TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação

Exames: História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

Descreva de forma sucinta sobre o movimento renovador na educação brasileira após 1930, a influência na educação pós-modernidade e o que é ser professor nas perspectivas atuais da educação. Além da formação para cidadania, quais outras categorias que devem fazer parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) nos práticas escolares do século XXI (nossa atualidade)? Cite-as e discorra sobre cada uma das seis categorias.

A revolução de 1930 foi quando o Brasil deu entrada ao processo de industrialização da economia e com isso exigiu-se mão-de-obra especializada e, para tal, era preciso investir na educação daqueles que seriam trabalhadores. Nesse período o Estado ao ditar as Leis e diretrizes que seriam empregadas na educação, deixou clara a divisão social existente na sociedade, pois diferencia principalmente no ensino secundário os educando que seguiriam seus estudos para as universidades dos que seriam destinados à área operaria, que fariam cursos técnicos, assim essas leis também foram usadas para imposição politica e massificação ideológica, a fim de privilegiar os valores das classes que estavam no poder, garantindo o controle social através do não esclarecimento de muitos. A influência na educação pós-modernidade tem muito haver com a globalização onde todos estão interligados como uma aldeia global e que o conhecimento torna-se a principal força econômica, mas que infelizmente exclui novamente a classe mais pobre e trabalhadora e privilegia uma minoria que mantem o poder e o domínio sobre os demais, mantendo a riqueza nas mãos de poucos e a miséria nas mãos de muitos. Muitas leis e diretrizes foram formuladas para melhorar o sistema de educação, mas há muito que fazer ainda para que possamos ter um sistema que atenda minimamente aos propósitos de inclusão cultural das grandes massas excluídas, pois até os dias de hoje ainda predomina o dualismo, onde o ensino médio direciona os alunos de classe media e alta as universidades e um ensino dito “profissionalizante” para os menos favorecidos e dentre estes e muitos outros desafios surgem outros tipos de analfabetos e de excluídos.

Ser professor nunca foi fácil e com certeza não será nos dias atuais, cabe ao professor buscar novos conhecimentos e ferramentas necessárias para realizar um ensino de qualidade, o professor tem que ser um eterno pesquisador e estudante, sempre buscando compreender o processo pedagógico e sua teoria, estando a par das novas tecnologias e procurar compreender o aluno como ser pensante e com capacidade de aprendizagem. A valorização do professor é um fator de extrema necessidade para alavancar a educação do nosso país, é ele quem forma pessoas, quem educa e mostra caminhos para construir um mundo mais justo, com igualdade de direitos e valorização do ser humano.

As outras categorias que devem fazer parte do Projeto Politico Pedagógico nas práticas escolares do século XXI são: cidadania, planetaridade, sustentabilidade, virtualidade, globalização e transdisciplinaridade.

Cidadania: formar cidadãos para a cidadania é formar pessoas que exerçam a democracia, que expressam a igualdade dos indivíduos perante a lei, que atue na sociedade com consciência e responsabilidade, zelando sempre para que seus direitos não sejam violados e estando disposto a cumprir com seus deveres de cidadão integro e participativo.

Planetaridade: a educação permite a discussão de inúmeras verdades particulares de um planeta que se organiza de forma constante e é desafiado com novas ações que muitas vezes nos impedem de olhar para o ser humano e perceber que são todos iguais, porém, cada um com suas particularidades, mas que vivem no mesmo planeta, que possuem os mesmos direitos e que não teria necessidade de existir tantas fronteiras se fossem mais humanos, mais solidários e pensasse mais no próximo sem agir somente pela individualidade que o capitalismo impera nos nossos dias.

Sustentabilidade: educar para formar pessoas que se preocupam com a natureza e com a sobrevivência do planeta, porque do que adianta ostentar tanta riqueza sem proteger o ambiente em que vivemos? O que vai ser de nosso futuro e do futuro de nossos descendentes? É necessário debater e refletir sobre o tema,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com