TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Oral

Por:   •  1/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

FACULDADE DE PEDAGOGIA

ESPECIALIZAÇÃO EM POLITICAS EDUCACIONAIS E SABERES DOCENTES

DISCIPLINA- ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS DA PESQUISA I

PROFESSORAS: REGINA CELI E MARIA DE FÁTIMA MATOS

HISTÓRIA ORAL

SUZANE VELOSO MURASKI

MÁRCIO MILÉO

MARILUA

Altamira-PA

2017

Título da Obra: Educação, Identidade e História de Vida de Pessoas Negras Doutoras do Brasil

Local e Ano de Publicação: Recife, 2012

Autoria: Maria da Conceição dos Reis

Eixo Epistemológico:

A abordagem da Pesquisa: A pesquisa investiga a o processo de construção da identidade negra, presente nas histórias de vida de pessoas que concluíram o curso de doutorado e hoje são referências para as discussões étnico-raciais, destacando a influência da educação neste processo – com destaque para a educação escolarizada e a formação acadêmica – e revelando como o pertencimento e a afirmação desta identidade se consolidaram em sua estrutura individual e social.

O problema de Investigação: Que memórias as pessoas negras doutoras trazem das configurações sociais, familiares e educacionais que contribuíram com o processo de construção de sua identidade?

 Que situações, tensões e emoções foram forjadas no percurso de uma configuração educacional excludente na formação das pessoas negras doutoras?

 Que autoimagens vão sendo constituídas nessas pessoas diante de sua identificação racial, a partir das configurações sociais?

Como a afirmação política das pessoas negras doutoras foi consolidada e contribui para ressignificar e fortalecer a vida da população negra? Foram estas reflexões que deram início à pesquisa: Educação, identidade e história de vida de pessoas negras doutoras do Brasil.

O Objetivo Geral: Compreender o processo de construção da identidade negra através da história de vida e da educação de pessoas negras doutoras do Brasil.

Objetivos Específicos: Identificar como se deu o processo de construção da identidade negra das pessoas negras doutoras; analisar como vai sendo constituída a autoimagem das pessoas negras a partir das condições e relações sociais e educacionais de sua história de vida; verificar que mudanças ocorreram na história de vida dessas pessoas que a levaram a revelar seu pertencimento étnico-racial; analisar como a afirmação política das pessoas negras doutoras foi consolidada e contribui para ressignificar e fortalecer a vida da população negra.

Metodologia: O caminho metodológico foi o da história oral, através da história oral de vida de pessoas negras doutoras do Brasil.

O locus da Pesquisa: o local de trabalho das pessoas entrevistadas.

Sujeitos participantes: Pessoas negras que são doutoras e têm uma história de vida que se encontra marcada pela construção de uma identidade negra que se deu ao longo dessa história e por serem pesquisadoras reconhecidas nacionalmente por que estudam as questões étnico-raciais, estes foram, o Professor Doutor Moisés de Melo Santana, Professor Doutor Kabengele Munanga , Professora Doutora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva , Professor Doutor Henrique Antunes Cunha Junior , Professor Doutor Sales Augusto dos Santos , Professor Doutor Paulino de Jesus Francisco Cardoso e a Professora Doutora Denise Maria Botelho.

Instrumentos ou técnicas de dados. A quem foi (ram) aplicado(s)? Com qual objetivo?

Foram feitas entrevistas gravadas do tipo narrativa com as pessoas negras doutoras selecionadas com intenção de coletar as contribuições, as dificuldades e as novidades trazidas, entre outros itens fundamentais, para compreender como o processo educacional e as relações de interdependências influenciaram a construção da identidade negra desde a infância destas pessoas.

Documentos necessários para pesquisa empírica:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com