TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hanseníase

Seminário: Hanseníase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Seminário  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  176 Visualizações

Hanseníase

1 – Definição:

A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica que acomete predominantemente os nervos periféricos e, secundariamente, pele e mucosas. Seu agente etiológico é o Mycobacterium leprae descoberto por G.A. Hansen, em 1873.

A partir de 1940, de forma revolucionária, a dapsona e seus derivados passam a ser utilizados no tratamento das pessoas com hanseníase, em regime ambulatorial, tornando o isolamento em leprosários não mais necessário. A hanseníase começou a ser, então, encarada como um problema de saúde pública e seu tratamento apontado como atividade dos serviços gerais de saúde.

A lenta melhora do quadro clínico com a utilização exclusiva da dapsona, associada ao desenvolvimento pelos bacilos de resistência ao medicamento, levaram à redução gradativa da eficácia da droga. Frente a essa realidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1981, recomendou um novo tratamento quimioterápico para a hanseníase, que passou a ser adotado pelo Ministério da Saúde: a poliquimioterapia (PQT). consiste no uso das três drogas consideradas as melhores, a saber: DDS + CFZ + RMP (dapsona, clofazimina, rifampicina)

2 – Agente causador:

A hanseníase é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que é um parasita intracelular obrigatório, com afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos, que se instala no organismo da pessoa infectada, podendo se multiplicar. O tempo de multiplicação do bacilo é lento, podendo durar de 1 a 16 dias.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com