TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Heraclito E Parmenides

Artigos Científicos: Heraclito E Parmenides. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Socioeconomia e Geopolítica

Curso: Direito

Professor:

Nome do aluno:

Data: 25/10/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Durante meados do século XIX, Marx e Lênin estudaram exaustivamente a categoria Formação Econômica e Social na Europa; e Santos (1977) a estudou no século XX. Todos os autores chamam atenção para a dificuldade de se compreender a formação das dinâmicas sociais que criam e transformam as formas. Estas, no entender dos autores, organizam-se muito antes do momento em que atuam sobre o espaço, desconsiderando o fator histórico que ele representa, sendo aliadas à história local fundamentada na compreensão da realidade a serviço do homem. Portanto, não é possível ignorar o elemento espaço e sim analisá-lo em profundidade, pois esta relação representa a noção de formação socioespacial.

A partir deste enunciado e das leituras indicadas até agora, explique o papel do espaço geográfico aliado ao papel da sociedade no que representa as formações socioespaciais. Elabore um texto de no mínimo 10 e no máximo 20 linhas, citando todas as suas fontes de pesquisa além do livro didático e dos vídeos indicados no EVA. (5,0 pontos)

O espaço geográfico é aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história, que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares.

O longo processo de organização e reorganização da sociedade deu-se concomitantemente á transformação da natureza primitiva em campos, cidades, estradas de ferro e de rodagem, minas, voçorocas, parques nacionais, shopping centers, etc, (CORRÊA, 1998).

A formação social compreende uma estrutura produtiva e uma estrutura técnica. Trata-se de um estrutura técnico-produtiva expressa geograficamente por certa distribuição da atividade de produção, sendo as diferenças entre lugares resultados do arranjo espacial do modos de produção particulares.

Tudo nesse espaço depende do ser humano e da natureza. Esta ultima é fonte de primeira de todo o mundo real. A água, a madeira, o petróleo, o ferro, o cimento e todas as outras coisas que existem nada mais são que aspectos da natureza. Mas o ser humano refaz esses elementos naturais ao fabricar os plásticos a partir do petróleo, ao represar rios e construir usinas hidrelétricas, ao aterrar pântanos e edificar cidades, ao inventar velozes aviões, para encurtar as distâncias. Assim, o espaço geográfico não apenas o local de morada da sociedade humana, mas principalmente uma realidade que é a cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com