TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Educacional

Por:   •  6/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1 -  Leia este trecho escrito por António Gomes Ferreira (2005, p. 179), do texto A difusão da escola e a afirmação da sociedade burguesa: “Na verdade, a escola assumiu na contemporaneidade uma importância muito grande enquanto instância de iniciação intelectual adequada a uma modernidade florescente, mas também como instituição socializadora, promovendo uma formação global tendente a inculcar valores e comportamentos convenientes a uma cultura dominante”. Com base nos seus conhecimentos em história da educação, mencione alguns motivos que poderiam ter levado o autor a esta conclusão.

No século XXI, a escola era entendida como futuro da civilização devido às ideia de modernização a partir do pensamento racionalista e positivista, que estava sendo desenvolvido nos últimos séculos, permitindo o conhecimento que leva as pessoas e os países ao caminho do progresso. Anos mais tarde, com a determinação da escolarização obrigatória, a escola passou a ser associada à promoção social e ao desenvolvimento da qualidade de vida.

Durante o império romano apenas os clérigos possuíam acesso ao conhecimento. Já durante a era medieval foram criadas escolas dedicadas à formação religiosa. Conforme as cidades evoluíam e a burguesia se consolidava, aumentava-se o número de escolas laicas, principalmente naquelas onde a burguesia era mais importante, e assim, as escolas foram ganharam importância por toda Europa ao longo dos séculos, e por este motivo pode-se dizer que as escolas são um fenômeno urbano e burguês. A tecnologia é a relação que existe entre a escola e a burguesia, pois a elite via o conhecimento tanto como instrumento produtor quanto como capacidade de controlar riqueza e poder.

No que diz respeito qualidade de uma instituição socializadora, pode-se dizer que a escola adquiriu um caráter especialmente interessante às estrutura político-ideológicas, uma vez que estas possuíam como finalidade difundir e consolidar uma ideologia que promovesse a união entre indivíduos de grupos sociais e culturais diferentes, assim como seus interesses, favorecendo a aceitação de princípios e de normas sociais.

Questão 2) “Analisar a perspectiva de Lacroix sobre a instrução pública no período revolucionário é, inequivocamente, um modo de sondar a Revolução quanto a suas relações com a ilustração, movimento inseparável de uma profunda vontade de disseminação dos conhecimentos e ampliação da instrução popular” (GARNICA; GOMES; ANDRADE, 2013, p. 135). Mencione algumas das principais características que aproximam as propostas contidas nos Essais de Lacroix com o pensamento ilustrado que vigorou na França pós-1789.

Questão 3 -  Conforme Marc Le Coeur (2003, p. 361), no texto Os liceus na cidade: o exemplo parisiense (1802-1914), “os liceus eram microcosmos onde se podiam legitimamente identificar em uma pequena aglomeração urbana, como em um país inteiro, segundo o que se fala, de seu ordenamento ou de sua população escolar, quando é atingida pelas mesmas correntes de pensamento e tocada pelas mesmas inegabilidades que atingem a população francesa”. Destaque algumas características dos liceus parisienses deste período que ratifiquem esta afirmação feita por Marc Le Coeur.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com