TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Heranca monogâmica

Por:   •  4/5/2015  •  Artigo  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  1.131 Visualizações

Página 1 de 5

Herança monogênica

É aquela determinada por um gene apenas, apresentando genótipos e fenótipos distribuídos conforme os padrões característicos.

Tipos básicos de herança:

-Autossômica Dominante

-Autossômica Recessiva

-Dominante ligada ao X

-Recessiva ligada ao X

TIPOS DE HERANÇA:

Herança Autossômica Dominante
Na herança autossômica dominante um alelo mutante é suficiente para expressar o fenótipo, ou seja, este é expressado da mesma maneira em homozigotos e heterozigotos. O gene em questão está presente nos autossomos. A herança autossômica dominante possui como critérios:
1. O fenótipo aparece em todas as gerações, e toda pessoa afetada tem um genitor afetado.
2. Qualquer filho de genitor afetado tem um risco de 50% de herdar o fenótipo.
3. Pais fenotipicamente normais não transmitem o fenótipo para seus filhos.
4. Homens e Mulheres têm a mesma probabilidade de transmitir o fenótipo aos filhos de ambos os sexos.
5. O fenótipo tem incidência semelhante em ambos os sexos.
6. O alelo mutado expressa-se em todos os indivíduos que o recebem

Herança Autossômica Recessiva
Os distúrbios autossômicos recessivos expressam-se apenas em homozigotos, que, portanto, devem ter herdado um alelo mutante de cada genitor.
O risco dos filhos receberem o alelo recessivo de cada genitor, e serem afetados é de 25%.A maioria dos genes dos distúrbios autossômicos recessivos está presente em portadores dos genes. Eles podem ser transmitidos nas famílias por numerosas gerações sem jamais aparecer na forma homozigótica. A chance de isto acontecer é aumentada se os pais forem aparentados. A consangüinidade dos genitores de um paciente com um distúrbio genético é uma forte evidência em favor da herança autossômica recessiva daquela característica.

                                                                                                                       4


Introdução

A herança monogênica pode ser identificada quando é terminada em apenas um gene, apresentando genótipos e fenótipos característicos. Genótipo é a constituição genética do indivíduo e fenótipo é a manifestação externa de seu genótipo.

Quando os genes se localizam em cromossomos autossomos é dita autossômica, quando em cromossomos sexuais é dita herança ligada ao sexo.

A posição que o gene ocupa no cromossomo é denominada Locus ou loco.

Quando os genes ocupam o mesmo loco em cromossomos homólogos chamamos de alelos, alelos iguais são denominados homozigotos e alelos diferentes  são denominados heterozigotos. E a partir dos itens definidos acima podemos dividir a herança homogênica em dominante e recessiva.

Dominante é aquela característica que se expressa em dose simples, ou seja, apenas um alelo mutante é necessário para que o fenótipo se manifeste.

Recessiva é aquela característica que se manifesta apenas em dose dupla,homozigose. Para que o fenótipo se manifeste é preciso haver um alelo mutante de cada genitor.

Lei da segregação:organismo de reprodução sexuada possui genes que ocorrem aos pares e apenas um membro de cada par é transmitido para a prole.

Lei da distribuição independente: genes de diferentes locos são transmitidos independentemente em proporções definidas sendo mais da metade autossômica dominante, mais de um terço autossômica recessiva e menos de 10% ligado ao sexo.

                                 

                                                                                                               

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com