TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEM PENSAMENTO E CULTURA

Trabalho Universitário: HOMEM PENSAMENTO E CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  925 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE

CÂMPUS XAVIER MAIA

Curso de Técnico em Multimeios Didático - Pro funcionário

A VALORIZAÇÃO DO HOMEM, DO PENSAMENTO E DA CULTURA

Maria Lenilza Nunes da Silva

Rio Branco

2014

HOMEM PENSAMENTO E CULTURA

1 BREVE RELATO PESSOAL

Esta disciplina terá uma grande importância para a minha rotina no trabalho, pois utilizarei todas as ferramentas que são transmitidas nas aulas. Buscarei obter mais informações para aprofundar meus estudos. Este memorial descritivo tem como objetivo apresentar a minha trajetória do curso técnico na disciplina de Homem, pensamento e cultura. Para elaborá-lo, levei em conta os encontros nas aulas presenciais que envolveram o desenvolvimento dos meus estudos. Além, de considerar este memorial um trabalho auto avaliativo, acredito que ele será um instrumento confessional das minhas possibilidades de concretizar o meu desejo de cumprir mais uma etapa intelectual de minha vida.

2 EXPECTATIVA PARA O MÓDULO

As minhas expectativas na disciplina é obter conhecimento da importância do homem na contribuição no pensamento e na cultura, e de como colocar em prática o aprendizado na rotina do trabalho. Este memorial é de suma importância na ação dos princípios da organização da humanidade. O presente documento foi elaborado com o intuito de organizar e relatar as atividades da disciplina Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica, do Eixo Pedagógico do curso Profuncionário – Técnico em Multimeio Didático Escola.

3 Assuntos Abordados.

Foi abordado sobre os funcionários que constituem as escolas públicas, a estrutura e a organização da educação básica pública no Brasil, enfocando as mudanças entre a escola do passado e a escola de hoje, pois a maior obrigação da escola é educar e sabemos que ela é um dos fatores responsáveis pela transformação e evolução da sociedade. Ela ajuda os educandos a “abrir os olhos” no sentido de perceberem e defenderem seus direitos perante a sociedade, proporcionando-lhes uma maior visão acerca do que compete a eles desenvolver na sociedade em que estão inseridos.

Na sequência, tivemos o estudo sobre o início da organização dos funcionários da educação, fazendo um comparativo entre o período da ditadura militar e o momento posterior a Constituição de 1988. Foi identificado o papel dos funcionários na tomada de decisões: Projeto Político Pedagógico, Regimento Interno e Gestão democrática. O P.P.P. preocupa-se em propor uma forma de organizar o trabalho pedagógico visando uma superação dos conflitos, buscando rechaçar as relações competitivas, corporativas e autoritárias. Na tentativa, de acabar com a rotina do mundo interno da instituição. Entretanto, é necessário entender que o P.P.P. da escola, oferecerá caminhos indispensáveis à montagem do trabalho pedagógico, que engloba o trabalho do docente na ação interna da sala de aula já ressaltado acima.

É plausível termos bem claro que um dos pontos centrais do P.P.P. é sem dúvida a preocupação com a forma que se processa o ensino na sala de aula, na intenção de formar cidadãos capacitados e que possam sem maiores problemas interagir na vida socioeconômica, política e cultural do país. Para que isso de fato ocorra, é necessário que os profissionais ligados à educação estejam continuamente inovando seu modo de ensinar e continuem sempre aprimorando seus conhecimentos. Aqui, todos somos convidados a canalizar o olhar para a importância do tempo na organização do trabalho pedagógico. E o que constitui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com