TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades Socionacionais

Por:   •  14/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

Referência:

https://escoladainteligencia.com.br/habilidades-socioemocionais-como-elas-impactam-no-futuro/

As Competências Socioemocionais

Muitos educadores e profissionais envolvidos com a psicologia estão se aprofundando na inteligência emocional e tentando entender cada vez mais esse fenômeno. É de amplo conhecimento que a dominação das emoções gera um autocontrole muito eficaz para dirigirmos nossa vida de forma a gerar mais progresso ao longo dela.

Chamamos de habilidades socioemocionais justamente essa capacidade de controlar o que sentimos. Assim, o relacionamento com outras pessoas e com si mesmo acontece de forma melhor, conseguindo atingir diversas metas - geralmente estabelecidas por nós mesmos - de forma mais produtiva e podemos até estimular nosso conhecimento.

Essa é uma competência muito importante para todos e sem ela falharíamos em várias tarefas imprescindíveis. Tomemos como exemplo um jovem que acaba de entrar na vida adulta e se tornar independente, começou os estudos no ensino superior, conseguiu seu primeiro emprego e se mudou para um apartamento. Esse rapaz passou a ter diversas responsabilidades que não estava acostumado, agora  ele precisa se policiar e dividir seu tempo conforme suas tarefas, também precisa economizar seu salário, já que ele é suficiente apenas para se sustentar e comprar os materiais da faculdade.  Logo nos primeiros meses ele se encontra nervoso porque não está conseguindo gerenciar essas situações, não se concentra totalmente nas aulas e se confunde nas tarefas do seu serviço.

Se nesse caso, o jovem conseguisse controlar suas emoções de forma inteligente, ele conseguiria programar suas atividades e se dedicar a cada uma delas no momento e intensidade certa. É por meio do desenvolvimento e da prática dessas habilidades socioemocionais que podemos analisar e nos dedicar inteiramente nos ambientes e situações necessários, mantendo a calma e a perseverança para realizá-las de forma correta.

A capacidade de estimular competências é mais fácil de se aprender desde a infância, entretanto muitos pais não compreendem isso e grande parte deles nem sequer acredita nessa possibilidade. Sendo assim, nunca é tarde para dialogar com si próprio e se educar emocionalmente, gerando assim mais sucesso em seu percurso em todos os âmbitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com