TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem Pensamento E Cultura

Artigo: Homem Pensamento E Cultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO IFMT

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO- -MT

CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO POLO DE MATUPÁ

POLO PRESENCIAL DE TERRA NOVA DO NORTE

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO

PROJETO MÓDULO 03

DISCIPLINA: Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica.

CONHECENDO ATRAVÉS DA HISTÓRIA DE COLONIZAÇÃO AS FESTAS CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE TERRA NOVA DO NORTE-MT

TERRA NOVA DO NORTE-MT

OUTUBRO, 2013

CONHECENDO ATRAVÉS DA HISTÓRIA DE COLONIZAÇÃO AS FESTAS CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE TERRA NOVA DO NORTE-MT

INTRODUÇÃO

Sentindo a necessidade de conhecer a cultura do município de Terra Nova do Norte, assim como abranger um pouco sobre o estado de Mato Grosso, visando também resgatar raízes e valores já esquecidos ou não conhecidos ainda por nossas crianças, assim como também compartilhar com a comunidade Terranovense histórias e acontecimentos da formação do município. O presente trabalho pretende apresentar aos leitores a cultura do município enfatizando fatos históricos e característicos tanto do estado quanto do município.

Com base no livro Mato Grosso e seus Municípios, o município de Terra Nova do Norte é situado na região norte no estado de Mato Grosso que é um dos outros 27 estados brasileiros, fundado no ano 1719, sendo que o mesmo forma a região Centro-Oeste juntamente com os estados de Goiás e Distrito Federal. Atualmente o estado conta com 3 milhões de habitantes, e possui a terceira maior extensão territorial do país com 903 mil Km. Um fato derivação do nome Mato Grosso é mesmo no sentido literal da palavra, pois, havia nessas terras um mato muito alto e expeço.

Com base no livro Programa Conheça Sua Cidade, Terra Nova do Norte é um município do estado de Mato Grosso e foi emancipada no dia treze (13) de Maio do ano de 1986, está situado no norte do estado cerca de 700 km da capital Cuiabá, faz divisas com os municípios de Nova Santa Helena, Nova Guarita, Marcelândia e Peixoto de Azevedo. Terra Nova do Norte foi colonizada e formada pelos povos gaúchos expulsos de suas terras no Rio Grande do Sul, por volta do ano de 1978, onde seria implantado o Projeto Terra Nova I e Projeto Terra Nova II, vindo inúmeras famílias de locais como: Nonoai, Miraguaí, Xanxerê, Planalto, Tenente Portela, Guarita, Minuano, Charrua, e outras, no qual podemos constatar as agrovilas que formam a zona rural do município, muitas têm o nome derivado do local de onde vieram os colonizadores, ressaltando ainda que, nesse momento de colonização Terra nova do Norte era distrito de Colíder, e apenas em 13/05/1986 pela Lei nº 4.995 sancionada pelo governador na época Júlio Campos que foi então elevada como município.

Não existe cultura sem as pessoas. Nenhuma cultura é melhor ou mais correta do que outra, existe sim inúmeras variedades e diferenças culturais. Lembrando que diferença não é sinônimo de negatividade, e sim de variedade, assim podemos aprender muito com as diferenças, enfatizar que cada região tem sua própria cultura. Muito já se ouviu falar em “Herança Cultural” que é devido à cultura passada de geração para geração. De acordo com o livro módulo 3 “Homem Pensamento e Cultura: abordagem filosófica e antropológica”, do curso profuncionário, quando uma pessoa ou grupo enfatiza que só sua cultura é correta perante as demais, é chamado de etnocentrismo. Desde o nascimento os indivíduos aprendem a viver em uma cultura de outras gerações. Não se pode esquecer que a cultura muda no decorrer em que as práticas sociais mudam segundo Dante Diniz Bessa (pág. 21):

Em primeiro lugar, cultura pode ser entendida num sentido bem amplo como o conjunto de práticas pelas quais homens e mulheres agem e transformam o que está na natureza, tornando-se corresponsáveis com a natureza pelo mundo humano e pela humanidade que constroem.

Segundo, quer dizer que cultura é a forma de viver dos humanos em grupos sociais e, ao mesmo tempo, a forma de viver em grupos sociais específicos.

[...] Assim, um terceiro significado é o de que cultura é o conjunto de conhecimentos, de valores, de crenças, de ideias e de práticas de um grupo social, ou de um povo, ou de uma época.

Contudo a cultura é a forma de adaptação e vivência dos seres humanos em geral. São as diferenças dos indivíduos no modo de agir, de falar, de viver, de se desenvolver e sobreviver no mundo.

OBJETIVOS

- Conhecer a cultura do município de Terra Nova do Norte-MT

- Relatar a história da formação do município de Terra Nova do Norte-MT

METOLOGIA

Para realização desta pesquisa, serão utilizadas três etapas sendo elas: Pesquisa e artigos da internet; Leitura do módulo3 “Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica”; informações obtidas junto à comunidade; e Busca de referencial bibliográfico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante das informações que obtivemos foi possível desenvolver o projeto, conhecer a formação de nosso município e falar um pouco de cada cultura existente em nosso município. Foi possível constatar que mesmo nos dias de hoje a cultura e os costumes permanecem e são passados de geração em geração.

A cultura Terranovense é variada, no entanto é oriunda dos povos Gaúchos vindos do Rio Grande do Sul para colonização do município. Dentre as culturas podemos destacar alguns eventos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com