TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação

Trabalho Escolar: História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 6

Mudança social e o desenvolvimento da educação na Idade Média

Após queda do Império Romano, a Igreja institucionalizada encarregou-se de assumir além da fé , a política e toda a produção cultural inclusive a ideológica na Idade Média.O Feudalismo é a organização social , e a sociedade se divide em clero, nobreza e servos. O clero era classificado acima da nobreza, e esta vivia sobre o sistema sócio econômico de vassalagem e suserania, onde o vassalo recebia as terras em troca de fidelidade ao seu suserano.O povo trabalhava em regime de servidão (servos) onde residiam em feudos e pela troca de produção e impostos( talha, banalidade, corvéia), recebiam proteção dos Senhores Feudais. A igreja orientava o povo dentro dos padrões cristãos , Deus como centro de tudo sendo referencia à ações humanas.Além da religião eram aprendidos ofícios como alfaiataria, ferraria, construção, entre outras , e no campo o surgimento de maquinários com aumento da produção, o arado com rodas para uso com a animais e moinhos de água.

Não havia uma educação letrada, isto era privilégio de nobres e clero, os servos aprendiam através de iconografias, figuras que introduziam o homem dentro da religião, uma forma profunda de transmissão de ideais cristãos, existiam os monges copistas que copiavam escritos e algumas meninas da nobreza ajudavam na tarefa, lembrando que a educação para a mulher não era visada. Haviam também os cavaleiros, oriundos de classe nobre aprendiam a caça, a arte da guerra e eram guiados pela religião e pelo código de honra.

A filosofia cristã era dada como verdade absoluta e toda outra forma de estudo não se dedicaria em buscar a verdade pois a verdade já estava escrita, restava aos filósofos , estudiosos e cientistas conciliarem a fé com a razão.A Patrística, inspirada na filosofia Greco romana, tentou dar razão a fé e Santo Agostinho foi seu precursor, a educação, antes só desenvolvida em casa agora ministrada dentro da igreja.Com o esgotamento das terras para agricultura, iniciou um aumento das cidades medievais, cercadas por muros e exclusivos centros militares e religiosos, agora, crescendo, e junto com elas o comércio. Mas com isso a fé decaia, e seria necessário mudança para não perder o controle da igreja. Foi iniciado então, um processo de dar razão a religião e a necessidade de uma educação letrada. Surgiu a escolástica, que ainda explicava a fé cristã mas de forma mais racional possível, Santo Tomás de Aquino procurou encontrar argumentos racionais para as revelações cristãs, não contrariando a fé, transformando a educação em um meio de atingir o ideal da verdade e do bem.

Com a necessidade de ensinar aos descendentes o controle de seu comércio, os burgueses, classe emergente agora, passaram de uma educação religiosa e prática para educação letrada. Acabando por surgir também escolas laicas.

Assim como a sociedade foi se modificando, suas necessidades foram exigindo uma educação direcionada aos seus interesses .Universitas, de pensamento livre foram criadas, atendendo necessidades da época.

Com a perda de poder iniciou se como forma desesperada de manter a soberania da Igreja, as cruzadas, nas quais soldados tomavam território e os povos conquistados convertidos a fé cristã, mas a tomada de Jerusalém, que era um grande objetivo, não aconteceu, e a Santa Inquisição um verdadeiro pesadelo e uma péssima forma de tentar manter a ordem transformou-se num massacre de ditos hereges e também um marco sombrio na história da Igreja Católica.

2. Leia com atenção os textos abaixo:

a) “[...] Quero que o homem da corte seja bem instruído nas letras e que conheça não apenas o latim, mas o grego (...) Que conheça os poetas e também os oradores e historiadores [...]”;

b) “O olhar do homem desvia-se do céu para a terra, ocupando-se mais com questões do cotidiano. A curiosidade é aguçada para a observação direta dos fatos, com redobrado interesse pelo corpo e pela natureza circundante [...]. Acentua-se na renascença a busca da individualidade, caracterizada pela confiança no poder da razão de cada um para estabelecer seus próprios caminhos [...]”. (ARANHA, 2002):

Após a leitura atenta dos trechos dos textos acima, faça a relação de cada um (letra “a” e letra “b”), com conteúdos contemplados no livro didático, que enfatizam características de um novo fazer pedagógico, justificando a sua resposta (valor da questão 3,0 pontos):

A intenção era a formação de um homem letrado não só em religiosidade, pois o latim abriria somente o lado da educação religiosa ( as missas eram todas em latim), mas a formação de um homem conhecedor de outra língua, a grega, os escritos científicos e filosóficos eram em grego, assim , conhecedor dos poetas , oradores e historiadores, formando um ser crítico, um conhecedor de vários assuntos poderia trocar opiniões, e ser formador de opinião. Ocorre uma preocupação maior com o crescimento do homem, e as descobertas de seu meio, e do mundo que haveria depois do mar, Homem que não está mais parado olhando para o céu, não está longe de Deus mas agora olha para si, e entende mais o seu ambiente social e tem permissão agora de duvidar, de questionar e de fazer diferente, apesar de visar uma educação elitista, a qual prepara o homem de classe emergente para dirigência, o homem apresentável diante da sociedade, também visava o valor do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com