TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação física

Ensaios: História Da Educação física. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

História da educação física

Primeiramente, devemos saber o que é educação física. De acordo com o exposto no portal da educação física, Educação Física é um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas, que estuda e explora a capacidade física e a aplicação do movimento humano. O objetivo é melhorar o condicionamento físico e a saúde dos praticantes, através da execução de exercícios físicos e atividades corporais.

Mas e a sua história?

Segundo o site Wikipédia, a origem da educação física,história da educação física relaciona-se com as Ciências que estudam o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. O homem, condicionado à situações de ser pensante, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante na história, da educação física, a qual se propõe a investigar a origem e o desenvolvimento progressivo de suas atividades físicas, através do tempo: sua importância, as causas de seu apogeu e da sua decadência.

A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. Assim, a sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas.

Na Pré-História havia a preocupação do desenvolvimento, da força bruta, sob o ponto de vista utilitário-guerreiro, sem ideia definida do ponto de vista moral.

Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. É a fase anatômica da educação física. Já entre osromanos, que herdaram com a conquista da Grécia as atividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objetivando o desenvolvimento das massas musculares. Pouco se dedicavam à cultura intelectual e muito menos a da moral.

Mas houve enorme evolução. Na pré-história havia a preocupação do desenvolvimento da força bruta, sob o ponto de vista utilitário-guerreiro, sem ideia definida do ponto de vista moral

Idade da pedra

Nesse período, o homem melhora a sua biomorfologia e a musculatura torna-se mais forte; manifesta seus sentimentos através das lutas, danças e gestos mímicos;

À proporção que se evoluía e se aperfeiçoava aatividade muscular se adapta às condições novas;

Quando as sociedades se constituíram, os fortes dominavam os fracos, porque só podia ser chefe quem tivesse poderosa musculatura, esse período compreende:

Idade do Metal

Neste período os instrumentos de pedra são substituídos pelos de metal;

Inicia-se a formação das sociedades;

Os objetos encontrados revelam as atividades manuais: os jogos, as danças, marchas, corridas, salitos, lutas, remo e nado.

Origem dos exercícios físicos

Ao longo da evolução humana, o adestramento do corpo foi se desenvolvendo, o seu aspecto físico foi melhorando na luta pela vida. O elevadograu de desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com