TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidroginastica

Trabalho Escolar: Hidroginastica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  1.657 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a importância das propriedades físicas da água e as suas influências no desempenho da natação e da hidroginástica?

Para um bom desempenho de nado e hidroginástica, é necessário que o movimento possua uma determinada quantidade biomecânica. O conhecimento das propriedades físicas da água facilita o entendimento e justifica o que ocorre com um corpo no meio liquido.

As propriedades físicas da água são: Densidade, arrasto, pressão hidrostática, temperatura, flutuação, turbulência e refração

Densidade: é definida como a quantidade de massa em unidade de volume.

Arrasto: a força de arrasto é o componente da resultante da força dinâmica do fluido que atua em oposição ao movimento relativo do objeto coma relação ao fluido. O arrasto é a força que se opõe ao movimento realizado na água, sendo a qualquer sentido, dependendo do movimento do exercício.

Pressão hidrostática: a lei de Pascal afirma que a pressão do liquido é exercida igualmente sobre todas as áreas da superfície. Essa pressão aumenta proporcionando à profundidade e a densidade do fluido. Esse conhecimento é particularmente importante para o profissional de Educação física que atua na área da hidroginástica, pois o nível de imersão dos praticantes provoca respostas/ adaptações fisiológicas diferenciadas.

Temperatura: segundo Calda e Silva (2001) a temperatura interfere na dissipação do calor a temperatura da água promove benefícios na flexibilidade propicia a vaso dilatação, além de melhorar a oxigenação muscular e articular.

Flutuação: existem três aspectos importantes da flutuação que afetam o movimento do nado. 1) a possibilidade de os indivíduos flutuarem ou não. 2) o uso de equipamentos. 3) o nível de tensão corporal, pois a contração muscular na água, tem forte influencia na flutuação.

Turbulência pode ser gerada pelo movimento do corpo na água.

Refração é a deflexão de um raio de luz quando ele passa de meio para.

2) É preciso analisar se a pessoa está em condições de saúde para praticar os exercícios, ter uma aula clara e não deixar suas aulas cair na rotina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com