TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação

Monografias: História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 6

1

Marque as alternativas corretas:

Sobre a reforma curricular proposta por Benjamin Constant é verdadeiro afirmar:

Acrescenta o estudo das Ciências através de disciplinas como Sociologia, Moral, Direito, Economia e Política.

Com essas ações começa a vigorar no ensino brasileiro uma mescla de temáticas humanísticas com o enciclopedismo.

Esta reforma atende os interesses da modernização e expansão do ensino da elite brasileira.

Neste período ocorre a laicização da educação, que é considerada um grande avança do período republicano.

Esta reforma atende os interesses da modernização e expansão do ensino para as classes menos favorecidas do Brasil.

2 -Marque as alternativas corretas.

Sobre a Constituição promulgada em 1934, do Getúlio Vargas, é verdadeiro afirmar:

A primeira Constituição que tem um Capítulo inteiro destinada a Educação e Cultura.

Estabelece a educação como direito de todos, a gratuidade do ensino primário.

Não faz nenhuma referência a Educação, somente a Cultura.

Retira a assistência aos estudantes necessitados, mas aumento o salário dos professores.

A educação privada é ampliada em todo o Brasil.

3 -A Lei Orgânica de Rivadâvia Corrêa, de 1911, promove:

O términino do controle do Estado sobre a concessão de diplomas, volta os exames de adimissão nas faculdades e desqualifica o ensino secundário.

O términino do controle do Estado sobre a concessão de diplomas, volta os exames de adimissão nas faculdades e qualifica o ensino secundário e primário.

Aumenta o controle do Estado sobre a concessão de diplomas, volta os exames de adimissão nas faculdades e qualifica o ensino secundário e primário.

Aumenta o controle do Estado sobre a concessão de diplomas, volta os exames de adimissão nas faculdades e desqualifica o ensino secundário.

Aumenta o controle do Estado sobre a concessão de diplomas, acaba com os exames de adimissão nas faculdades e desqualifica o ensino secundário.

________________________________________

4 -No início de 1920 se organiza no Brasil o Partido Comunista Brasileiro que elabora um projeto político amplo e traça alguns princípios para a educação. Quais são esses princípios?

Ampliação da escola pública e leiga.

Multiplicação das escolas profissionais para ambos os sexos.

Melhoria nas condições de vida dos educadores.

Auxilio financeiro para crianças pobres comidade escolar.

Todas as alternativas estão corretas.

________________________________________

5 -Sobre a Constituição de 1937, do governo de Vargas, é verdadeiro afirmar:

Foi produzida por intelectuais e professores; tem uma abordagem antidemocrática, pois desobriga o Estado de seu papel de responsável pela manutenção e expanção do ensino e prevê cobranças de taxas no ensino público.

Foi produzida por tecnocratas e tem uma abordagem democrática, pois desobriga o Estado de seu papel de responsável pela manutenção e expanção do ensino e prevê cobranças de taxas no ensino público. Favorece o ensino privado.

Foi produzida por tecnocratas e tem uma abordagem antidemocrática, pois desobriga o Estado de seu papel de responsável pela manutenção e expanção do ensino e prevê cobranças de taxas no ensino público.

Foi produzida por políticos e tem uma abordagem democrática, pois obriga o Estado a expandir o ensino público.

Nenhuma alternativa está correta.

________________________________________

6 -A Lei n° 5.540/68 tratou da reforma do Ensino Superior. São pontos que compõem esta reforma:

Determinar dois níveis para a pós-graduação: mestrado e doutorado. Adotar um sistema de créditos, ou seja, matricula por discipinas; introduzir o vestibular unificado e classificatório.

Determinar três níveis para a pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado. Adotar um sistema de créditos, ou seja, matricula por discipinas; introduzir o vestibular unificado e classificatório.

Determinar três níveis para a pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado. Adotar um sistema de créditos, ou seja, matricula por discipinas; terminar com o vestibular unificado e classificatório.

Determinar dois níveis para a pós-graduação: mestrado e doutorado. Adotar um sistema de créditos, ou seja, matricula por discipinas; introduzir a prova do ENAD para o ingresso nas Universidades.

Nenhuma resposta está correta.

________________________________________

7 -Sobre o Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek é verdadeiro afirmar:

Estava agrupados em cinco setores: energia, transporte, indústria, educação e alimentação. As metas da educação e alimentação não foram atingidas.

Estava agrupados em cinco setores: energia, transporte, indústria, educação e alimentação. As metas da educação e alimentação foram atingidas plenamente.

Estava agrupados em cinco setores: energia, transporte, indústria, educação e alimentação. Todas as metas da foram atingidas.

Estava agrupados em cinco setores: insdústria, comércio, educação e alimentação. Todas as metas da foram atingidas.

Estava agrupados em cinco setores: insdústria, comércio, educação, exportação e alimentação. Somenta a meta da educação não foi atingida.

8-A primeira lei brasileira sobre diretrizes de base da educação nacional foi promulgada em 1961. Esta lei define:

Peso: 1.0

O ensino médio será ministrado em quatro ciclos: ginasial, colegial, normal e especial.

O ensino secundário tem por fim a formação integral do cidadão e promoverá especialmente o ensino técnico.

O ensino primário será ministrado no mínimo em quatro sérias anuais. O ensino médio será ministrado em dois ciclos: o ginasial e o colegial.

A educação nacional, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana: tem por fim: limitar os direitos e deveres do cidadão para evitar a desigualdade.

Todas as respostas estão corretas.

________________________________________

9 -Sobre o Mobral é verdadeiro afirmar:

Foi instituido pelo decreto 5.379/67, que pretendia realizar uma alfabetização funcional de jovens e adultos. Este projeto foi financiado pelos empresáris dos municípios com o objetivo de abater no imposto de renda.

Foi instituido pelo decreto 5.379/67, que pretendia realizar uma alfabetização funcional de jovens e adultos. Este projeto foi financiado por 6,75% da receita liquida de loteria esportiva.

Pretendia realizar uma alfabetização funcional de crinças, jovens e adultos com dificuldades econômicas. Este projeto foi financiado por 6,75% da receita liquida de loteria esportiva.

Pretendia realizar uma alfabetização para funcionários públicos que não eram devidamene alfabetizados. Este projeto foi financiado pelo Ministério da Educação.

Nenhuma resposta está correta.

________________________________________

10 -Sobre a Constituição Cidadã de 1988 é relevante destacar:

Determinou o ensino fundamental obrigatório e gratuito e extendeu a obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio; valorizou os profissionais da educação com planos de carreira para o magistério público; ofertou o ensino noturno regular, para se ajustar às condições de vida do educando.

Determinou somente para o ensino fundamental obrigatório e gratuito; valorizou os profissionais da educação com planos de carreira para o magistério público; ofertou o ensino noturno regular, para se ajustar às condições de vida do educando.

Determinou o ensino fundamental, médio e universidário como obrigatório e gratuito; valorizou os profissionais da educação com planos de carreira para o magistério público; ofertou o ensinonoturno regular, para se ajustar às condições de vida do educando.

Determinou o ensino fundamental obrigatório e gratuito e extendeu a obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio; terminou com planos de carreira para o magistério público; ofertou o ensino noturno regular, para se ajustar às condições de vida do educando.

Nenhuma alternativa está correta.

...

Baixar como  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »