TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÃO DA FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ PARA A HISTÓRIA EDUCACIONAL AMAPAENSE

Por:   •  31/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.294 Palavras (22 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 22

CONTRIBUIÇÃO DA FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ PARA A HISTÓRIA EDUCACIONAL AMAPAENSE[pic 1]

Otávio da Silva Vieira Filho[1] 

Roberta Kelly Esteves Ferreira

WTânia da Silva Pinheiro

Verônica Maria Cabral Bezerra

Professor: Ivan Andrade dos Santos2

RESUMO

O artigo apresenta uma abordagem pedagógica sobre a contribuição da Fortaleza de São José de Macapá para história educacional amapaense. A partir de um levantamento bibliográfico e da pesquisa de campo realizada junto a professores. O objetivo principal do estudo consistem em  identificar a contribuição da Fortaleza de São José de Macapá para a história educacional amapaense. Ao se alcançar esse objetivo então será possível compreender o significado histórico e educacional desse patrimônio para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Após o estudo, inferiu-se que o povo amapaense em geral está cada vez menos atento à rigidez das fórmulas e cada vez mais ciente de como a educação patrimonial enquanto um complexo de conhecimentos científicos, técnicos e não só históricos. Assim, não basta apenas pesquisar o patrimônio denominado Fortaleza de São Jospe em si, mas também estendê-la na linha da comunicação, na linha da socialização, na linha da educação e fazer com que este conhecimento seja compartilhado, distribuído, da maneira mais justa e mais ampla possível, o que é próprio da sociedade democrática.

Palavras-chave: Educação. Patrimônio. Ensino. Aprendizagem

ABSTRACT

The article presents a pedagogical approach on the contribution of the Fortaleza de São José de Macapá to amapaense educational history. Based on a bibliographical survey and the field research carried out with teachers. The main objective of the study is to identify the contribution of Fortaleza de São José de Macapá to the amapaense educational history. By achieving this goal, it will be possible to understand the historical and educational significance of this heritage for the improvement of the teaching and learning process. After the study, it was inferred that the amapaense people in general is increasingly less aware of the rigidity of formulas and increasingly aware of how heritage education as a complex of scientific, technical and not only historical knowledge. Thus, it is not enough to search only for the so-called Fortress of St. Jospe itself, but also to extend it in the line of communication, in the line of socialization, in the line of education, and to ensure that this knowledge is shared, distributed, fairly And as broad as possible, what is proper to democratic society.


Keywords: Education. Patrimony. Teaching. Learning

INTRODUÇÃO

Este artigo aborda o tema “Contribuição da Fortaleza de São José de Macapá para a história educacional amapaense” partindo-se da constatação de que esse monumento em termos históricos e educacionais pode servir ao propósito de evidenciar a importância do cidadão amapaense conhecer aspectos até então não abordados em livros e artigos que se reportam a centralidade desse monumento nos estudos pedagógicos até então difundidos.

Assim, o objetivo principal do trabalho consiste em identificar a contribuição da Fortaleza de São José de Macapá para a história educacional amapaense. Ao se alcançar esse objetivo então será possível compreender o significado histórico e educacional desse patrimônio para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.

Como metodologia de pesquisa utilizou-se o levantamento bibliográfico além da pesquisa de campo, ocasião em que se entrou em contato com a 3 professores com a finalidade de conhecer apercepção destes a respeito da temática, analisando coerentemente as respostas.

O artigo está organizado da seguinte forma: inicialmente aborda-se o significa da educação, do ensino e da aprendizagem, destacando-se os atores que protagonizam esses processos. Em seguida, enfatiza-se a própria história da Fortaleza de São José relacionando-a com o conhecimento histórico e educacional. Finalmente, destaca-se a pesquisa de campo e a participação dos professores para a elucidação do tema.

1 EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

Fala-se muito em educação, mas, o que é realmente educação? Será que educação não seria o desenvolvimento de habilidades de um indivíduo? Ou o adestramento deste indivíduo pela sociedade em que vive e é dominado? Como se observa, o conceito de educação vai além do que uma verdade absoluta. Precisa-se entender de que ponto de vista ou vertente se quer compreender. Esse conceito envolve, segundo Chaves (2011, p.14):

[...] não só o esclarecimento das relações existentes ou não entre educação e conhecimento, educação e democracia, educação e as chamadas potencialidades do indivíduo, educação e profissionalização, etc. Envolve, também, o esclarecimento das relações que porventura possam existir entre o processo educacional e outros processos que, à primeira vista, parecem ser seus parentes chegados: doutrinação, socialização, aculturação, treinamento, condicionamento, etc.

Neste contexto, a educação ajuda a pensar tipos de homens, mais do que isso, ela ajuda a criá-los, através de passar uns para os outros o saber que o constitui e legitima. Produz o conjunto de crenças e ideias, de qualificações e especialidades que envolvem as trocas de símbolos, bens e poderes que, em conjunto constroem tipos de sociedades (Brandão, 1993, p. 11).

Quando se fala de educação, logo chega A imagem da escola, mas os antropólogos ao se referirem sobre o assunto pouco querem falar de processos formalizados de ensino. Estes estudiosos identificam processos sociais de aprendizagem onde não existe ainda nenhuma situação propriamente escolar de transferência do saber.

Para muitos estudiosos, quando alguém está falando em educação está, automaticamente, falando em escolas, e vice-versa. Entretanto, a educação, certamente, parece ser algo que transcende os limites da escola e, hoje em dia, fala-se muito em "educação sem escolas". Logo, observa-se que pelo menos uma parte da educação, aquela que diz respeito à transmissão de valores, deve ser levada a efeito fora da escola.

Conceituar educação é muito complexo e a filosofia da educação não tem respostas prontas, mas ela pode contribuir muito para sua solução satisfatória, ajudando na elucidação e clarificação dos principais conceitos envolvidos nesse conjunto de problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (244.4 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com