TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese dos Pensamentos de Heráclito e Parmênides e Suas Contribuições Para o Platonismo

Por:   •  19/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

A fim de responder a pergunta proposta pelo professor Fernando de modo satisfatório, penso que primeiramente seja necessário apresentar uma síntese das principais ideias desses dois pensadores, Heráclito e Parmênides, e, partir daí, destacar o ponto no qual ambos estão em embate. Somente após isso, imagino, é possível apontar a importância deles para a formação do pensamento de Platão.

Considerado como “o filosofo obscuro” devido ao modo como apresentava suas sentenças – aforismos em formas de oráculos – Heráclito refletiu a tendência naturalista da Escola Jônica de descrever as razões da physis e do cosmos. A partir de suas observações, ele notou algumas das características da natureza. A primeira delas é aquela que se refere ao dinamismo das coisas. Para Heráclito, a natureza fluía e nada nela era estático. Tudo estava num constante devir. Foi em cima dessa concepção que sua famosa frase “tudo flui” (panta rhei) se estabeleceu. Para ilustrar esse pensamento, ele falou da impossibilidade de se descer duas vezes nas águas do mesmo rio. A segunda característica observada pelo pensador tem que ver com a unidade da natureza, expressa por opostos. Ou como dizem Reale e Atiseri, “uma harmonia de contrários”. Isso pode ser visto nas coisas que só têm sentido devido à existência de seus contrários – calor e frio, fome e saciedade, etc. A terceira qualidade é a definição do fogo como o arché de tudo. Ele é o elemento ígneo responsável pelo dinamismo de toda a realidade. Dele tudo sai e para ele tudo vai. Por fim, a quarta propriedade que Heráclito notou é a presença de uma lei que regia tudo, responsável pela ordem do dinamismo do cosmos, o logos. Isso se coaduna perfeitamente com a ênfase que a escola dos jônios punha sobre a natureza. Uma vez que ela é dinâmica e os movimentos ordenados, logo, era necessário algo ou “alguém” que fosse capaz de regê-los.

Fundador da Escola Eleatica, Parmênides pode ser visto como um pensador revolucionário. Insatisfeito com as propostas materialistas (água, ar, fogo e os números) para a causa, o arché, das coisas, isto é, da physis, ele deu à cosmologia de então peculiaridades da ontologia. Em outras palavras, enquanto seus antecessores de Mileto se preocupavam com o “por que” e “para que” das coisas, Parmênides se deteve no “do que” delas. Dessa forma, ele contribuiu para as noções de metafísica posteriormente sistematizada por outros filósofos e, devido sua noção de verdade absoluta, ele também deu os primeiros passos na formulação da lei da não contradição. Suas ideias podem ser estabelecidas, basicamente, sobre dois pilares construídos por ele próprio: (1) a identidade absoluta – o ser simplesmente é. Para ele, o existir não está sujeito ao tempo nem ao espaço. Logo, em nenhuma circunstância o ser pode vir a ser ou se mover, contrariando o devir de Heráclito que via tudo dinamicamente. Sua frase, “tudo o que é é”, expressa bem essa concepção; (2) na concepção epistemológica – o pensamento, ou sua enunciação, é uma apropriação do ser, da própria existência. Para ele, simplesmente é impossível pensar no não ser, no que não existe. Em outros termos, o ser é uma expressão exata do ser, da realidade e da existência.

O celeuma entre esses dois pensadores é de natureza essencial. Se para Heráclito tudo fluía, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com