TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação

Ensaios: História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Pergunta 1

Pense na história da Educação Brasileira desde as primeiras manifestações. Escolha um fato ou período que ilustre um avanço ocorrido e faça um relato.Escolha outro, que tenha sido prejudicial ao desenvolvimento educacional, relate esse momento, também.

Resposta1: Um período em que houve um avanço na educação no Brasil, foi com a chegada dos Jesuítas em terras brasileiras.

Logo após os portugueses chegarem ao Brasil, começaram um projeto que visava política e economia, porém acabou por se tornar também um grande projeto educacional. Houve na Europa uma mudança com relação ao poder da igreja católica, uma revolta devido às ações abusivas da igreja que se aproveitava da fé dos fiéis para enriquecer. Martinho Lutero foi um dos grandes colaboradores para que acontecesse a reforma protestante na igreja católica, e na tentativa de conter essa reforma foi criada pela igreja a Companhia de Jesus, denominados Jesuítas, os quais tinham a intenção de levar o catolicismo as áreas recém-descoberta e, catequizar os índios. Porém essas medidas contribuíram para a educação com a criação das primeiras escolas de ler e contar, mas não pararam por aí, formáramos cursos secundários (letras e filosofia) e os de nível superior (Teologia e Ciências Sagradas).

Outro momento que marcou a história da educação no Brasil, porém de forma negativa, foi a chegada do marques de Pombal.

Os jesuítas estiveram no controle da educação por dois séculos, até que por acusações feitas pelo Marquês de Pombal (primeiro ministro de Portugal durante o reinado de Dom José I )de estarem conspirando contra o estado, foram expulsos de Portugal e de seus domínios em 1759, tendo seus bens confiscados. A educação passou a ser de responsabilidade do Estado que não teve condições de manter o ensino nas mesmas condições encontradas. Esse período foi marcado por grandes mudanças que prejudicaram muito a educação. Foram criadas então licenças para magistério, porém não havia professores qualificados em quantidade suficiente e enquanto essas licenças não eram concedidas, foram criadas aulas régias. As decisões de Pombal levaram a educação no Brasil a ser reduzida praticamente nada, sendo esse período de decadência dá-se o nome de “vazio”. A meu ver, essas medidas só atrasaram o crescimento da nossa educação e pouco contribuíram para o desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com