TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação

Casos: História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 6

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL COMTEMPORÂNEO

“O objetivo desse trabalho é discutir e conhecer a História da Educação no Brasil, a introdução da educação pelos Jesuítas, a consolidação do ensino público nas colônias e também a criação dos colégios formadores de sacerdotes. Conhecendo a História da Educação podemos entender a importância da formação de educadores conscientes e críticos, capazes de compreender sua atuação, a fim de agir de maneira intencional e não meramente intuitiva e ao acaso.”

MEMÓRIA, HISTÓRIA E TEMPO: PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA.

Quando falamos de TEMPO, temos que pensar nos seus vários significados, e como cada um pode ou não influenciar em nossas vidas. Primeiramente vamos expor os significados para que depois possamos relacionar.

a-) TEMPO CRONOLÓGICO: É o tempo do relógio, do passar dos dias, dos meses e dos anos. É o tempo do calendário.

b-) TEMPO HISTÓRICO: É o tempo do significado dos processos de desenvolvimento técnico, produtivo, das dimensões consideradas relevantes pelos grupos dominantes, em oposição aos dominados em determinada sociedade.

Relacionando, embora seus significados sejam múltiplos, não tem como pensar no ser humano sem o tempo e vice versa, pois caminham um ao lado do outro.

Toda e qualquer história relacionada á vida das pessoas, está ligada, também, ao tempo. O tempo é uma questão fundamental para nossa existência.

Inicialmente, os primeiros homens a habitarem a terra determinaram a contagem desse item por meio da constante observação dos fenômenos naturais. As primeiras referências de contagem do tempo estipulavam que o dia e a noite, as fases da lua, a posição dos outros astros, a variação da maré, ou o crescimento das colheitas pudessem metrificar “ o quanto de tempo” se passou.

Os historiadores não tem interesse pelo tempo cronológico, pois suas passagens não determinam mudanças e acontecimentos, para eles o importante é o tempo histórico, pois o tempo cronológico trabalha em cima de medidas exatas e constantes, já a ciência histórica leva em conta os eventos de curta e longa duração, as mudanças, os acontecimentos, tudo isso também relacionado com a educação, pois não tem como falar de tempo, história sem falar da educação.

A educação está totalmente relacionada ao tempo, também, pois vem se transformando, cada fase e cada etapa tem sua história, seu tempo e assim vão ocorrendo suas modificações.

Em cada tempo / espaço histórico, a educação atendeu a determinados objetivos que correspondiam à visão do homem e de mundo.

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DE CONTRARREFORMA CATÓLICA

A Reforma Protestante foi a maior crise que a igreja enfrentou, as reformas religiosas tiveram inicio em meados do século XVI, a Igreja católica vinha cometendo excessos, vivendo com luxo, valorizando bens materiais, alguns membros do clero vinham desrespeitando o celibato, indulgências eram vendidas, condenava o lucro e os juros afirmando ser prática condenável, no campo politico o papa interferia nos assuntos do rei, o movimento renascentista criticava o autoritarismo da Igreja. Estes fatos vinham gerando grande insatisfação em toda a população.

Inconformado com os excessos cometidos pela Igreja, o Monge Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar os dogmas da igreja, criticou vários pontos da doutrina católica, e em suas teses anulou o celibato e desaprovou o culto a imagem, propôs a criação da religião luterana. Lutero contou com o apoio dos nobres. João Calvino iniciou a reforma luterana na França, onde obteve apoio da burguesia, Na Inglaterra o rei Henrique VIII rompe com a Igreja, após receber desta a recusa de cancelar seu casamento, funda o anglicanismo e retira da Igreja muitas terras. Essa ruptura com a igreja católica originou outras igrejas cristãs.

Com o crescimento da fé protestante, a Igreja Católica iniciou uma forte reação chamada de Contrarreforma visando recuperar o poder perdido, lideres da Igreja se reuniram no Concilio de Trento, onde reafirmaram a superioridade absoluta do papa e os princípios da fé e ficou definido que os Jesuítas iriam catequizar os habitantes das novas terras, a Inquisição tornou-se mais atuante, criação de seminários para formar sacerdotes, e a introdução do índice de livros proibidos a fim de evitar ideias contrárias a Igreja Católica.

A Educação no Brasil teve origem com os Jesuítas, eles promoveram a catequese dos índios, a educação dos filhos dos colonos, à formação de novos sacerdotes e da elite.

No Brasil os Jesuítas tiveram um desempenho significativo no movimento da contrarreforma Católica, pois aqui se dedicaram a pedagogia e catequese, fundaram muitas escolas no país, além dos Jesuítas outras ordens também se empenharam no trabalho com a educação, porém a ação dos jesuítas foi mais intensa.

Os colégios dos Jesuítas influenciaram não só a concepção de escola tradicional europeia como também a formação do brasileiro, em seus colégios primavam à formação religiosa, intelectual e moral das crianças e dos jovens, a admissão era controlada por eles e buscavam manter vigilância que o aluno em contato com suas famílias enfraquecesse os hábitos morais adquiridos.

CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR NO BRASIL

Brasil Colonial (1549 á 1822)

1549 – Chegada dos jesuítas ao Brasil foram eles que receberam a incumbência de ensinar os indígenas a ler e escrever e também ensinar o catolicismo.

1550 á 1683 – Foram fundados colégios no Rio Janeiro, Olinda, Maranhão, São Paulo, Pará, Espirito Santo, Recife, Paraíba.

1749 a 1808 – Reformas pombalinas. Os jesuítas foram expulsos de todas as colônias pelo Marques de Pombal, neste mesmo ano ele estabeleceu a educação leiga como responsabilidade do estado.

1760 - Realização do primeiro concurso para professores públicos

1772 - Foi implantado o ensino público oficial. Os professores eram selecionados e pagos pelo estado

1808 - Chegada da família real ao Brasil. Criação da Imprensa Régia, Biblioteca Nacional, Jardim Botânico do Rio, Museu Real e houve a abertura de academias militares.

Brasil Império (1822 á 1889)

1822 - Proclamação da Independência do Brasil.

1824 - Primeira constituição brasileira e instrução gratuita para todos.

1826 - Decreto para criar escolas primárias, Liceus, ginásios e academias.

1827 – Aprovada lei para escolas de primeiras letras

1834 - as províncias começaram a criar escolas e definir as regras educacionais.

1874 - criação de escolas laicas, particulares, colégios femininos e protestantes.

Primeira República (1889 á 1930)

1889 – proclamação da primeira república. Nota-se a influência da filosofia positivista, ensino voltado para preparação de curso superior.

1890 - Reforma de Benjamin Constant: princípios de liberdade, laicidade do ensino e gratuidade da escola primária.

1909 - Primeira escola moderna fundada no Brasil, a Escola Nova.

1922 - Semana da arte moderna

Revolução de 1930.

Era Vargas (1930 á 1945)

1930- Criação do Ministério da Educação e das Secretarias de Educação dosa Estados.

1932 - Publicação do manifesto dos pioneiros da educação nova. Reforma de Francisco Campos.

1934 - Nova constituição, criação do ministério da educação e saúde.

1937 – 1945 - Estado novo, reforma de Capanema.

1942 - Criação do SENAI.

República Populista (1945 – 1964)

Obrigatoriedade do ensino primário, Educação para todos.

1946 - Criação do SENAC.

1953- A educação passa a ser administrada por um Ministério próprio: o Ministério da Educação e Cultura

1961 - Criação da LDB, ensino secundário menos enciclopédico, teorias de Piaget e utilização do método de Paulo Freire.

Ditadura militar (1964 – 1985), ausência do estado de direito, período marcado por fortes repressões, movimentos estudantis como a UNE são colocados na ilegalidade, ideais tecnicistas, ensino voltado para o trabalho, criação do mobral (movimento brasileiro de alfabetização), instituição do vestibular classificatório.

Nova República (1985 – hoje)

Constituição Federal de 1988, onde educação é direito de todos, obriga um investimento em educação no mínimo de 18% para União e 25% para estados e municípios da receita de impostos.

1996 - Nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), municipalização do ensino fundamental, formação superior para o docente e educação infantil como fase inicial da educação base.

1998 - Criou-se o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

2000 - Inclusão do Brasil no Programa Internacional de Alunos (PISA).

2001 - Aprovado o Plano Nacional de Educação (PNE).

2004 - Surge o Programa Universidade para todos (ProUni).

2005 - Prova Brasil é um exame Nacional que avalia alunos de 5º e 9º anos.

2006 - Aprovada a lei que eleva o ensino fundamental de 08 para 09 anos.

2010 - Aprovado o piso salarial Nacional para docentes.

...

Baixar como  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »