TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boticario

Pesquisas Acadêmicas: Boticario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  1.055 Visualizações

Página 1 de 7

A definição da “CIM” é o desenvolvimento da comunicação estratégica organizacional junto ao mercado, promovendo, posicionando e divulgando produtos, serviços, marcas, benefícios e soluções.

Tem como base um sistema gerencial integrado, utilizando como ferramenta o composto de comunicação não propaganda, publicidade, assessoria de imprensa, promoção de vendas, patrocínios, venda pessoal, internet, marketing direto, eventos culturais e relações publicas. Busca atingir, com a utilização holística de todos os elementos deste composto, uma comunicação eficaz por parte do emissor junto ao seu consumidor alvo.

As principais características da “CIM” são:

A primeira diz respeito ao comportamento, pois um dos objetivos consiste em afetar o comportamento do público das comunicações. Isso significa que a comunicação de marketing deve fazer mais do que apenas influenciar a consciência de uma marca. A aplicação bem-sucedida da CIM exige que os esforços provoquem uma resposta comportamental, ou seja, que leve as pessoas à ação.

A segunda característica-chave da CIM é que o processo começa com o cliente ou prospecto e, então, retorna para o comunicador da marca. Para ele,o processo de CIM evita uma abordagem de dentro para fora na identificação de métodos de contato e veículos de comunicação e, em vez disso, inicia como cliente para determinar os métodos de comunicação que melhor atendem às necessidades de informação do cliente e o motivem a comprar a marca.

Já a terceira característica trata sobre o uso de toda e qualquer forma de contato. Esse terceiro elemento reflete a disposição de usar qualquer meio de comunicação para alcançar o público-alvo, em lugar de assumir um pré-compro-metimento com um único veículo.

A quarta característica é gerar sinergia. Todos os elementos de comunicação devem falar uma linguagem única para se atingir uma imagem de marca forte e para levar os consumidores à ação. A falha na coordenação de todos os elementos de comunicação pode resultar em mensagens contraditórias ao consumidor, implicando esforços duplicados.

A quinta e última característica da CIM é a crença em que comunicação de marketing de sucesso exige a construção de um relacionamento entre a marca e o cliente.

A importância da “CIM” para a empresa é muito grande, pois é apartir dela que se pode fazer um planejamento mais completo para a mesma, sendo um planejamento de vendas, propaganda ou Marketng.

A “CIM” abrange varias formas de comunicação com características próprias de cada uma. Sendo elas:

Propaganda: Qualquer forma paga de apresentação e promoções não pessoais de ideias, mercadorias e serviços por um anunciante identificado.

Promoção de Vendas: Uma variedade de incentivos a curto prazo para encorajar a experimentação ou a compra de um produto ou serviço.

Relações Publicas: Uma variedade de programas elaborados para promover ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos.

Marketing Direto: Utilização de correio, telefone, internet para se comunicar diretamente com clientes específicos e potenciais ou lhes solicitar uma resposta direta.

Vendas Pessoais: Interação pessoal com um ou mais compradores potenciais visando apresentar produtos ou serviços, responder perguntas ou tirar pedido.

Eu no papel de consumidora vejo a empresa O Boticário realizando com relação a Propaganda, Promoção de Vendas, Relações Publicas, Marketing Direto e Vendas Pessoais:

Propaganda: A empresa está investindo pesado em propaganda, pois fechou um pacote de campanhas no horário nobre da Rede Globo por 50 milhões de reais.

Promoção de Vendas: A criação de produtos que custavam até 50% mais barato que as linhas de entrada dos concorrentes.

Relações Publicas: A criação de três novas unidades de vendas de seus produtos, lançamento de 1500 novos produtos.

Marketing Direto: Colocação de vendedoras porta em porta, a colocação de lojas em cidades com 20.000 habitantes.

Vendas Pessoais: A criação do primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento.

Os principais fatores que levaram a empresa analisada a chegar ao sucesso foram em primeiro lugar foi ter a percepção de uma ausência que havia no mercado da época, a colocação de lojas em pontos estratégicos para que os próprios clientes fizessem uma propaganda boca a boca, outra boa escolha, porém arriscada para a época foi à criação de franquias, que possibilitou o crescimento da empresa e torna-la sólida.

No momento da criação acredito que não houve uma pesquisa de mercado, pois o criador do O Boticário não tinha certeza do sucesso do seu produto inicial, mas após perceber que seu negocio começou a dar certo a empresa deve ter feito alguma pesquisa de mercado para saber as necessidades existentes para a criação de novos produtos.

A empresa usou inicialmente como ferramenta de marketing, uma boa localização de sua loja em um aeroporto, pois ali passam pessoas de todos os lugares inclusive do exterior, fazendo com que seus próprios clientes fizessem uma propaganda boca a boca em suas cidades de origem. Após houve pesquisa de mercado para se saber o que seus clientes desejariam, podendo desta forma variar seu negócio para aumentar ainda mais seu mercado consumidor, com produtos acessíveis a todas as classes sociais.

O Boticário leva em consideração os diferentes aspectos do mercado nacional, pois viu aqui um excelente local para a expansão de seus negócios, pois como aqui é um país de diferente poder aquisitivos, possui produtos para todas elas se tonando a primeira opção de compra dos consumidores.

A não abertura do capital ao mercado de ações deve-se ao bom planejamento feito a mais de três décadas com um pensamento em longo prazo, a boa preparação de seu sucessor e um bom grupo de diretores, mantendo assim uma empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com