TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nascimento e o Desenvolvimento da História Geografia os Grandes Paradigmas

Por:   •  22/7/2021  •  Resenha  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

O nascimento e o desenvolvimento da história geografia os grandes paradigmas

O propósito deste trabalho é estabelecer uma teoria da história e da história geografia a historiografia que conhecemos hoje não pode ser mais elevado para explicar tantos avanços como as carências de uma disciplina que em caráter formal tem pouco menos de dois séculos de existência. É certo que a teoria tem que ser acompanhada da história e também vice-versa é, portanto, uma tarefa preliminar analisar a história a partir do desenvolvimento da disciplina.

Neste texto busca-se expor um esboço da historiografia O que é o que é suficiente, mas que não tem outra pretensão além da parte instrumental a história da historiografia é principalmente refletir o desenvolvimento inteiro desde a antiguidade da evolução da escrita da história. Uma história assim sim teria que estar adequada e contextualizada no curso da história intelectual social e encontrar-se imersa numa visão mais Global da história inteira.

Portanto esse artigo esse capítulo tem o objetivo de passar sumariamente o conjunto de ideias e propostas de práticas e decisões científicas que desenvolvidas por parte dos historiadores foi constituído uma disciplina normalizada autônoma com sua tradição suas normas e suas diferenças.

Esse capítulo então se limita examinar os aportes a partir do século 19 e destacar aquilo que contribuiu para o desenvolvimento disciplinar da pesquisa da história. A historiografia como outras disciplinas do conhecimento social, foi se construindo ao longo de aquisições debates e tem se desenvolvido sobretudo a curto prazo desde o século 19 em uma perspectiva mais ampla desde o Iluminismo no século 18.

A historiografia será sempre uma prática em construção e o que interessa aqui não é tanto uma história direta desenvolvimento da escrita da história, mas o pensamento sobre a natureza da históriografia e seu método. A história como a reflexão historiográfica tem andado juntas mesmo que essa última não tem estado presente na medida desejada.

O conceito de paradigma foi introduzido aqui no sentido exato de história da ciência por Th. Kuhn designando um modelo de explicação científica de alguma realidade global estabelecido em um momento da história da ciência. A historiografia reflete claramente a evolução da ciência social em seu conjunto o desenvolvimento da ciência da história através da hegemonia de diversos paradigmas deu-se a sua construção.  Ao adentrar na história da historiografia é visível que não houve uma substituição de um grande paradigma por outro massinha um combate entre vários paradigmas como por exemplo o Marxismo e a Escola dos Annales. Vale lembrar que nunca foi imposto um único paradigma na teoria e na prática de historiografia.

O surgimento da historiografia como disciplina se deu a partir do século 19 momento em que história passou a ser uma matéria obrigatória nas universidades e começou adotar se de seu próprio método de trabalho. A Alemanha desempenhou um papel fundamental no processo e criou antes do que qualquer outro outra o acervo da história geografia crítica. Como a ruptura entre a ciência da história e a ciência Dita e filosófica a historiografia teve seu ponto de inflexão surgindo a historiografia moderna a partir do século 19. Foi nesse momento de auge historiográfico que começam a se diferenciar as escolas nacionais de historiadores, iniciando assim as grandes tradições historiográficas que prevaleceu até a grande Guerra de 1914.

A ruptura intelectual e cultural imposta pela grande Guerra teve um efeito notável sobre o pensamento histórico e sobre a historiografia de forma que no segundo pós-guerra surgiu de forma particular o esplendor da disciplina. Podemos dizer que o século 19 foi a iniciação e o século 20 a cristalização da historiografia como hoje é conhecida e também a criação de alguns grandes paradigmas que dominaram a história da disciplina até o final dos anos 70.

O nascimento e desenvolvimento de uma disciplina perspectiva geral

Após dois séculos de desenvolvimento historiográfico é possível analisar os Progressos e as carências e também acertos e retrocessos que essa teoria e o método experimentaram desde seu nascimento no século 19. Surge então a revolução historiográfica de onde disputará a nova disciplina. O pensamento Iluminista vai ocupar-se de questão questões estreitamente relacionadas a concepção do histórico como é abordado por Kant.

O racionalismo ilustrado rechaça decididamente a explicação providencialista da história. O Novo Espírito analítico aplicado a história e o progresso das técnicas, abriram a época de fundação e fundamentação da historiografia. A construção dos novos estados e o triunfo do liberalismo determinaram a mudança de lugar da história na sociedade burguesa. Os Progressos da historiografia no século 20 foram muito mais decisivos do que nas décadas no século anterior ainda que praticamente ninguém os tenha visto em sua correta perspectiva. Foi na segunda metade do século 20 que a historiografia tem uma estreita convergência com as Ciências Sociais até que se constituir como uma delas. Após a Segunda Guerra Mundial a historiografia experimentou um avanço impressionante.

Um novo passo: A fundamentação Metódico documental.

Nas duas últimas décadas do século 19 ocorreu uma mudança significativa da atividade de história historiográfica. O processo foi claramente visível na Alemanha na França e teve repercussões em todos os países da Europa e na América. O que se chama de historiografia positivista é uma concepção que essencialmente narrativista, episódica, descritivista que veio como fruto de uma tradição erudita muito próprio do século 19. Pode-se considerar que o positivismo da escola metódica não é uma consequência imediata do impacto direto das ideias de Comte ou de Mill. A historiografia crítica ou metódica não procurar em absoluto a busca de leis universais da história nem defenderá nenhuma forma de determinismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com