TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação.

Ensaios: História Da Educação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a importância da educação na formação da sociedade?

A educação é importante para o nosso desenvolvimento, e para que tenhamos o domínio de nós mesmos e do que está ao nosso redor por exemplo, uma pessoa que não tem conhecimento suficiente para entender sobre contas, e ter domínio dos seus gastos e o quanto cada coisa vale, podendo ser enganado em negócios porque não teve uma educação adequada

A educação faz com que as pessoas pensem melhor sobre as coisas e acabem cuidando melhor de si mesmo e do próximo. E também pela questão de empregos, por exemplo, uma empresa vai preferir empregar uma pessoa pós-graduada a uma pessoa que só tem faculdade seja em que área for. A sociedade vai crescendo conforme ela sabe mais e vai descobrindo mais, sendo assim uma educação de qualidade é muito importante na formação da sociedade.

Tendências pedagógicas da educação

As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país.

Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica. Não se deve usar uma delas de forma isolada em toda a sua docência. Mas, deve-se procurar analisar cada uma e ver a que melhor convém ao seu desempenho acadêmico, com maior eficiência e qualidade de atuação. De acordo com cada nova situação que surge, usa-se a tendência mais adequada. E observa-se que hoje, na prática docente, há uma mistura dessas tendências.

Alguns dos principais expoentes da história educacional nacional e internacional debruçaram-se sobre a questão das tendências pedagógicas. Autores como Paulo Freire, Luckesi, Libâneo, Saviani e Gadotti, entre outros não menos importantes, dedicaram grande parte de suas vidas a estudos que pudessem contribuir para o avanço da Educação, desenvolvendo teorias para nortear as práticas pedagógicas, objetivando melhorar a qualidade do ensino que é aplicado nas escolas. Essa é a função das tendências pedagógicas no universo educacional. O que se pretende neste trabalho é justamente trazer à tona essa questão, erguendo a bandeira das tendências pedagógicas contemporâneas, buscando, assim, contribuir para uma melhor assimilação delas por parte de alguns professores de escolas públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com