TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação

Trabalho Escolar: História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2014  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 8

EDUCAÇÃO MEDIEVAL

Neste período medieval a educação era desenvolvida juntamente com a Igreja, com a fé cristã e com as instituições eclesiásticas. Elas eram as únicas que tinham o direito de educar e partiam delas os planejamentos educativos e as práticas de formação, para as distintas classes sociais. A maioria dos estudantes nessa época eram os nobres, pois possuíam recursos para manter seus filhos na escola, já os filhos de camponeses por não possuir recursos ficavam sem saber ler e escrever.

Tipos de Escolas:

Escolas Paroquiais: A primeira forma de ensino no século II. Limitava-se à formação de padres, e cabia ao sacerdote encarregado da paróquia acolher em sua própria casa os jovens aprendizes. Nesta época o ensino era reduzido aos salmos, às lições das Escrituras, seguindo uma educação estritamente cristã.

Escolas Monásticas: Essas inicialmente visavam apenas a formação de futuros monges, e funcionavam em regime de internato. O principal tema estudado era Latim, canto gregoriano, textos sagrados e filosofia.

Escolas Palatinas: Já esta tinha uma formação mais abrangente, apesar de também se estudar nela os filhos dos nobres. Estudavam-se: Gramática, Aritmética, Geometria, Astronomia, Dialética, Retórica, Filosofia e Música. Este modelo criado é o que seguimos até hoje. Os primeiros cursos universitários na Idade Média foram de Medicina, Teologia e Direito.

EDUCAÇÃO PRIMITIVA

Nesta época não se havia nenhuma formação de escola. O ensino se dava como forma se sobrevivência a partir da imitação, ou seja, de forma espontânea ensina ou aprende o uso das armas, a caça e a colheita, o uso da linguagem, as técnicas de transformação e domínio do meio ambiente, tudo através da observação dos mais velhos.

Na época do Neolítico (cerca de 8 ou 10 mil anos atrás), acontece uma revolução cultural. Surgem as primeiras civilizações agrícolas, isso os faz tornassem sedentários e cultivar em campos, criar animais e assam a desenvolver técnicas de fabricação de vasos, arar e tecer etc. Nesta fase surge a divisão do trabalho entre o homem e a mulher, e um grande domínio do homem sobre a mulher. Ela é uma educação Paritária.

EDUCAÇÃO GREGA

A educação grega estava centrada na formação integral – corpo e espírito – orem havia oscilações, ora para o preparo militar ou esportivo, ora para o debate intelectual conforme a época e o lugar. Antes de existir a escrita seus ensinamentos se dava a partir da família seguindo a tradição religiosa, já os da elite eram deixados a cargo de seus responsáveis. As primeiras escolas nascem com o surgimento da polis. O ensino das letras demorou apesar do surgimento das escolas, pois a grande arte dos alunos era da elite e seus ensinos eram mais esportivos que intelectual.

PERÍODOS DA EDUCAÇÃO GREGA: Ela se divide em dois períodos antigos e o novo: neste período a educação era lentos e compreendidos os tios espartanos e atenienses primitivos, principalmente no aspecto individualista da educação. No primeiro período ideias educacionais religiosas e morais, durante e após a Idade de Péricles foi nesse período que as ideias filosóficas se desenvolvem e as novas praticas educacionais foram formuladas.

A EDUCAÇÃO NO PERÍODO HOMÉRICO: Neste período (900-700 A.C) os primeiros registros de Educação, NA Grécia antiga foram encontrados em escrituras de Homero nas Obras de Odisseia e ILÍADA. Onde relatam a educação Grega baseada na ação e na sabedoria. A educação ainda estava em organização e não havia nenhum tipo de instrução literária, os gregos homéricos passavam por um estágio mais alto, a isso constituía aquilo que mais se aproximava de uma instituição educativa. Os gregos eram mais sensíveis que qualquer outro povo, eles e revelam na música, escultura e na literatura.

EDUCAÇÃO ESPARTANA: Esparta era uma das principais cidades-estados da Grécia. Seu objetivo era fazer de seus cidadãos um modelo ideal de soldados bem treinados fisicamente, corajoso, e totalmente obedientes às leis e as autoridades. Os Espartanos que representavam a forma mais primitiva da cultura grega conquistaram uma posição de destaque entre os ovos helênicos, tornando assim o centro da educação militar.

EDUCAÇÃO ATENIENSE: Ao contrário de Esparta a educação em Atenas era voltada para a formação física e intelectual, e visava a formação do homem livre. A educação se iniciava aos sete anos as meninas nos afazeres domésticos e os meninos iniciavam a alfabetização, educação física e musical. E eram acompanhados por seus escravos que os conduziam até o fim de sua aula.

OS SOFISTAS: Os Atenienses enfrentaram um período de guerra contra os Persas. Aos essas guerras Atenas obteve êxito nas relações econômicas e comerciais e a prosperidade cultural e material dos cidadãos aumentarão rapidamente. A aristocracia cedeu lugar para a democracia, dai surgir a liberdade individual de pensamento e ação no âmbito escolar.

Sofistas (sophos=sábio) surgiram como uma nova classe de professores que a sociedade exigia. Eles percorriam as cidades e ensinavam a ciências e as artes e valorizavam o valor do individualismo.

EDUCAÇÃO ROMANA

As primeiras escolas latinas se originam da Grega. As escolas primárias surgem por volta do séc. VII e VI a.C, as secundárias surgem no séc. III a.C.

INSTRUÇÃO PRIMÁRIA: Aos sete anos de idade a criança é confiada a um Mestre Primário que lhe ensinará as letras. Não diferentes das crianças Gregas as Romanas também segue para a escola acompanhada de escravo denominado de Paedagogus. As aulas começavam bem cedo e terminavam ao por do sol. O alfabeto era ensinado de traz para frente de X a A sem mesmo ensinar as formas antes e depois de A a X. O ensino se baseava em duas línguas Latim e Grego.

ENSINO SECUNDÁRIO: Neste a maioria das crianças abandonam a escola ao final da instrução primária, e passa a frequentar a casa de um novo mestre de ensino técnico para aprender e desempenhar uma profissão.

ENSINO SUPERIOR: Inicia-se por volta dos quinze anos de idade. Os estudos duravam até cerca dos vinte anos, podendo se prorrogar por mais algum tempo. Tinham por finalidade formar Oradores.

ESCOLAS CRISTÃS: A educação cristã começou por meio de cristo, principal educador. Seu ensino baseava-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com