TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Matematica

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO........................................................................................................5

2  DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

4 REFERENCIAS.......................................................................................................8



  1.  INTRODUÇÃO

A Matemática é a ciência que estuda os números e também os cálculos e desde as antiguidades o homem vem a utilizando para facilitar as suas atividades diárias desde uma simples conta ate uma problema mais complicado. Para facilitar o ensino dessa matéria nas escolas tanto para o professor como também para o aluno foram criados os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática.

Nesse Portfólio será discutido e analisado alguns temas que são falados no PCN, sendo eles: História da Matemática, Estatística e Probabilidade e Lógica Matemática, com o objetivo de aprender mais sobre esses temas melhorando assim a minha formação.

2 DESENVOLVIMENTO

                         

                           A Matemática possui um papel fundamental nas nossa vidas, pois desde as fazes iniciais somos obrigados a utiliza la mesmo sem perceber. Diante disso torna se necessário o estudo dessa matéria desde as series iniciais do ensino regular.

                           A História da Matemática começa lá na pré historia onde o homem via a necessidade de fazer divisões de terra, alimento e outros, e não tinha ideia de como fazer isso, sendo obrigado a desenvolver meios para isso, foi aos poucos aprendendo e utilizando objetos como a pedras e frutas para uso diária, não sabendo eles que estavam iniciando o estudo da Matemática que hoje é uma das ciências mais utilizada e estudada.

                           Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais a História da matemática juntamente com outros recursos oferece uma grande contribuição ao processo de ensino de Matemática. Ao mostrar em sala de aula a preocupação e a necessidade de diferentes culturas com a Matemática, mostrando a como uma criação humana e como forma de resgate de nossa identidade, o aluno pode desenvolver atitudes e valores que favoreçam ao aluno. E em muitas das vezes dar respostas a algumas ideias matemáticas construídas pelo aluno, constituindo assim um olhar mais critico ao processo de aprendizado.

                             A todo o momento em rádios, TVs, jornais e veículos de comunicação em geral ouvimos falar de dados de população, crimes, natalidade mortes e outros, esses dados são entendido por nós graças ao estudo da estatística e probabilidade, sendo esta uma ferramenta muito útil nos dias atuais.                        

                           A Estatística e probabilidade é um dos pontos falados também pelo PCN, sendo esta indispensável o aprendizado nos dias de hoje, pois a todo o momento ouvimos falar de economia, dados de violência, de população entre outros,  e é neste contexto que o ensino da Estatística e da Probabilidade se insere, fazendo aparecer discussões sobre sua relevância na formação do aluno durante a escola básica, porem a te pouco tempo ela estava ligada apenas a universidade. Esse assunto a tem sido alvo de pesquisas em todo o mundo.. As investigações mais recentes tem apontado para o quanto a competência nesses assuntos permite aos alunos uma boa base para desenvolverem estudos futuros e atuarem em outras áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (292.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com