TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIstória Do Desenho Técnico

Trabalho Universitário: HIstória Do Desenho Técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 6

Objetivo Geral

O desenho é uma forma de representar graficamente visões, formas e ideias, podendo ser executado a mão livre ou por meio de instrumentos e aparelhos especiais. O desenho livre, aquele praticado pelos artistas, distingue-se do desenho técnico que segue normas de representação gráfica de entendimento internacional. A normalização do desenho surgiu como estratégia de padronizar as representações gráficas de modo que as soluções propostas possam ser entendidas.

O desenho é a arte de representar graficamente formas e ideias à mão livre, sob a forma de um esboço, ou com o auxílio de instrumentos, com a observância de certas normas. O desenho técnico torna-se assim, o elemento de expressão e comunicação, ou de ligação, entre o projeto (concepção) e a execução.

Para Ulbricht** o desenho técnico é uma linguagem de expressão gráfica que permite a transmissão de informações técnicas entre indivíduos.

O desenho técnico é a única forma eficiente e segura de transmitir ideias e soluções para os projetos de qualquer ramo das engenharias. Por isso, os currículos dos cursos de engenharia possuem esta disciplina em sua programação.

A disciplina de Desenho Técnico, mesmo fazendo parte das matérias do básico das engenharias, é uma ferramenta imprescindível para formação profissional dos engenheiros que utilizam o desenho para criar, transmitir, interpretar e analisar informações.

Os fundamentos do desenho técnico são universais. Ou seja, independem da cultura e das legislações dos países, de forma a facilitar a globalização do conhecimento. Por isso, o conhecimento das normalizações que rege a disciplina de desenho técnico complementará a formação do engenheiro.

**ULBRICHT, S.M. Análise dos conceitos fundamentais do desenho técnico face a implementação parcial de um modelo teórico de ensino inteligente auxiliado por computador.1992. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 1992.

História do Desenho Técnico

No estudo da história da arte, vemos que anteriormente, um objeto era facilmente representado por formas planas e nas mais variadas situações os homens pré-históricos reproduziam objetos ou seres reais nas paredes das cavernas.

Para os egípcios e os maias, a realidade era retratada por meio de desenhos mais avançados e em suas formas de escrita buscaram detalhar.

À medida que as civilizações foram evoluindo com a escrita, houve o surgimento do alfabeto e os desenhos começaram a se assemelhar com as fotografias. Surgem os primeiros desenhos técnicos, por volta do Renascimento. Mas, de acordo com registros históricos, o primeiro uso do desenho técnico consta no álbum de desenho da Livraria do Vaticano, no ano de 1490, o desenhista Giuliano de Sangalo já usava planta e elevação.

No século XVII, o matemático e desenhista francês Gaspar Monge (1746-1818) criou um sistema utilizado na engenharia militar com o uso de projeções ortogonais, ou seja, um sistema capaz de representar as três dimensões de um objeto, com precisão, em superfícies planas.

Esse sistema foi publicado em 1795, cujo título era “Geometrie Descriptive ou Geometria Descritiva”, conhecida como método de monge ou geometria mongeana, é usado como a base da linguagem do desenho técnico. Essa geometria passou a retirar a expressão artística do desenho, caracterizando-o com uma linguagem técnica e precisa. Sua metodologia consiste em utilizar a épura (técnica capaz de representar o volume de um sólido) para visualizar objetos situados no infinito.

Por volta do século XIX, com a Revolução Industrial, a Geometria Descritiva precisava ser normalizada para que a comunicação pudesse ser feita em nível internacional. Assim, a Comissão Técnica TC 10, da International Organization for Standardization – ISO cumpriu esse papel e tornou a Geometria Descritiva a principal forma de linguagem gráfica da engenharia e da arquitetura, sendo chamada de desenho técnico.

Desenho Técnico e a Engenharia

Na engenharia, boas ideias são representadas por meio de desenhos técnicos, que simplificam cálculos, fórmulas, estudos econômicos, riscos do empreendimento, etc. Aquilo que deve ser construído, representado ou executado é mostrado por meio de gráficos ou diagramas que resumem todo o estudo.

Mesmo com o desenvolvimento da tecnologia, o estudo do desenho técnico é essencial para um engenheiro, pois é a partir dele que serão desenvolvidas habilidades transmitidas por meio de muito treino e do professor. Você desenvolve o raciocínio, proatividade, a organização e capacidade de entender formas geométricas.

Tipos de Desenho Técnico

O desenho técnico pode ser dividido em dois grupos:

Desenho projetivo, aqueles provenientes de projeções do objeto, em um ou mais plano, correspondentes às vistas ortográficas (figuras de projeções ortogonais sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com