TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hermenêutica é a ciência da interpretação, onde os ensinamentos, a ideia do autor é preservada.

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Hermenêutica

Hermenêutica é a ciência da interpretação, onde os ensinamentos, a ideia do autor é preservada.

Exegese é a interpretação profunda do texto, possibilitando a compreensão do conteúdo.

Eisegese é dar ideias próprias ao texto, atribuir sentido o qual não existe.

A hermenêutica é de grande importância para o mensageiro uma vez que todo texto é o pensamento do seu autor, sendo a bíblia o pensamento de Deus. Com o conhecimento da palavra de Deus podemos nos desvencilhar de fatos folclóricos como a magia, que é a crença através do rito e do fetiche que é a crença em um determinado objeto.

O intérprete deve utilizar de boas ferramentas como no mínimo duas traduções bíblicas, dicionário bíblico, dicionário comum, comentários de estudiosos da área e concordância bíblica.

Regras Fundamentais da Hermenêutica

Inerrância da Bíblia: A própria escritura é a sua intérprete ao escolher o texto sempre lembrar que sobre o texto escolhido já existe um parecer de um outro autor na bíblia.

Delimitação da Perícope: Escolher o assunto e delimitar o texto sobre o assunto assim pode -se sustentar a tese proposta.

Análise semântica: É analisar o sentido literal das palavras dentro do texto.

Análise dos termos no contexto geral: É analisar dentro do texto delimitado o sentido das palavras.

Análise dos objetivos: É analisar a finalidade do texto.

Análise morfossintática: É a análise dos vários elementos gramaticais contidos no texto.

A Bíblia é uma coletânea de livros antigos escritos em épocas históricas distintas utilizando idiomas diferentes isso nos leva a distintos estilos literários que deve ser conhecido para uma fidedigna interpretação. Como os textos narrativos com locais e tempo determinados, esses textos relatam acontecimentos deve-se tomar cuidado com os fatos doutrinários que eram significativos na época.

Textos poéticos são uma linguagem emotiva de desabafo e não didáticos tem como função inspirar o leitor e o ouvinte a uma reflexão.

Textos Proféticos são revelações vinda diretamente de Deus para alertar o seu povo para com a sua aliança. O contexto geral das profecias e o parecer de Deus quanto a situação moral e espiritual do mundo e da sua igreja. Pode ser classificado em três grupo temáticos: Uma reprovação de Deus á impiedade praticada pelo seu povo, promessas de libertação e antecipação de eventos futuros.

Textos apocalípticos: são textos ricos em simbologias e sentido figurado deve ser interpretado dentro do contexto geral e buscar o sentido literário.

Textos sapienciais (provérbios): Tratam de questões práticas do cotidiano são textos que nos levam para reflexão.

Epístolas são as cartas que compõe o novo testamento, para interpretações deve -se saber os objetivos das cartas, para quem eram, em que época, em que contexto. A epístola tem caráter informativo e são direcionadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com