TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação

Exames: História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

Para os futuros pedagogos, é de suma importância o conhecimento da história da educação e da política e organização da educação básica, instrumentos indispensáveis para implementar uma política de melhoria da educação básica.

Através desses mecanismos o profissional da área contribui para sua formação e exercício profissional, compreendendo seu próprio processo de aprendizagem e constituição de competências, o futuro professor estará mais preparado para compreender e intervir na aprendizagem de seu aluno.

Estudar o passado, através da história da educação, o e compreendê-lo, o pedagogo formará uma visão crítica sobre as mudanças ocorridas no processo educacional, pois quando analisamos a história sabemos onde foi que uma determinada ação que acontece hoje na história esteve presente, se originou ou foi transformada a partir dela.

Entendendo o processo educativo no decorrer do tempo e analisando as mudanças que o homem provoca e sofre no meio onde vive, saberemos apontar o que é essencial para a e educação. Apreender é uma descoberta criadora, pois ensinando se apreende e apreendendo se ensina, pois como educadores é necessário ter essa mentalidade.

Sem o conhecimento acerca da história da educação não conseguiremos acompanhar essa nossa atualidade, e construir um futuro; com isso, abriremos caminhos para nós mesmos à compreender a educação escolar.

Vivemos em um mundo onde pessoas buscam sua sobrevivência e vão em busca de sua identidade. Sob uma visão de conjunto da história da educação, objetiva-se conduzir os futuros pedagogos à aquisição de conhecimentos e modos de entendimento da realidade educacional. Sem conhecer o passado da educação não poderemos compreender a atualidade e construir um futuro, uma nova realidade.

Assim, entendida como componente estratégico para a melhoria da qualidade da educação básica, a formação de professores define-se como política pública.

A educação escolar é uma política pública endereçada à constituição da cidadania. Neste sentido é primordial circunscrever as políticas educacionais aos contextos em que foram elaboradas e que contribuem para a formação do professor.

As políticas educacionais efetivamente implicam o envolvimento e o comprometimento de diferentes atores, incluindo gestores e professores vinculados aos diferentes sistemas de ensino.

O processo educativo é mediado pelo contexto sociocultural, pelas condições em que se efetiva o ensino-aprendizagem, pelos aspectos organizacionais e, consequentemente, pela dinâmica com que se constrói o projeto político-pedagógico e se materializam os processos de organização e gestão da educação básica.

A formação do profissional da educação para atuar na educação básica é entendida como um processo marcado pela complexidade do conhecimento, pela crítica, pela reflexão-ação, pela criatividade, pelo reconhecimento da identidade cultural dos envolvidos nos processos formativos e pelas relações estabelecidas na mediação entre formadores e aprendentes.

O processo de formação de professores, através do conhecimento da história da educação e da política e organização da educação básica provoca a construção de conhecimentos profissionais fundamentais para sua formação como sujeitos históricos, políticos e sociais que interferem diretamente na sociedade e na própria organização do conhecimento.

Sua formação deve contemplar essa multiplicidade de conhecimentos e saberes, e uma solidez de conhecimento e práticas que lhe confiram preparo teórico, habilidades para desenvolver o trabalho docente e certa emancipação profissional para exercer a profissão.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »