TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia e geografia

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.125 Palavras (13 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

 

                    Faculdade                                  de Anápolis

CENTRO DE EDUCAÇAO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

COMPONENTES DO GRUPO:

Celha Maria de Godoy        RA: 6580286412

Juliana Caetano Silva        RA: 6790442531

Marivânia Dias Lopes        RA: 6947451817

Noemi Ruhame de Godoy        RA: 6501254270

Núbia Cássia Morais Borges        RA: 6572301139

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito de conclusão da disciplina “ Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação da profa-tutora presencial Flaviane Pires.

ANÁPOLIS

2015


UNIVERSIDADE ANAHANGUERA-UNIDERP

APRESENTAÇÃO

Relatório, sobre as reflexões acerca do tema “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob a orientação da profa. Tutora presencial, Flaviane Pires, elaborado em grupo de cinco alunos, como atividades prática supervisionadas, através de relatório final.


INTRODUÇÃO

Que conhecimentos são fundamentais á formação das crianças? Creio que essa é uma reflexão que se faz necessária de tempos em tempos. E essa é uma discussão a ser feita de forma coletiva na escola, pois o trabalho pedagógico precisa sempre levar em conta a singularidade das ações infantis e o direito á brincadeira, a produção cultural tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, reconhecendo e respeitando as manifestações e necessidade físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas.

Para que isto se manifeste dia a dia, é preciso ainda relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas de acordo com a especificidade da infância, tendo sempre em mente o objetivo da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, e em diversos níveis e modalidades do processo educativo, desenvolvido em um processo de trabalho integrado as ciências sociais e nas reflexões criticas em relação aos conteúdos.

Além disto, estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que nos caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado da avaliação às instâncias competentes, a fim de obtermos um ensino melhor e mais estruturado.

Se o que pretendemos como professores é produzir os processos de ensino-aprendizagem, e não apenas sermos mais um profissional da educação, então devemos assumir a condição de agentes de educação, capazes de produzir novas propostas e novas condições de participação em todos os níveis e modalidades do ensino.

A qualidade de ensino e desenvolvimento da aprendizagem está condicionada ao respeito, às particularidades de cada criança, que devem ser observados no âmbito geral da educação, deixando que elas aprendam e busquem o aprendizado de maneira simples e gostosa.



ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO

 E AS ATRIBUIÇOES DO MEC

Hoje, a atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorrem da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96), que, por sua vez, vincula-se às diretrizes gerais da Constituição Federal de 1988, bem como às respectivas emendas constitucionais em vigor. Em cada um dos níveis e modalidades de ensino, é possível observar o caráter flexível da legislação educacional vigente, levando-se em conta a autonomia conferida aos sistemas de ensino e às suas respectivas redes. Ressalta-se ainda o momento de adaptação e adequação dos sistemas à legislação educacional recente, pelas reformas e normatizações ainda em implantação na própria prática pedagógica escolar de hoje. O que seria utopia passa então a ser, não um mero desejo, mas um avanço possível, graças às condições que já estão postas e que precisam ser percebidas no momento histórico não apenas da escola, mas, do sistema de ensino como um todo.

A proposta curricular traz á tona a necessidade de produzir o auto aprendizado; isto é, compreender a proposta curricular em cada escola, pois cada instituição tem uma maneira diferente de ver essa proposta, e para tudo isso dar certo precisa de que o profissional entenda bem a finalidade da proposta, para que possa coloca-la em pratica, podendo contar também com a ajuda do MEC que tem dado uma grande contribuição para a educação infantil.

A proposta curricular tem por objetivo final, que o professor entenda o ensino em si e a aprendizagem escolar como um processo evolutivo e produtivo; não esquecendo que a escola também influencia muito nesse processo.

O professor deverá resgatar a sua capacidade de pensar, organizar e produzir conhecimento em relação ao processo de produção do ensino aprendizagem se quiser agregar mais valor ao seu trabalho.

Pelo art. 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, ela está subdivida em: Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e educação superior.

A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Ela pode ser oferecida no ensino regular e nas modalidades de educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional, sendo que esta última pode ser também uma modalidade da educação superior.

O art. 29 diz que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.  A educação infantil é oferecida em creches, para crianças de zero a três anos de idade, e pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos.

 O MEC tem um grande papel na educação infantil, ele garante que as crianças possam passar mais tempo no ambiente escolar e que possam ter uma educação de qualidade. O MEC influencia desde decisões dos conteúdos ate a infraestrutura da escola, alem disso foca também no desenvolvimento do aluno para que dentro da escola seja um lugar onde possa se expressar suas diferentes culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (291.8 Kb)   docx (112.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com