TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Boticario

Pesquisas Acadêmicas: O Boticario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  1.116 Visualizações

Página 1 de 7

Atualmente as pessoas buscam cada vez mais produtos que proporcionem conforto e bem estar. Pensando nisso a empresa O Boticário busca por meio de seus produtos, de suas lojas e de suas relações com os consumidores, colaboradores, sociedade, mercado e meio ambiente expressar seus ideais de beleza. A empresa comercializa mais 600 produtos no seu portfólio entre perfumes, cremes, loções e maquiagem. Oferecendo ao cliente não apenas produtos, mas sim soluções completas de beleza.

O Boticário teve sua primeira fórmula em 1977 e abriu sua primeira franquia em 1980, sendo hoje a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, com mais de 2.800 lojas no Brasil e presença internacional em 1.000 pontos de venda e 73 lojas exclusivas em 15 países. A estrutura da loja proporciona uma agradável experiência de compra aos consumidores oferecendo modernidade e inovação de produtos e serviços. A empresa criou a Fundação O Boticário de Proteção a Natureza, uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. A franquia, ou sistema franchising, é um método de distribuição e comercialização em que o franqueado tem o direito à concessão para uso e comercialização de nome, produtos e/ou serviços e a marca de outra empresa, já bem conhecida e estabelecida no mercado. O franqueado recebe treinamento, assistência técnica, maquinário e produtos para seu negócio, e em troca paga a taxa de adesão, também denominada taxa de franquia, e os royalties, uma remuneração em contra partida à cessão e manutenção dos direitos de franquia ao franqueado. O plano de negócio para abrir uma franquia do O Boticário no Brasil é necessário um investimento a partir de R$ 250.000,00, tendo um prazo de retorno de 18 a 36 meses, a um faturamento médio de R$ 70.000,00 por mês e lucratividade de 8 a 10% do faturamento bruto. A taxa mensal de franquia é de até 38% sobre compras.

Apenas em 2012, lançou 1 500 novos produtos — o triplo de sua média histórica. Nos últimos anos, a empresa já havia criado produtos inovadores, como um perfume feito de vinho que é armazenado em barris de carvalho dentro da fábrica (o perfume é hoje o produto mais vendido pela empresa). Agora, lançou cremes e sabonetes mais inusitados, com cheiro de bebidas como mojito e piña colada. Em 2012, o Boticário começou a construir seu primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento — antes, as equipes de inovação ficavam espalhadas pela empresa. A questão ambiental tem sido usada como alicerce para o desenvolvimento da imagem da empresa e da marca O Boticário. A identificação da marca O Boticário com o meio ambiente levou à criação da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, que tem por objetivo financiar projetos relacionados à pesquisa e proteção da vida silvestre, áreas verdes e unidades de conservação. Dentre suas atividades, a Fundação avalia e aprova projetos ligados ao meio ambiente com o auxílio de consultores de áreas multidisciplinares, e ainda desenvolve projetos de educação ambiental, realizando parcerias com entidades internacionais.

Apesar do foco na questão ambiental, a empresa também realiza outras atividades correlatas como a adoção de tratamento dos efluentes gerados em seu processo de fabricação, estabelecimento de um padrão na conduta de seus fornecedores para atender às necessidades de preservação e respeito à natureza, colaboração com o cultivo das plantas em extinção, participação em projetos que abrangem outros setores da sociedade e ainda, desenvolvimento de programas sociais específicos para seus funcionários.

A preocupação com o ambiente é uma orientação estratégica validada pelo setor em que a empresa atua, uma vez que a indústria de perfumaria e cosméticos utiliza matérias primas oriundas da natureza para a fabricação dos produtos. Esse fato está sendo intensificado pela demanda crescente por produtos à base de ingredientes naturais.

Por outro lado, a associação da imagem de O Boticário à natureza também valoriza aspectos em que o Brasil é reconhecido internacionalmente, devido a sua biodiversidade e riqueza natural. Essa associação pode ser benéfica, inclusive, para a expansão da rede de franquias no mercado externo, pois em alguns países, principalmente nos mais desenvolvidos, os consumidores se importam com a questão ambiental - tendência que também começa a ser verificada no Brasil. A marca O Boticário, cujo nome significa “O Farmacêutico”, ou seja, aquele que prepara e dispensa fórmulas medicamentosas, é acompanhada pelo slogan “Natural do Brasil”, que também faz menção à causa ambiental e à idéia de pertencer ao Brasil. Além disso, a temática do meio ambiente é bem aceita, de uma forma geral, por todos os grupos de consumidores, o que está de acordo com a lógica da empresa de trabalhar seus produtos para diversos segmentos de mercado, dentre os quais encontram-se homens, mulheres e crianças de diferentes classes sociais.

Mesmo que as ações de marketing estejam focadas na comunicação dos produtos e de seus atributos tangíveis, a percepção da marca pelos consumidores continuará a ser norteada pela idéia de preservação ambiental, pela sua forte associação a essa causa.

A comunicação das ações sociais - O Boticário utiliza uma variedade de ferramentas em sua comunicação, dentre as quais a propaganda, a publicidade e relações públicas, a promoção de vendas e mais especificamente o merchandising, o marketing direto e a venda pessoal.

Em sua propaganda, O Boticário utiliza mídias variadas, como outdoors, veículos impressos e televisão. Elementos ligados ao meio ambiente são bastante evidenciados nas propagandas da empresa, porém não se verifica a divulgação da causa social adotada e da Fundação O Boticário de Preservação da Natureza. Assim, é possível dizer que a preservação ambiental não é abordada diretamente na propaganda, apesar dessa ferramenta utilizar recursos como imagens, cores e temas de campanhas associadas à natureza.

Já na publicidade, a questão ambiental é muito presente. É possível verificar uma série de notícias que relacionam O Boticário às suas ações sociais. A publicidade, como uma forma não paga de divulgação, tem sido uma importante ferramenta de comunicação, conferindo maior credibilidade às informações passadas ao público. A idéia de preservação do meio ambiente tem proporcionado espaços na mídia à empresa, principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com