos pela empresa (CAVALCANTE, 2008). Sendo assim, a Braskem mantém uma política de comunicação no qual, várias pessoas colocam seus pontos de vistas em pauta e o diretor geral busca unificar o discurso num tom padrão colocando o que é importante para a estratégia corporativa da empresa.

O processo de comunicação organizacional requer posição estratégica e envolve tantos fatores internos e externos à empresa, para que a comunicação flua entre os envolvidos “a organização precisa coletar e processar uma enorme variedade de informações para permitir a escolha de alternativas” (CHIAVENATO, 2006, p. 181).

De modo geral, a Braskem prioriza por um processo de comunicação que visa englobar todas as áreas, mantendo contato estreito com a imprensa. Tem uma meta de comunicação voltada para todas as frentes. É uma empresa que busca criar valor a partir da eficiência, da sustentabilidade e da inovação.

A companhia de energia elétrica CPFL mantém seu processo de comunicação por meio de mensagem do presidente do grupo via comunicados ao mercado, as informações são fornecidas nas contas de luz e distribuídas mensalmente aos seus consumidores. A atuação da área de comunicação na empresa em cada relato é próxima. Segundo Nassar (2008), é a comunicação no ambiente organizacional que estabelece diálogo referente às políticas, atos e aspirações, confirma, estabelece e distingue seus públicos de interesse, e também seus colaboradores.

A companhia conserva um programa de gestão de stakeholders, compreendendo uma tática de relacionamento e ações de comunicação com públicos estratégicos para a empresa. Este programa de gestão de stakeholders é direcionado aos colaboradores, imprensa e demais formadores de opinião. Cavalcante (2008, p. 31), diz que “um dos principais objetivos da comunicação institucional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com