TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem, Pensamento E Cultura: Abordagem Filosófica E Antropológica

Pesquisas Acadêmicas: Homem, Pensamento E Cultura: Abordagem Filosófica E Antropológica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  3.063 Visualizações

Página 1 de 5

Homem, Pensamento e Cultura: Abordagem Filosófica e Antropológica

O devir humano significa crescimento, é estar sempre se modificando. A cultura é um conjunto de práticas, onde homens e mulheres agem sobre e transformam oque está na natureza, a cultura diferencia homens e mulheres de seres.

A cultura é a forma de viver dos seres humanos em grupos sociais, é um conjunto de conhecimentos de valores, crenças e idéias. A cultura é esse conjunto, no qual estamos sempre em evolução.

O Etnocentrismo é a supervalorização de uma cultura onde se acredita que ela é a única correta, é responsável por muitos conflitos sociais entre etnias, gêneros, religiões, gerações, grupos religiosos, preconeitos contra à diferença em relação ao outro. A diversidade cultural é uma mistura de culturas diferentes, onde grupos sociais se diferenciam na construção da humanidade.

A escola tem a extraordinária tarefa social de criar condições educativas para que as pessoas possam construir e descontruir o mundo já construído, é um espaço em que homens e mulheres constroem e descontroem culturas. A escola em sua tarefa social educa tanto para a obediência aos padrões de comportamentos sociais como educa para um posicionamento crítico e autônomo em relação a esses mesmos costumes.

A linguagem é um sistema simbólico, é um elemento constituinte do humano, com ela homens e mulheres expressam seus sentimentos e pensamentos, comunicam-se uns com os outros. Temos a linguagem verbal e não-verbal onde podemos nos expressar através de sinais, gestos, desenhos, cores e a verbal em diversas línguas faladas e escritas no mundo. O diálogo é educativo quando dialogamos com um aluno sobre o que ele pensa, sobre o recreio, onde leva você a ter uma visão do aluno, do recreio e de você mesmo.

Vamos falar agora sobre a origem e o siginificado da palavra trabalho, onde a origem está no substantivo da língua tripalium, que tem a ver com sacrifício, com a dor, sofrimento. Entre os antigos gregos, o trabalho era relacionado com a escravidão, entre os romanos o trabalho seria uma espécie de castigo, punição, entre os cristãos na idade média era associado à dor, ao sofrimento e a servidão, para os gregos o trabalho era símbolo de exclusão social, as pessoas que dependiam do trabalho não participavam da vida pública. Já na modernidade, o trabalho é realizado como prática cultural pela qual o homem passa a ser dono do seu nariz, ganhando liberdade e fazendo sua própria história pelo trabalho. O trabalho não é mais trabalho, é uma função social, passa simplesmente a cumprir uma função cujo fim ele desconhece, não tem consciência, essa falta de consciência de homens e mulheres no trabalho simplificadamente, você pode chamar de alienação. Homens e mulheres passam a se comportar corretamente e a valorizar os comportamentos e ações dos outros e sobretudo os seus próprios comportamentos e ações em relação aos outros.

Relatório de Pesquisa na Escola – Homem, Pensamento e Cultura

Em pesquisa realizada com professores de Português, descobri que há algumas atividades desenvolvidas como o Projeto de Leitura, Show de Talentos que tem como objetivo o desenvolvimento da linguagem e estímulo à leitura e desenvoltura do educando, na sala de aula se usa o Baú de contação de histórias e recontos, entre outros, voltadas para a linguagem e comunicação. As habilidades de desenvolvimento de linguagem oral e escrita são as mais exigidas no desempenho de função e atividades da escola.

Os funcionários usam a fala entre si mesmos, com os alunos, pois até porque a fala é uma forma de se expressar dentro e fora do grupo social de cada pessoa. E se orientam entre si mesmos e com os grupos, escrevem como forma de expressar conhecimentos, opinar, informar, discutir, debater, expor idéias e por necessidade. Existe os momentos de tenção e conflitos no mabiente escolar, pois opiniões e idéias se diferem. Para demonstrar a importância dos valores morais, podemos citar o momento de oração que é realizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com