TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA TECNOLOGIA: O HAND TALK

Por:   •  11/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

A INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA TECNOLOGIA: O HAND TALK

F

(Fonte arial 14) - título

O aplicativo para smartphone e tablet que auxilia deficientes auditivos a interagir com o mundo ao seu redor.( fonte arial 12) 

Leonardo Ítalo Leal de Souza – 1751621

Lourinalda dos Santos Silva Dias – 1603083

Lucélia Ferreira de Araújo – 1649667

Luciano dos Santos Pereira – 813135  

Polo Balsas

[pic 1]

O Hand Talk é um aplicativo que traduz o português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o intuito de incluir deficientes auditivos cada vez mais na sociedade. O seu lançamento ocorreu em Julho de 2013 e ultrapassou a 10 milhões de traduções nos seis primeiros meses. Ele é comandado por um intérprete virtual que se chama Hugo, personagem em 3D que facilita a comunicação e interatividade entre pessoas surdas e ouvintes.

Em 2014, estimava-se que no mundo havia por volta de 200 milhões de pessoas com deficiência auditiva. De acordo com o Censo de 2010, no Brasil havia cerca de 10 milhões de pessoas com algum grau de deficiência auditiva. Das quais, 70% aproximadamente, não foram alfabetizadas em português totalmente, recorrendo a Libras para interagir. Eé justamente para essas pessoas e para quem os rodeia, que surgiu o Hand Talk.

Essa foi a ideia de três estudantes alagoanos, quando um deles, Ronaldo Tenório, que fazia faculdade de Publicidade, teve que desenvolver um projeto inovador para um trabalho de faculdade. Ele fez a tarefa, que no momento seria apenas um trabalho universitário. “Fiz o projeto, apresentei e acharam meio louco”, lembra. “Um dia eu consigo, pensei, mas não sabia quando e nem como”, conclui Ronaldo Tenório. E não pensou mais no assunto.  Formou-se, abriu uma agência de publicidade. Trabalhava em parceria com Carlos Wanderlau, que já tinha uma agência voltada para a programação. Carlos voltou de um curso de desenvolvimento de aplicativo e queria por em prática o conhecimento. Ronaldo Tenório lembrou-se, então, do seu projeto de faculdade e resolveu propor um teste. Desenharam um protótipo do aplicativo. Criando, assim, uma sociedade chamando Thadeu Luz, especialista em animação, para compor a sociedade.

[pic 2]A Hand Talk: Carlos Wanderlan, o boneco tradutor Hugo, Thadeu Luz e Ronaldo Tenório.

Premiada pela ONU, como um dos melhores negócios sociais do planeta, em 2014. Tem ajudado na educação de alunos deficientes auditivos, pois possuem parceria como MEC.

[pic 3]

Hugo: intérprete virtual em 3D da Hand Talk

“...O Hugo é o intérprete virtual da Hand Talk que foi criado com o foco específico para a Libras. Ele tem mãos grandes para facilitar a visualização dos sinais, assim como um rosto com expressões faciais bem definidas e evidentes”, explica Carlos Wanderlan.

Em meio aos usuários desse aplicativo, encontra-se o professor Marcos de Alagoas. Marcos relatou ter tido dificuldades ao se deparar em uma turma de ensino regular com uma aluna surda, pois segundo ele, a escola não possuía os meios necessários para auxiliá-lo. Então, buscando melhorar a comunicação entre ele e sua aluna, começou a estudar Libras. Em meio à várias pesquisas, encontrou a Hand Talk, que o ajudou muito. “Obrigado Hand Talk por facilitar minha vida e me ajudar a ser melhor...euamo Libras e eu amo o que faço”, finaliza, Marcos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (209.7 Kb)   docx (234.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com