TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HORARIO FLEXIVEL DE TRABALHO

Monografias: HORARIO FLEXIVEL DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 HORÁRIO FLEXÍVEL DE TRABALHO 4

3 QUESTÕES PROPOSTAS 7

4 RELAÇÕES INTERPESSOAIS 9

5 TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

O cenário do mercado de trabalho está passando por transformações em estruturas rígidas de companhias, e ainda sofre mudanças na visão de negócios. Várias empresas começaram a perceber, apesar do processo de flexibilização no trabalho não ser algo novo, que a visão off-line de gestão seja algo ultrapassado e que, de certa forma, interferem diretamente em seus resultados.

2 HORÁRIO FLEXÍVEL DE TRABALHO

No Brasil, algumas empresas utilizaram a flexibilidade e atingiram sucesso. Isso ocorreu porque os projetos, tarefas e prazos eram muito bem definidas e acompanhadas on-line por gestores capacitados a orientar, monitorar e subsidiar de conhecimento as equipes. Outro fenômeno constatado foi o nível de maturidade e responsabilidade da equipe por fazer acontecer os projetos do jeito acordado. As empresas que não tiveram tanto sucesso com a flexibilidade pecaram por não planejarem bem a “nova forma de atuar” e por utilizarem a flexibilidade como uma “moda” ou porque faltava mesmo espaço para todos os trabalhadores.

O que acontece geralmente são equipes que clamam por maior autonomia e depois não sabem utilizá-la. Soma-se a isso gestores que delegam de forma excessiva, sem desenvolvimento e acompanhamento das fases do projeto que levam aos resultados. Flexibilidade no trabalho exige um alto compromisso com a produtividade, quem implantar sem considerar essas questões terá prejuízo.

Ainda segundo Eduardo Ferraz, consultor em Gestão de Pessoas, o motivo pelo qual muitas empresas ainda possuem uma visão atrasada de gestão é o fato de temerem perder o controle. A gestão quer saber se o colaborador está conivente a qualquer situação ociosa, portanto, controlar o horário de chegada e saída, cobrar diariamente a demanda e manter pressão sob o funcionário são as formas mais corriqueiras de controle.

Durante décadas trabalhar em empresas estava predisposto o horário comercial das 8h00 às 18h00, relatórios semanais de entrega de trabalho e uma hora de almoço. Os centros urbanos São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, não suportam mais a quantidade de pessoas que se locomovem, sem qualidade e com estresse, ao trabalho. Avaliar mudanças de flexibilidade torna-se fundamental para garantir a saúde dos resultados das empresas, pois, quando se trabalha com diretrizes focadas nas necessidades atuais, os funcionários entregam resultados factíveis ao benefício disposto.

Para Ferraz no mundo corporativo a acomodação e a falta de disciplina são prejudiciais para o futuro dos negócios. “Entrar na zona de conforto por ser bem sucedido representa uma perigosa armadilha”, conclui.

Ao falarmos em flexibilidade, inicialmente é necessário refletir se somos capazes de mudar nossos planos ou mesmo de deixar de fazer uma tarefa quando as circunstâncias assim exigirem.

A flexibilidade é a capacidade de nos adaptar e conseguir trabalhar de forma eficaz nas mais distintas situações e com grupos de pessoas diferentes. Trata-se de uma qualidade que possibilita que a pessoa entenda e saiba valorizar as

diferenças entre pontos de vista diversos, adaptando seu próprio enfoque a um determinado cenário quando necessário.

Ser flexível é aceitar a realidade sem criar barreiras. É acolher as mudanças e responsabilidades que o seu papel venha a solicitar para que se mantenha sempre competitivo e atualizado. É estar disposto a, até mesmo, mudar suas próprias idéias muitas vezes ou seu enfoque perante uma nova situação e/ou informação ou uma evidência oposta, compreendendo as perspectivas e ideias provenientes de outras pessoas.

É também saber gerenciar as situações e colaboradores de forma que, em muitas ocasiões, você consiga refletir com discernimento e agir com profissionalismo e competência, aplicando procedimentos que se adaptem a uma determinada realidade para alcançar objetivos e metas globais da Organização.

Toda mudança de hábito e atitude exige um esforço gradual e constante. Por isso, se você deseja aumentar seu grau de flexibilidade, terá que empreender um determinado nível de esforço - grande, médio ou pequeno -, uma vez que nem todos nascem com a habilidade de se adaptar ao comportamento de outra pessoa. Esta é uma tarefa que se torna ainda mais importante e urgente para aqueles que ocupam posições de liderança, pois é fundamental saber tomar as decisões corretas em situações que na maioria das vezes apresentam facetas e matizes diversos, envolvendo o cumprimento de resultados e prazos estabelecidos pela Organização em que se trabalha.

É fundamental saber adequar planos, objetivos ou projetos à realidade que se apresenta em determinados momentos do nosso dia-a-dia, lembrando que são pessoas que conseguem realizar mudanças na Organização, sempre visando a melhoria de desempenho e, consequentemente, melhores resultados. É muito óbvio que não estou sugerindo que cada um saia por aí atirando de qualquer jeito para todos os lados ou fazendo coisas acontecerem sem que haja também uma atitude de trabalho que envolva a atuação de uma equipe participativa. Muitas vezes, a necessidade de refletir em meio a complexidade do nosso dia-a-dia poderá nos levar a fazer consultas aos nossos superiores e mesmo a nossos pares sobre idéias e percepções para que a decisão seja a mais adequada aos fatos que se apresentam. O mundo atual, com suas constantes transformações, faz com que as mudanças ocorram com alta freqüência.

Este aspecto vem fazendo com que a flexibilidade seja considerada uma das competências imprescindíveis para a admissão de profissionais em determinados níveis de uma Organização, especialmente para cargos que lidam com situações de certa complexidade. Esta busca acirrada das empresas por profissionais com esta qualificação se torna ainda mais contundente se observarmos a necessidade de se obter bons resultados fato num curto prazo e de manter as pessoas motivadas em suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com