TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História De Ferraz De Vasconcelos

Monografias: História De Ferraz De Vasconcelos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  2.034 Visualizações

Página 1 de 5

História de Ferraz de Vasconcelos

No ano de 1927, foram plantadas as três plantas mães da Uva Itália e de outras frutas européias para aclimatização na propriedade de Poletti, na Vila Romanópolis, Rua Pedro Foschini, 112, no município de Ferraz de Vasconcelos.

Poletti era especializado em uvas finas, pêssego, pêra, marmelo, ameixa e maçã. Entre os anos 1925 e 1935, conquistou 19 medalhas de ouro na Itália-Milão, num concurso entre vários agrônomos europeus. Nesta época ele também ganhou o título europeu “Chevalier” de fruticultura.

JOSÉ ANDERE

Em 1924, ano em que sua segunda filha Maria Fernandes da Costa nascera na Argentina, veio para o Brasil, estabelecendo-se em Poá como comerciante.

Em Ferraz de Vasconcelos, que na época era sub-distrito de Mogi das Cruzes, comprou da Cia Romanópolis, o lote em que construiu seu primeiro estabelecimento, transferindo seu comércio de Secos e Molhados em Geral de Poá. O comércio localizava-se em frente a antiga parada de trem de Ferraz, na esquina da Avenida Brasil com a Rua Getulio Vargas. A partir de então, passou a trabalhar para o desenvolvimento do município. Em 1930, inaugurou a primeira padaria de Ferraz.

No ano de 1930, criou-se a primeira escola mista do distrito, no local onde hoje se localiza a Lojas Cem.

Ferraz não contava com uma estação de trem, existindo apenas uma parada para embarque e desembarque de passageiros que vinham de São Paulo ou Mogi das Cruzes, que o Engenheiro da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil queria desativar, devido à pequena quantidade de usuários. José Andere foi quem negociou com o engenheiro que mantivesse a parada. O engenheiro propôs que manteria a parada, desde que esta tivesse um movimento diário de 40 a 50 passageiros. Como o movimento de usuários nunca atingia à cota estipulada, José Andere pagava a diferença de valor todos os dias para evitar a desativação. Com o aumento do loteamento da Vila Romanópolis, aumentou também a população e o número de usuários de trem, então foi construída uma estação com um armazém de bagagens, sala do agente de estação, sala conferente da estação e duas guaritas, de um lado no sentido São Paulo e do outro, no sentido Mogi das Cruzes.

TACITO ZANCHETTA

Em 1958 concorreu as eleições municipais e saiu como vitorioso elegendo-se Vice-Prefeito, assumindo a Prefeitura como Prefeito nos anos de 1961 a 1962 na ausência de seu titular Pedro Paulo Paulino, sendo afastado por motivos de doença.

ANTÔNIO BERNARDINO CORRÊA

Em 1948, veio para Ferraz de Vasconcelos – que até então pertencia ao município de Poá, onde comprou uma fazenda a qual deu o seu nome e, após algum tempo, desmembrou em lotes, passando a se chamar Vila Corrêa. Criou também, posteriormente, a Vila Santa Rosa, nome em homenagem à esposa de seu filho Moacir.

No ano de 1950, cedeu o espaço para criar uma via que facilitasse o acesso a Poá, passando por dentro da Vila Corrêa e fazendo ligação com a Avenida Dom João VI (na época, a principal avenida de Ferraz), que foi nomeada Avenida Brasil – hoje, a principal via do município. Ainda neste ano, doou também uma área para a construção da segunda escola oficial de Ferraz (atualmente a Escola ABC e a EMEI Roberto Andere).

ABÍLIO SECUNDINO LEITE

Em 1 de Junho de 1889, ano da Proclamação da República, nasceu ABÍLIO SECUNDO LEITE, no Tanquinho, na antiga estrada São Paulo – Mogi das Cruzes (atual Avenida Santos Dumont);

Abílio Secundino Leite, no progresso de nossa cidade, contribuindo de maneira a nos mostrar um exemplo de homem público, preocupado com o progresso do então lugar chamado Tanquinho e voltado de maneira séria, honesta e desinteressada pelo bem estar da comunidade que se formava e seu progresso. Tanquinho era o centro dessa comunidade que crescia. Abílio Secundino Leite, em 1918 vendeu parte da Fazenda Paredão para que fosse loteada. Pouco tempo depois em 1922 fizeram o loteamento denominado Romanópolis.

Em 1930, foi instalada a primeira Escola Estadual em Ferraz de Vasconcelos, o Sr. Abílio Secundino Leite cedeu o prédio localizado na Rua Godofredo Osório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com