TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HORÁRIOS FLEXÍVEIS DE TRABALHO

Trabalho acadêmico: HORÁRIOS FLEXÍVEIS DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 9

HORÁRIOS FLEXÍVEIS DE TRABALHO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................3

2 HORÁRIOS FLEXÍVEIS DE TRABALHO 4

2.3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E AS NOVAS GERAÇÕES 5

2.4 TRABALHAR EM CASA OU NÃO, EIS A QUESTÃO. 6

3 ELEMENTOS DO PROCESSO DE GRUPO 7

3.1 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS 7

3.2 DESENVOLVIMENTOS DE EQUIPE 7

3.3 GRUPOS E EQUIPES 8

3.4 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E O TRABALHO EM CASA 8

4 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Na produção textual a seguir veremos como funciona o horário flexível de Trabalho, suas características principais, as vantagens e desvantagens, como as empresas estão implantando essa nova ferramenta e como ela tem feito a diferença dentro das organizações e na vida de seus colaboradores.

Mostraremos como a tecnologia da informação tornou esse novo modelo de trabalho possível. Trataremos também da importância de conhecer o funcionamento de grupos e equipes dentro da empresa, destacando a melhoria de relações. Assim como a discussão sobre a atual Era da Informação, onde a tecnologia ocupa um lugar bastante extenso e preciso e como é possível interligar todos esses fatores como o teletrabalho.

Através de pesquisas foi possível o desenvolvimento do trabalho o que sem duvida, serviu acréscimo em nosso aprendizado.

2 HORÁRIOS FLEXÍVEIS DE TRABALHO

O horário flexível pode ser definido como “uma modalidade de jornada flexível, onde o empregado, respeitando um determinado horário de presença obrigatória, pode configurar sua jornada de trabalho com entradas e saídas móveis; ou seja, entrando e saindo do trabalho antes ou depois, conforme o que for negociado pelas partes”.

No sistema de horário flexível há sempre um horário de trabalho comum para todos os empregados da empresa, chamado de horário núcleo (presença obrigatória), e os de presença opcional (períodos móveis), que são os momentos de início e término do trabalho, dentro de certos limites fixados pela empresa, sendo que o empregado é obrigado a cumprir integralmente o número de horas por dia (por exemplo, oito horas e meia).

Com o emprego dessa nova ferramenta, cada vez mais brasileiros estão conseguindo realizar um velho desejo: conciliar a jornada de trabalho com os compromissos e as necessidades da vida pessoal. O privilégio de passar na academia de ginástica antes do expediente, dar uma escapadinha no meio da tarde para ir ao dentista ou sair mais cedo para buscar os filhos no colégio deixou de ser exclusividade dos profissionais liberais, dos patrões ou de executivos em cargos muito elevados. Grandes companhias estão percebendo que abolir a rigidez nos horários de entrada e de saída aumenta a satisfação dos funcionários e pode ser uma providência fundamental para atrair e manter os bons profissionais.

De acordo com a pesquisa da Hewitt Associates, uma das principais consultorias de recursos humanos do mundo, a tendência está se espalhando rapidamente e já atinge, em graus variados e em departamentos diferentes, 73% das maiores empresas instaladas no Brasil. É um número próximo ao dos Estados Unidos, onde o porcentual de companhias que oferecem o benefício saltou de 50% para 80% nos últimos dez anos.

Haja vista que, essa implantação é inúmera, como por exemplo; sem as amarras do relógio, o colaborador passa a se dedicar para cumprir as tarefas às quais se comprometeu em vez de se esforçar para terminar a jornada de trabalho diária. Por isso mesmo, os profissionais liberais e aqueles que trabalham com tecnologia são os mais beneficiados pelos horários de trabalho diferenciados.

Portanto, estima-se que um número cada vez maior de companhias evolua para formas mais sofisticadas de flexibilidade, permitindo que os funcionários trabalhem parte do tempo em casa ou reduzindo a jornada semanal para quatro dias. "A geração que está entrando agora no mercado tem outra mentalidade e vai fazer o máximo para encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal", diz Andrea Huggard-Caine, da Hewitt. "Afinal, quem viu os pais trabalharem feito louco a vida toda para ser demitidos aos 50 anos não quer repetir o erro."

2.1 VANTAGENS DO HORÁRIO FLEXÍVEL

No ponto de vista das empresas, as principais mudanças percebidas com a implantação do Horário Flexível foram o aumento da produtividade individual, a redução do número de faltas e atrasos, o aumento da capacidade de concentração e diminuição dos acidentes de trabalho, além da diminuição da necessidade de horas extras, devido ao melhor acoplamento dos horários às necessidades de produção.

No ponto de vista dos trabalhadores, as maiorias não se sentem ligados por meio de programação e com a implantação do horário flexível eventualmente promove maior entusiasmo para trabalhar entre eles. •.

2.3 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E AS NOVAS GERAÇÕES

A humanidade está vivendo sua terceira revolução, que é a chamada Revolução da Informação. A imagem dessa nova era se concentra em tecnologias de hardware, produção em massa, estreitos modelos econômicos de eficiência e competição, e é mais uma extensão de ideias e métodos industriais do que um novo estágio no desenvolvimento humano, ou seja, "ou o administrador gerencia mudanças, ou não administrará nada!"

As empresas modernas estão se tornando gestoras de conhecimentos para ajudá-las a se transformar continuamente e sobreviver às mudanças tão rápidas que vêm ocorrendo no ambiente empresarial. Para isso, é necessário a mudança do perfil do administrador, que, além de uma formação técnico-científica, deve ter uma formação humanística, interdisciplinar e sistêmica, levando a aprendizagem para todos os níveis organizacionais, através de novas Tecnologias de Informação, introduzindo, portanto uma nova concepção de administração nas organizações.

Para manter-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com