TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Nike

Exames: História Da Nike. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

O nome da Nike é relacionado a uma Deusa grega que cujo nome significa “vitória” (o símbolo da marca é em analogia a asa da Deusa). Inclusive a imagem dessa Deusa é representada na Medalha dos Jogos Olímpicos mostrando assim representatividade do nome em relação ao esporte.

No Final da década de 60, se inicia a história da Blue Ribbon Sports, a empresa que mais tarde se tornaria a mais famosa marca no mundo dos esportes: a Nike. Tudo começou com Phil Knight vendendo não apenas tênis, mas um conceito: os calçados esportivos. Sua ideia era terceirizar a produção, importando os produtos de países aonde o custo com a mão-de-obra é mais barato e consequentemente o custo final do produto também. Em 1971, foi criada a marca Nike. Phil Knight se associou a Bill Bowerman – um estudioso de corrida e calçados. A meta era aperfeiçoar os calçados dos corredores de competição e gerar um negócio.

Algum tempo depois, a Nike se tornou item obrigatório para os praticantes de corrida nos Estados Unidos, vendeu durante a década de 70 praticamente a metade dos tênis de corrida adquiridos nos Estados Unidos, e fez com que seus rendimentos dobrassem a cada ano. Devido à tendência do crescimento da corrida e do jogging (corrida leve), com apenas oito anos de mercado, a Nike finalmente superou a Adidas (sua principal concorrente até os dias de hoje), líder na venda de calçados esportivos no mercado norte-americano até então.

Em 1982 partiu para um novo projeto, passando a patrocinar o time de futebol Paris Saint-Germain chegando pela primeira vez no mercado futebolístico. Em 1994, além de produzir calçados, passou a ser uma ampla patrocinadora de atletas e eventos esportivos depois de a empresa passar por um período difícil devido a um plano de expansão, o que levou à descida das vendas. A empresa reposicionou-se: “decidimos que éramos uma empresa de artigos desportivos e não apenas uma empresa de sapatos" - afirmou o presidente executivo da Nike, Phil Knight. A nova visão da Nike traduziu-se em contratos de publicidade e patrocínios que se destinavam a alcançar uma audiência desportiva mais vasta, patrocinando assim atletas individuais, tais como: Tiger Woods (golfe) e Michael Jordan (NBA) que são duas das principais vedetes da Nike. A Nike promoveu a mensagem de que todos nós podemos ser atletas, à nossa maneira e ao nosso próprio nível de esforço. A associação dos produtos era um fator crítico para a estratégia de marca da Nike. (Just do It)

Especificamente na área do futebol a Nike ingressou no ano de 1994 implementando essa nova filosofia de promover sua marca através dos atletas de forma individual. Iniciou o processo com o jogador brasileiro Ronaldo, seu principal garoto propaganda nesse esporte.

Em 2003, comprou a All Star, e em 2007, comprou a empresa britânica UMBRO, acirrando a guerra com a concorrente Adidas. A sede mundial da Nike está situada na cidade de Beaverton, no estado de Oregon. O logo da Nike está tão fixada na mente dos consumidores que há muitos anos o nome da empresa não aparece mais impresso sob a figura da marca, que enfatiza o movimento e a qualidade de alcance que o tênis Nike propicia à desenvoltura de um atleta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com