TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equipamento digital

Resenha: Equipamento digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Medicina Veterinária é uma ciência que se dedica a prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais.

Sua aplicação tem se expandido em função da disponibilidade de técnicas avanças e do diagnóstico por imagem, usualmente empregadas na rotina dos hospitais veterinários como exames radiográficos, simples e contrastados, ultrassonografia e tomografia computadorizada. A escolha do método a ser adotado depende da suspeita clínica e da facilidade de execução do exame. Além dos equipamentos fixos, existem hoje equipamentos portáteis de radiologia e ultrassonografia, adaptados para o uso veterinário, que facilitam a realização dos exames, principalmente em animais grandes, como os equinos.

Na radiologia convencional os casos mais frequentes estão relacionados aos problemas ortopédicos como fraturas, displasias coxofemoral, hérnias de disco; também favorece a pesquisa de metástase pulmonar, cardiomegalia, processos obstrutivos no trato gastrointestinal e urinário. Em equinos, os problemas ortopédicos em cavalos atletas são frequentes, sendo as fraturas bastante comuns. Com os exames radiológicos, é possível acompanhar a evolução, remissão e cura de muitas doenças, podendo ser evitado o sacrifício do animal. Os exames deverão ser realizados por uma equipe de profissionais habilitados, possibilitando a obtenção do diagnóstico correto, sendo este o ponto de partida para o tratamento adequado.

A radiologia veterinária encontra-se num período de evolução, com um passado relativamente curto, mas de grande desenvolvimento, face à importância no auxílio diagnóstico das enfermidades na clínica de pequenos animais.

É um método de diagnóstico amplamente utilizado pelos clínicos veterinários, muitas vezes como primeiro recurso na tentativa de solucionar uma patologia apresentada pelo paciente.

A maior freqüência de exames radiográficos está relacionada aos problemas ortopédicos como fraturas, displasias coxo-femoral, hérnias de disco, mas também favorece a pesquisa de metástase pulmonar, cardiomegalia, processos obstrutivos no trato gastrointestinal e urinário.

Com os exames radiológicos, é possível acompanhar a evolução e remissão de muitas doenças.

O equipamento de Raios-X Digital possui um detector que converte os raios-X em luz transformando-a em sinal elétrico, que é amplificado, digitalizado, processado e enviado a um monitor de alta resolução.

A imagem radiológica possui uma visualização perfeita, no qual o sistema digital permite maior rapidez e eficiência no diagnóstico, podendo ser aprimorada por novas técnicas de pós-processamento.

O sistema de Raio-X Digital permite ainda o arquivamento de exames, sem perdas, possibilitando o estudo comparativo entre exames anteriores e atuais, auxiliando o Médico Veterinário na definição e no acompanhamento de quadros clínicos e tratamentos.

O Raio X Digital realiza a aplicação das técnicas radiográficas em todos os sistemas do paciente de forma técnica e segura, podendo ser realizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com