TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO BOTICARIO: FÁBRICA

Projeto de pesquisa: HISTÓRICO BOTICARIO: FÁBRICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.326 Palavras (22 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 22

1 INTRODUÇÃO

Toda empresa tem como meta principal maximizar o lucro sobre o capital investido na empresa. Para atingir o lucro máximo, deve-se usar o capital, para que ele não permaneça inativo.

Todo o investimento em seus estoques é em busca de sempre ter melhores vendas e de atrair seus clientes, pela diferenciação no atendimento e pela grande variedades e soluções oferecidas para os clientes. (DIAS,1996).

Esse trabalho mostra como é feita à administração de estoques, quando os produtos são acabados, e mostra como esses estoques são controlados, quem são os fornecedores, o transporte, o custo, a função de compras, a armazenagem, o sistema de informação, enfim todo processo desde a fábrica até a venda desses produtos.

O Boticário, contagia, cria relações, encanta, conquista seus clientes pela diversificação em seus produtos e também no atendimento diferenciado. Por meio de seus produtos, de suas lojas e de suas relações com consumidores, colaboradores, sociedade, mercado e meio ambiente, o Boticário expressa seus ideais de beleza.

Desde quando surgiu a primeira fórmula criada na pequena farmácia de manipulação, no final da década de 70, o Boticário já entendia o que as pessoas buscavam em seus produtos. Esta sensibilidade somada à inspiração, ousadia, inovação e visão empreendedora levaram a empresa a conquistar o respeito do mercado e a admiração e confiança dos consumidores.

Com mais de 600 produtos no portfólio, sendo eles: perfumaria, cremes, loções e maquiagem, o Boticário oferece soluções completas de beleza e encanta consumidores em todo o mundo.

Na visão do Boticário, o meio ambiente é também um expoente de beleza. Por isso, em 1990, foi criada a Fundação O Boticário de proteção à natureza que, com a criação do grupo boticário, em 2010, passou a se chamar Fundação Grupo boticário de Proteção à Natureza. A organização sem fins lucrativos, tem como missão promover e realizar ações de conservação da natureza.

Hoje, o Boticário é a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, com mais de 3000 lojas no Brasil e presença em outros 10 países com aproximadamente 600 pontos de venda e 70 lojas exclusivas. Tem cerca de 1700 colaboradores diretos, e mais de 900 franqueados e também geram aproximadamente 16 mil empregos diretos e indiretos na rede de lojas. (O BOTICÁRIO, 2011).

Tudo isso porque o Boticário realmente acredita que quando as pessoas se sentem mais bonitas, tudo fica mais vibrante, alegre, colorido e o mundo todo fica mais belo.

2 A HISTÓRIA DO BOTICÁRIO: FÁBRICA

Foram dois farmacêuticos, no ano de 1977, recém-formados, com ambição e empreendimento por um negócio próprio, que abriram uma pequena farmácia de manipulação, numa estreita e tranquila rua da parte histórica de Curitiba: a Rua Saldanha Marinho, Nº 214. O estabelecimento recém-aberto chamava-se “O Boticário”. A farmácia com sua organização, aparência, matérias-primas naturais da mais alta qualidade, a personalização de atendimento, a atenção ao cliente, já refletiam ser uma marca de sucesso.

O movimento de clientes para conhecer as suas receitas dermatológicas, ainda era pequeno e a ociosidade de tempo passou a ser preenchida com pesquisas de perfumaria e cosméticos, mediante constatação no mercado de que as pessoas estavam começando a aderir a uma onda de naturalismo.

Os produtos pioneiros em vendas foram os desenvolvidos à base de Algas Marinhas. Estes estrategicamente expostos na sala de espera da farmácia, começaram a despertar o interesse de clientes, sendo rapidamente aceitos.

O compromisso com a qualidade e a real satisfação das necessidades dos consumidores teve como recíproca, perante o público, a disseminação de elevados conceitos, transformando o conhecimento daquela farmácia em a loja O Boticário para todo o Brasil e até mesmo além de nossas fronteiras.

Miguel Krigsner já havia criado aquela que seria a essência de O Boticário, ele foi muito visionário e empreendedor, sempre à frente de seu tempo, conseguiu transmitir as suas equipes a alma do negócio desde o inicio, e hoje mais de 10 mil colaboradores fazem parte dessa empresa em todo o Brasil. Foi desta forma que O Boticário conquistou o público e cresceu através de seus produtos inovadores, com uma rede de lojas de alcance mundial, relações éticas com parceiros e a comunidade e também a prática constante da responsabilidade social.

Segundo O Boticário (2011), inovou e foi pioneiro no sistema de franchising no país:

A palavra “franquia” teve sua origem durante a Idade Média na França. Na época do feudalismo, existiam as cidades “francas”, onde havia livre circulação de pessoas e bens, que não precisavam pagar taxas e impostos ao poder central e/ou à Igreja sendo chamadas de franche ou franchise. O verbo franchiser significa concessão de um privilégio ou autorização, o que abolia o estado de servidão dos servos e camponeses, havendo senhores feudais que ofereciam letters of franchise (cartas de franquia) as pessoas gradativamente; a palavra franchise passou a ser empregada para caracterizar um direito ou privilégio concedido pelo soberano ou monarca (suseranos) a nobres (vassalos) que deviam cuidar de determinadas regiões e por serem licenciados, tinham o direito de cobrar taxas dos servos. Parte deste valor era repassada a corte em troca de proteção que devia ser garantida pelos vassalos, tirando dos reis a responsabilidade de proteger o território de seus inimigos e garantir a ordem local.

Hoje em dia com a evolução da sociedade, a palavra franchise corresponde ao direito concedido a uma pessoa ou grupo para comercializar produtos ou serviços de uma empresa em determinado território.

O franchising é atualmente um dos canais de distribuição mais utilizado por empresas que desejam ampliar seus mercados e padronizar a qualidade de seus produtos. (O BOTICÁRIO, 2011).

Hoje, as lojas são um modelo de modernidade, brasilidade e elegância.

Na sede da fábrica, em São José dos Pinhais/PR, O Boticário desenvolve produtos para possibilitar a cada pessoa expressar a sua beleza, valorizar a sua personalidade e conquistar o seu bem-estar. Cada produto é um instrumento promotor de autoestima,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com