TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidroginastica

Seminário: Hidroginastica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Seminário  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 6

A hidroginástica é uma forma especial de atividade física, feita na água, que tem algumas características diferentes da prática normal, pois a água tira o efeito da gravidade e os músculos trabalham muito menos.

A hidroginástica foi usada como uma terapia, ou seja, uma forma de

tratamento fisioterápico, e se chama hidroterapia usada para pessoas acidentadas, com reumatismo articulares doloridos, fibromialgia que não suportam os exercícios tradicionais.

S. Melton e colaboradores, terapeutas da Pennsylvania

afirmam que apesar da hidroginástica ser divertida a sua eficácia é muito pequena. Nos indivíduos idosos, a prática de atividade física normal de andar e de fazer exercícios ajuda a manter ou

melhorar a densidade mineral óssea, o que é de extrema importância para a prevenção e o tratamento da osteoporose.

Mas a hidroginástica não melhora a força muscular, não melhora a osteoporose. Nos idosos a hidroginástica melhora a flexibilidade articular e o equilíbrio, reduzindo a incidência de quedas e o risco de fraturas.

Também melhora nos idosos sedentários, o condicionamento cardiovascular e a socialização que ajuda na qualidade de vida.

A grande restrição dessa prática pelos idosos, são várias doenças associadas de pele, nariz, ouvido, olhos etc..., que podem piorar com o cloro da piscina.

Outro benefício também bastante agradável da hidroginástica é a massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e da resistência. Isso garante um efeito suavizante sobre a musculatura, ajuda a aumentar a circulação periférica do sangue e alivia as tensões.

Outra vantagem importante da hidroginástica é que pode ser praticada por gestantes. Existem várias modalidades de hidroginástica, que são realizados em esteiras, bicicletas ergométricas e trampolins imersos na água. Recomenda-se que a hidroginástica seja praticada no mínimo, três vezes por semana durante 45 minutos.

Após um período inicial de 3 meses começa-se a perceber seus

benefícios.

A hidroginástica é, sem dúvida, uma prática segura. Seus benefícios estão à disposição de todos independente de gênero ou faixa etária. Não há contraindicações para sua prática e, por conta de reduzir o impacto nas articulações, a hidroginástica é considerada a atividade de condicionamento físico mais segura que existe.

Atletas em recuperação de uma lesão fazem hidroginástica para fortalecer a musculatura protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos a procuram para aumentar a força muscular. A prática desse exercício é altamente recomendável para quem apresenta outros tipos de limitação que interfiram na coordenação motora – como vertigens ou déficit de equilíbrio físico, por exemplo –, assim como quem está com sobrepeso ou apresenta quadros delicados de hipertensão e cuidados relativos ao coração.

Muito famosa entre a terceira idade, a prática da hidroginástica está ganhando cada vez mais espaço nas academias. Pessoas de todas as faixas etárias escolhem esse tipo de exercício em busca de um melhor condicionamento físico. Para quem está interessado em emagrecer, a prática embaixo d’ água também é uma ótima opção. Em uma aula de 60 minutos são gastas em média 300 a 400 calorias. Além disso, a prática desse tipo de exercício melhora do condicionamento aeróbico, ajudando o coração, os pulmões e o sistema circulatório, melhora a força e a resistência muscular e melhora a flexibilidade, tornando as articulações capazes de se movimentarem dentro da normalidade.

O amparo para a realização dos movimentos oferecido pela água, assim como o constante contato do corpo com o meio, dá a sensação de relaxamento durante e depois aula. Dentro da água, as tensões são mais facilmente aliviadas. Quem pratica esse tipo de exercício melhora a disposição para o dia a dia e o condicionamento físico. Então, se você pretende mudar o seu estilo de vida, a hidroginástica pode se tornar uma ótima aliada.

O Laboratório Beneficente de Belém incentiva a prática de Atividade Física

As atividades físicas aquáticas como a hidroginástica desenvolvem e mantém o potencial físico e orgânico, motivo pelo qual as pessoas têm optado por esta modalidade.

Por treinar a flexibilidade, a coordenação motora e o relaxamento, a hidroginástica favorece condicionamento muscular e vascular, seu fundamental propósito, além de ser um exercício divertido, agradável e eficaz, pois há grande interação e as pessoas normalmente acabam se desinibindo.

A hidroginástica não oferece risco quando antes do início da prática é realizada uma consulta médica. O peso do corpo é diminuído em 90%, o que elimina os impactos musculares e das articulações.

Os benefícios podem ser sentidos através da massagem proporcionada pela resistência e pressão da água sobre as partes do corpo, resultando assim em aumento da circulação periférica do sangue. Melhora a capacidade aeróbia, a resistência cardiorrespiratória, a flexibilidade, a resistência, a força muscular e o bem estar.

Estes benefícios podem ser percebidos se a hidroginástica for praticada três vezes por semana, quarenta e cinco minutos por dia, no decurso de três meses. O gasto calórico é de 260/400 Kcal/hora.

A hidroginástica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com